Home Página Inicial > Notícias > Trensurb participa da 1ª Conferência amanhã e sábado

Trensurb participa da 1ª Conferência amanhã e sábado

01.12.2005

Evento debaterá políticas públicas para garantir os direitos de acessibilidade e mobilidade de pessoas com necessidades especiais

Porto Alegre realiza, amanhã, sexta-feira, 2, e sábado, 3 de dezembro, a sua 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência. As discussões ocorrem no Plenário Otávio Rocha da Câmara de Vereadores. Com representações da Trensurb, Ministério das Cidades e da Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social de Porto Alegre, o evento debaterá políticas públicas para garantir os direitos de acessibilidade e mobilidade de pessoas com necessidades especiais junto às estações rodoviárias e do metrô e terminais de ônibus. A conferência também terá uma etapa estadual, em abril, e a nacional, em maio de 2006.
A Trensurb tem a missão de cooperar com as esferas municipais e estaduais, apresentando e discutindo projetos sobre a acessibilidade e os direitos das Pessoas com Deficiência. Para isso, a empresa criou a Comissão Permanente de Acessibilidade, que é coordenada pelo gerente de Mobilidade da empresa, Sidemar da Silva. A Trensurb será representada nos debates pelo técnico em sistemas, Gilson da Silva, que também faz parte da Gerência de Mobilidade e vai falar sobre as ações do Governo Federal dentro do Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana (Brasil Acessível). Apresentará, igualmente, o Programa de Ações da Trensurb para revitalizar terminais de integração, estações, trens, capacitação de Recursos Humanos e a adequação e manutenção dos locais de trabalho.
Uma das principais obras previstas pela Trensurb, dentro das ações de inclusão social de pessoas com deficiência, é a modernização da Estação Mercado. No dia 28 de novembro, o ministro das Cidades, Márcio Fortes, em visita à Capital gaúcha, anunciou a liberação de R$ 3 milhões para que a principal estação do metrô possa receber elevadores, rampas, sanitários, cobertura nos acessos, pintura, adequação de bilheterias, espaços comerciais, iluminação, entre outros melhoramentos, de acordo com a legislação vigente, lei 5296 de 2004 e Normas Técnicas (ABNT) de Acessibilidade.
Confira abaixo a programação da Conferência:

q Sexta-feira, dia 02 de dezembro
13h - Credenciamento
15h - Cerimônia de Abertura da 1ª Conferência Municipal
17h - Palestra do conselheiro do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência (Conade), Genézio Fernandes Vieira.

q Sábado, 03 de dezembro
8h30 - Mesa-redonda com o secretário municipal de Acessibilidade e Inclusão Social de Porto Alegre, Tarcízio Teixeira Cardoso, a promotora de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Christiane Pilla Caminha, e as arquitetas Regina Cohen (Rio de Janeiro) e Silvana Cambiaghi (São Paulo).
10h - Grupos Temáticos:
• Das Condições Gerais da Implementação da Acessibilidade.
• Da implementação da Acessibilidade Arquitetônica, Urbanística e de Transportes.
• Da Acessibilidade à Informação, à Comunicação e às Ajudas Técnicas.
• Dos Compromissos no Âmbito Municipal
14h - Reabertura da Plenária - Mesa Informativa
• Secretária Adjunta da Seacis Arquiteta e Urbanista Bélkis Regina Menezes Moraes
• Técnico em Sistemas da Gerência de Mobilidade da Trensurb Gilson da Silva
14h30 - Apresentação dos Relatórios dos Grupos
15h30 - Eleição dos Delegados à I Conferência Estadual
16h30 - Encerramento

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=519&sitemapPage=434567de 496paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=519&sitemapPage=6

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000