Home Página Inicial > Notícias > ANPTRILHOS LANÇA CAMPANHA PARA DESESTIMULAR O COMÉRCIO IRREGULAR NOS TRILHOS URBANOS

ANPTRILHOS LANÇA CAMPANHA PARA DESESTIMULAR O COMÉRCIO IRREGULAR NOS TRILHOS URBANOS

04.12.2018

Peças da campanha nacional irão reforçar ações de conscientização e de combate a práticas irregulares já realizadas atualmente pela Trensurb.

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) – representante dos operadores de sistemas metroferroviários brasileiros, entre eles a Trensurb – lança campanha nacional de comunicação para desestimular o comércio irregular nas estações e trens dos sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos. A ação faz parte da 4ª Campanha Nacional de Valorização do Transporte de Passageiros Sobre Trilhos e será divulgada através de vídeos e artes nos monitores de trens e estações, sites e redes sociais da ANPTrilhos e de seus associados.
 
Com as mensagens “O barulho dos ambulantes também te perturba?”, “O comércio de ambulantes incomoda os passageiros no trem”, “Você sabia? Este tipo de comércio é irregular”, “O barato sai caro!” e “Não estimule o comércio irregular”, a campanha visa conscientizar os passageiros que esse tipo de comércio não é legal e incomoda os usuários dos metrôs, trens urbanos e veículos leves sobre trilhos (VLTs).
 
“As pesquisas de satisfação realizadas pelos operadores mostram que a presença dos ambulantes incomoda e está entre os principais motivos de reclamação das pessoas que utilizam os sistemas. Com objetivo de coibir esse cenário, os operadores metroferroviários, através da ANPTrilhos, lançam essa grande campanha contra o comércio irregular”, destaca a superintendente da ANPTrilhos, Roberta Marchesi.
 
A venda de produtos nas dependências das estações e nos trens sem autorização da administração do sistema é irregular e amparada pelo Regulamento dos Transportes Ferroviários, estabelecido através do Decreto Nº 1.832/1996. O artigo 40 do decreto estabelece: “É vedada a negociação ou comercialização de produtos e serviços no interior dos trens, nas estações e instalações, exceto aqueles devidamente autorizados pela Administração Ferroviária”.
 
Conexão com campanha da Trensurb
 
A campanha da ANPTrilhos vem ao encontro das ações sendo realizadas atualmente pela Trensurb para coibir o comércio irregular e também a mendicância em seus trens e estações. Desde 20 de novembro, a empresa vem intensificando as ações de combate às práticas indevidas e, simultaneamente, divulga uma nova campanha de comunicação para desestimular a contribuição dos usuários do metrô a vendedores irregulares e pedintes. Com o mote “sem compradores, sem vendedores; sem doadores, sem pedintes”, a campanha está presente nos monitores do Canal Você, no jornal-mural Notícia na Linha – ambos presentes em trens e estações – e nos perfis da Trensurb nas redes sociais. Avisos sonoros nas estações também reforçam a mensagem de conscientização. Os passageiros podem denunciar o comércio irregular e a mendicância no metrô ligando para a Ouvidoria da empresa, nos dias úteis, das 7h às 19h, no número (51) 3363-8477 ou entrando em contato por meio do telefone de emergência da Trensurb, (51) 3363-8026, com atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana.
 
Sobre a ANPTrilhos
 
A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, criada com o objetivo de promover o desenvolvimento e o aprimoramento da mobilidade urbana sobre trilhos. A Associação congrega os operadores de sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos de todo o Brasil, indústria e entidades do setor metroferroviário.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5246&codigo_sitemap_pai=96&sitemapPage=112345de 477paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5246&codigo_sitemap_pai=96&sitemapPage=3

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000