Home Página Inicial > Notícias > ESTAÇÃO MERCADO DA TRENSURB RECEBE AÇÃO DE PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA MULHER

ESTAÇÃO MERCADO DA TRENSURB RECEBE AÇÃO DE PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA MULHER

08.03.2019

No Dia da Mulher, iniciativa da ONG Themis buscou levar às usuárias do metrô informação quanto a direitos e orientações sobre casos de violência doméstica.

Nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, em parceria com a Trensurb, realiza mais uma edição do Estação Themis. Das 8h às 17h, na Estação Mercado, voluntárias da organização realizam a distribuição de material informativo, oferecendo às usuárias do metrô acolhimento e informações sobre seus direitos, principalmente em relação à Lei Maria da Penha, procurando orientá-las sobre casos de violência doméstica e familiar.
 
Conforme Dominique Goulart, assessora jurídica da Themis, “essa é uma ação para o acolhimento, orientação e para tirar dúvidas e elucidar algumas questões que as mulheres tenham em relação à violência doméstica e questões mais abrangentes”. Dominique lembra ainda os dados de uma pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que revela que 536 mulheres foram vítimas de agressão a cada hora em 2018 no Brasil. Para ela, “ações como essa, para acolher e orientar sobre os direitos das mulheres, são bastante importantes na prevenção da violência”.
 
A parceria da Trensurb com a ONG Themis vem desde 2016, ano em que a Estação Mercado recebeu três edições do Estação Themis. O projeto foi retomado em abril do ano passado, com uma edição do Estação Themis alusiva ao Dia da Empregada Doméstica.
 
Sistematicamente, a empresa participa de campanhas e atividades pela igualdade de gênero e o fim da violência contra as mulheres. Em 2013, a estatal formou um grupo de trabalho com o objetivo de discutir e expandir, no ambiente da Trensurb, a promoção da igualdade de gênero e a prevenção e o combate a todas as formas de violência contra as mulheres. No mesmo ano, a empresa aderiu ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, iniciativa do governo federal que busca promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres, e diferentes raças e etnias por meio do desenvolvimento de novas concepções na gestão de pessoas e nas culturas organizacionais. Em 2015, a Trensurb aderiu ao movimento mundial ElesPorElas, da ONU Mulheres, e, em 2017, ao Comitê Gaúcho Impulsor do movimento.
 
Foto: Wellington Marques/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5290&codigo_sitemap_pai=96&sitemapPage=323456de 490paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5290&codigo_sitemap_pai=96&sitemapPage=5

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000