Home Página Inicial > Notícias > A MÚSICA DE VALÉRIA E A POESIA DE AGNES EM DESTAQUE NO ESPAÇO MULTICULTURAL LIVROS SOBRE TRILHOS

A MÚSICA DE VALÉRIA E A POESIA DE AGNES EM DESTAQUE NO ESPAÇO MULTICULTURAL LIVROS SOBRE TRILHOS

26.11.2018

Espaço localizado na Estação Mercado da Trensurb recebeu sarau alusivo ao Dia da Consciência Negra na tarde da última sexta-feira (23).

Localizado na plataforma de embarque da Estação Mercado da Trensurb, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos recebeu na última sexta-feira (23) o sarau Protagonismo Negro na Literatura e na Música, evento alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A ação, que contou com a participação da poetisa Agnes Mariá e da cantora Valéria – conhecida anteriormente como Valéria Houston –, foi promovida pelo Redes de Leitura - Bibliotecas Comunitárias de Porto Alegre, através do projeto Encontros em Rede.
 
Na ocasião, Agnes, integrante do coletivo Poetas Vivos e indicada ao troféu Arte em Movimento 2018, apresentou ao público rimas de sua autoria. Já Valéria, ao som do violão de Rafael Erê, interpretou músicas próprias e clássicos da MPB. Primeira mulher trans a ganhar o Troféu Mulher Cidadã da Assembleia Legislativa, em 2016, a cantora destacou a importância da apresentação no Espaço Multicultural: “Estamos em um lugar que fala de literatura, fala de livro, e eu falei que quem não lê se deixa enganar, e o pior, se deixa enganar por que quer, porque o livro está ao alcance da mão”. Valéria declarou ainda: “Esse espaço é um dos espaços mais democráticos possíveis que eu já fiz show na minha vida e isso, pra mim, é maravilhoso. É aquela frase do Milton Nascimento: ‘todo o artista tem de ir aonde o povo está’. E tem diversidade maior do que essa aqui? Acho que não vai ter”.
 
Bibliotecas comunitárias em rede
 
Por meio do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, biblioteca localizada na plataforma da Estação Mercado do metrô, a Trensurb faz parte do projeto Redes de Leitura desde 2017. Criado em 2008, o projeto busca promover a leitura como um direito social por meio do fortalecimento coletivo de bibliotecas comunitárias e instituições sociais. No momento, oito bibliotecas comunitárias fazem parte do Redes de Leitura. Para saber mais sobre o projeto e conhecer cada biblioteca, acesse a página no Facebook.
 
Foto: Wellington Marques/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 477paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5239&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000