Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB DIVULGA RELATÓRIO SOCIOAMBIENTAL 2017

TRENSURB DIVULGA RELATÓRIO SOCIOAMBIENTAL 2017

18.12.2018

Documento que trata das ações, resultados e estratégias da empresa já está disponível em sua página na internet. Dados apontam que a operação do metrô resultou em uma economia de R$ 184,9 milhões para a sociedade no ano passado.

Com seu Relatório Socioambiental, produzido anualmente, a Trensurb busca dar transparência às suas ações e resultados alcançados. Trata-se de mais um canal de prestação de contas, com informações sobre a atuação e as estratégias corporativas nos âmbitos social, ambiental e negocial, além de funcionar como ferramenta de avaliação de desempenho. Agora disponível no portal da empresa na internet, o Relatório Socioambiental mais recente contém dados referentes ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2017.
 
Preocupação com o meio ambiente
 
O sistema metroviário utiliza energia limpa e renovável, contribuindo para a redução da poluição ambiental. Quando a população troca o transporte rodoviário pelo trem, também há economia de combustível, de tempo de viagem e redução do número de acidentes rodoviários, ajudando na contenção de gastos do dinheiro público com saúde e manutenção das rodovias. Em 2017, foi contabilizada uma economia de R$ 184,9 milhões para a sociedade a partir desses possíveis gastos.
 
Além de contribuir com o meio ambiente ao desempenhar sua atividade-fim, a Trensurb realiza diversas outras ações com foco na sustentabilidade.
 
Coleta seletiva – A coleta seletiva ocorre na Trensurb desde 2007. Além do descarte correto dos materiais dispensados na empresa, a iniciativa contribui para gerar renda às diversas famílias que trabalham com reaproveitamento de materiais recicláveis. Atualmente, os resíduos recicláveis das estações são destinados a cinco diferentes cooperativas distribuídas entre os municípios atendidos pelo metrô. Duas centrais de resíduos também recebem os materiais, em Canoas e Porto Alegre, sendo a último com os resíduos da sede administrativa. Em 2017, foram coletados 428 metros cúbicos de resíduos recicláveis das 22 estações e 148 metros cúbicos provenientes das atividades na sede da Trensurb.
 
Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – No ano de 2017, foi criado e implementado o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da empresa, que detalha um conjunto de ações visando a correta classificação, segregação e acondicionamento, armazenamento, transporte interno e externo, tratamento e disposição final dos resíduos gerados na operação da Trensurb.
 
Projeto Tampinha Legal – Em 2017, a Trensurb tornou-se a primeira empresa metroviária do país a aderir ao projeto Tampinha Legal. A iniciativa proporciona destinação adequada a tampas plásticas, que são recicladas, e gera renda para entidades assistenciais. O projeto socioambiental conta com mais de 500 pontos de coleta em cerca de cem cidades do Rio Grande do Sul e está em vias de se expandir para todo o Brasil. Todas as estações da Trensurb receberam os coletores de tampinhas e cartazes informativos do projeto no mês de outubro. Somente nos primeiros 90 dias aproximadamente, foram coletadas cerca de duas toneladas de plástico reciclável nas dependências da empresa.
 
Destinação de resíduos perigosos – Resíduos perigosos contaminados com óleos e graxas são enviados para coprocessamento, produzindo um combustível alternativo para a indústria de cimento através de um mix de resíduos industriais denominado blend.
 
Substituição de lâmpadas fluorescentes por LED - Oferece vantagens principalmente em termos de durabilidade, economia e menor impacto ambiental no destino final das lâmpadas. Assim, tem-se realizado a substituição gradual destas lâmpadas nas estações e sede administrativa.
 
Outras ações – A Trensurb desenvolve ainda várias outras ações com foco no meio ambiente, como: o descarte ecológico de lâmpadas fluorescentes, baterias e óleo usado; monitoramento diário do consumo de água; reaproveitamento de papel usado para confecção de blocos de rascunho; processo de compostagem de folhas oriundas da varrição diária; ações de conscientização para os públicos interno e externo.
 
Responsabilidade social
 
Visando contribuir na melhoria do bem estar social, a Trensurb atua junto à comunidade promovendo diversos projetos sociais, de inclusão, lazer e incentivo à cultura.
 
Campanha do Agasalho – Desenvolvida pela empresa desde 1994, a Campanha do Agasalho da Trensurb já arrecadou, desde então, mais de 400 toneladas de donativos. Em 2017, a empresa inovou no processo de arrecadação e distribuição por meio de parceria com o Gabinete de Políticas Sociais do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, contando com a experiência da Defesa Civil estadual. O órgão foi responsável por recolher, triar e dar destinação a uma tonelada de agasalhos arrecadados na Estação Mercado.
 
Futuro Usuário – O programa busca orientar os jovens estudantes para o uso correto do sistema metroviário. Em reformulação durante o ano de 2017, recebeu extraordinariamente turmas de duas escolas, o que representou a visita de 80 alunos à Trensurb.  Ainda por meio do programa, a Trensurb realizou mais uma vez o transporte gratuito de turmas de escolas públicas à Feira do Livro de Porto Alegre, numa parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro. No total, foram transportados 98 alunos de três escolas de Novo Hamburgo.
 
Visitas técnicas – No ano passado, a empresa recebeu visitas técnicas de seis grupos de cinco instituições de ensino técnico ou superior do estado, que conheceram setores da Trensurb ligados a suas áreas de formação.
 
Estação Educar – Realizado em parceria com o Senai-RS, o projeto oferece curso profissionalizante de assistente administrativo com duração de 800 horas-aula ao longo do ano, realizado na unidade Nilo Bettanin do Senai, em Esteio. Oriundos de famílias de baixa renda, os aprendizes recebem meio salário mínimo, vale-transporte e vale-alimentação. Em 2017, dos 40 participantes iniciais do curso, 36 concluíram o programa.
 
Amigos Anônimos Samaritanos Mundiais – Na Estação Farrapos, desde 1992, existe um posto da entidade Amigos Anônimos Samaritanos Mundiais. Ali trabalham voluntários que dedicam seu tempo a ajudar pessoas em estado de vulnerabilidade emocional.
 
Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos funciona na plataforma de embarque da Estação Mercado, oferecendo serviço gratuito de empréstimo de livros, além de uma área para exposições artísticas e fotográficas. Ao final de 2017, o acervo contava com 7,8 mil publicações disponíveis para 5,4 mil sócios. Ao longo do ano passado, quatro exposições passaram pelo local, todas realizadas em parceria com o Sesc Centro, de Porto Alegre.
 
Historiando – Em mais uma iniciativa visando o estímulo e a democratização da leitura, a Trensurb deu início ao projeto Historiando em junho de 2017. Desenvolvido em parceria com o Sesi-RS e o Banco de Livros, o projeto promoveu contações de histórias nas estações para estudantes da rede pública e crianças atendidas por entidades assistenciais. Até o fim do ano, foram 17 ações do Historiando com a participação de 445 jovens e 15 instituições.
 
Galeria Mario Quintana – Em 2017, quatro exposições artísticas ou fotográficas passaram pela Galeria Mario Quintana, espaço cultural localizado no túnel que dá acesso às plataformas da Estação Mercado. Inaugurado em 2006, o espaço já exibiu mais de 100 exposições desde então, destacando o trabalho de diversos fotógrafos e artistas, consagrados ou iniciantes.
 
Mais informações podem ser consultadas na íntegra do relatório, incluindo dados relativos a transparência, comunicação, gestão de recursos humanos e desempenho econômico, além dos indicadores do balanço consolidado.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5258&sitemapPage=434567de 488paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5258&sitemapPage=6

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000