Home Página Inicial > Notícias > Trensurb participa do Dia Nacional do Samba

Trensurb participa do Dia Nacional do Samba

02.12.2005

Música, alegria e muita dança empolgaram usuários do metrô.

Em comemoração ao Dia Nacional do Samba, a Trensurb e a Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, através da Coordenadoria de Manifestações Populares, e um grupo de aproximadamente 30 sambistas de destaque do samba porto-alegrense realizaram um passeio de trem, na manhã desta sexta-feira, 2 de dezembro, da Estação Mercado até a São Leopoldo. Com presença de porta bandeira, passistas, ritimistas, funcionários do metrô e prefeitura municipal, também houve apresentação instrumental e dança no saguão das duas estações. Dentro dos trens, usuários tiveram contato com músicas de escolas de samba consagradas, como Salgueiro e Mangueira, do Rio de Janeiro.
Pela primeira vez, o samba teve um dia especial, fora o tradicional período de carnaval, com atividades voltadas à divulgação e celebração do ritmo mais apreciado pelos brasileiros. Porto Alegre foi a única capital brasileira a ter uma "Maratona 24h de Samba", parte do Projeto Novos Horizontes no Carnaval. O primeiro evento dessas 24h de Samba ocorreu na madrugada do dia 1º de dezembro, no Bar do Ricardo, na Caldre Fião, que teve a apresentação do Grupo Confraria do Samba e Art in Dança. Usina do Gasômetro, Rio Guaíba (com passeio de barco) e o ônibus da Linha Turismo também estiveram na rota dos sambistas.
Para o coordenador de Manifestações Populares de Porto Alegre, Joaquim Lucena, "essa iniciativa pretende mostrar a raiz do samba. Mostrar que ele faz parte da cultura do brasileiro. Com apresentações no metrô, o pessoal da Região Metropolitana, que também desfila no carnaval de Porto Alegre, vai se integrar e descobrir o que o samba tem para oferecer". A moradora de Canoas, Isete Fernandes, uma das mais animadas com a apresentação dos sambistas, diz que "quando vi a notícia de que teria apresentação de samba na estação e nos trens eu adorei, fiquei muito contente. Saí da minha casa só para vim ver. Eu adoro samba, pagode. É a alegria do povo".

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 494paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=522&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000