Home Página Inicial > Notícias > ARTISTAS VISITAM SUAS EXPOSIÇÕES NA ESTAÇÃO MERCADO DA TRENSURB

ARTISTAS VISITAM SUAS EXPOSIÇÕES NA ESTAÇÃO MERCADO DA TRENSURB

18.03.2019

Integrantes do ColetiveArts e fotógrafo Leonardo Savaris estiveram no Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos e na Galeria Mario Quintana.

No início da noite de sexta-feira (15), o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – localizado na Estação Mercado da Trensurb – recebeu a visita de integrantes do coletivo de artistas ColetiveArts, responsável pela exposição Traços e Letras, em cartaz no local desde 11 de março. A mostra traz uma seleção de trabalhos do grupo: são cinco ilustrações acompanhadas de textos num diálogo entre diferentes autores e linguagens artísticas. Em alguns casos, o texto é criado com inspiração no desenho e, em outros, acontece o inverso. Nove são os artistas responsáveis pelos trabalhos expostos: as ilustrações são de Ana Paula Otero, Carole Kummecke, Israel Santiago, Jorginho e Nathalia Lourenci; os textos são de André Moraes, Fabio da Silva Barbosa, Patrícia Maciel e Rafael Ilhescas. As obras têm a identidade de cada um, trazendo desde lirismo e questões existenciais até temas sociais.
 
O ColetiveArts é um grupo de artistas que tem por objetivo criar uma rede de trabalho e parcerias para ampliar e divulgar suas criações. “O Coletive é um sonho que se tornou realidade e vem crescendo cada vez mais. Somos artistas, escritores, compositores, editores, joalheiros, nerds, geeks, loucos, amantes da escrita e do desenho. Somos adultos, que ainda enxergam o mundo com olhos de uma criança, uma criança curiosa e exploradora que vai criando novos mundos”, afirma o ilustrador Jorginho. Sobre a parceria com a Trensurb, a escritora Patrícia Maciel afirma que se trata de “um feliz encontro que nos proporciona estar em contato direto com outros públicos para além das redes sociais, que hoje são o nosso maior veículo de divulgação dos trabalhos”.
 
Leonardo Savaris registra a cultura senegalesa
 
Autor da exposição Magal de Touba, também em cartaz na Estação Mercado, na Galeria Mario Quintana, o fotógrafo Leonardo Savaris foi mais um artista a visitar a Trensurb na última semana. A mostra de Savaris – promovida pela Trensurb em parceria com o Sesc Centro, de Porto Alegre – traz registros fotográficos de uma festa religiosa típica do Senegal realizada simultaneamente em diversos lugares do mundo, inclusive na capital gaúcha, que recebeu centenas de imigrantes senegaleses. O fotógrafo, que é usuário do metrô, comemora a oportunidade de expor na Estação Mercado. “Achei bem significativo, poder exercer o direito de ir e vir e a mostra estar ali”, afirma. “Não tem barreiras”, diz ele. Savaris visitou a exposição junto do vice-presidente da Associação dos Senegaleses em Porto Alegre, Omar Diongue. O Magal de Touba também tem por objetivo ampliar os laços entre os imigrantes e as comunidades que os acolheram, assim como divulgar a cultura do Senegal.
 
Serviço
 
Exposição Traços e Letras, do ColetiveArts
Quando: de 11 de março a 25 de junho, nos dias úteis, das 10h às 18h.
Onde: Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, localizado na plataforma de embarque da Estação Mercado da Trensurb.
Quanto: R$ 4,20.
 
Exposição fotográfica Magal de Touba, de Leonardo Savaris.
Quando: de 11 de março a 31 de maio, todos os dias, das 5h às 23h20.
Onde: Galeria Mario Quintana, localizada no túnel de acesso às plataformas da Estação Mercado da Trensurb.
Quanto: R$ 4,20.
 
Foto: Kauê P. Menezes/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 482paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5300&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000