Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, na plataforma da estação, recebeu apresentação de Buster Hammton na tarde desta sexta-feira (26). Projeto trará atrações mensais às Estações Mercado e Novo Hamburgo.
Nesta sexta-feira (26), a unidade do Espaço Multicultural Livro sobre trilhos (EMLsT) na Estação Mercado da Trensurb recebeu a apresentação de Buster Hammton, nome artístico do músico Vinícius Cerutti. A ação é parte do projeto Estação Cultural, lançado em 2018 pela Trensurb. Com dedilhados no violão e melodias de sua própria autoria, o artista atraiu olhares curiosos e admirados de usuários do metrô, que o aplaudiam antes de seguir seus caminhos ao embarcar no trem.
Vinícius sempre gostou de música. Desde cedo, gostava de ouvir um rock no carro com seu pai e na companhia de sua avó materna, que tinha uma coleção de discos de vinil e costumava sentar-se no sofá da sala para ouvir MPB. Sempre foi óbvio ao jovem que ele seguiria, através das melodias suaves da MPB, as batidas intensas do rock. “Comecei a ter aula de música aos dez anos. Minha mãe me colocou na aula de canto, flauta e piano”, conta o músico. Segundo ele, a partir dali, os projetos musicais não pararam e a arte acabou por se tornar instrumento de criação e inspiração através das canções autorais que começou a transcrever no papel para que, feita poesia, nascesse a melodia.
Nalu Cerutti, mãe de Vinícius e admiradora de seu trabalho, afirma o quão importante é para ela que o filho siga na profissão: “Para mim, eu cumpri a minha função na terra, pois a arte cura a alma”, diz a instrumentadora cirúrgica. Ela acredita que o trabalho do filho, assim como outras iniciativas culturais, pode curar pessoas ao trazer bons sentimentos a elas.
Com 20 anos de idade, Vinícius já participou de duas bandas, chamadas Deathchamber e Xá de BB. Ambas sempre tiveram um foco autoral. Vagner Hipólito, amigo do músico e ex-companheiro de banda, destaca a importância de se ter ações culturais como a proporcionada pela Trensurb: “É uma oportunidade para o artista, entretenimento para as pessoas e, na realidade, quem está aqui está tendo a oportunidade de ouvir músicas que nunca ouviu”.
Usuário do trem, o aposentado Sidney Pereira ficou admirado e emocionado ao assistir o show de Buster Hammton. “A música é fundamental e iniciativas como essa tem que ter mais”, afirma ele. A música toca as pessoas e essa iniciativa da Trensurb é nota dez”, completa.
No próximo mês, o Estação Cultural irá receber o Coletivo de Artes Galegos & Frangalhos, que realizará intervenções cênicas na unidade Mercado do EMLsT. A atividade está marcada para 30 de agosto. O projeto contará com atividades na última sexta-feira de cada mês nas unidades do Espaço Multicultural, localizadas nas estações Mercado e Novo Hamburgo. O objetivo é promover o acesso à cultura para os usuários do metrô e chamar a atenção para os serviços da biblioteca da Trensurb. Na programação, estarão apresentações musicais, de dança, esquetes teatrais, saraus, oficinas, entre outras manifestações artísticas e culturais.
Biblioteca no metrô
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, na plataforma de embarque da Estação Mercado, o EMLsT ganhou uma nova unidade no saguão da Estação Novo Hamburgo no mês de março. Ampliado somente por meio de doações, o acervo do Espaço conta com cerca de 8 mil exemplares (dos quais 2,3 mil estão na unidade hamburguense). Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se gratuitamente, indo até uma das unidades e apresentando documento de identificação, CPF e comprovante de endereço. Quem já se associou na unidade da Estação Mercado não precisa fazer um novo cadastro para utilizar o serviço na Estação Novo Hamburgo. O horário de funcionamento de ambas as unidades é das 12h às 18h.
Foto: Luana de Oliveira/Trensurb