Home Página Inicial > Notícias > INTERVENÇÃO ARTÍSTICA ABRE EXPOSIÇÃO SOBRE O LABORATÓRIO-ESCOLA NA ESTAÇÃO MERCADO

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA ABRE EXPOSIÇÃO SOBRE O LABORATÓRIO-ESCOLA NA ESTAÇÃO MERCADO

01.08.2019

Performance às 14h de segunda-feira (5) buscará chamar a atenção do público para exposição fotográfica sobre espaço de arte-educação criado pelo Coletivo Galegos & Frangalhos.

Em cartaz desde 17 de julho na unidade Mercado do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT), da Trensurb, a exposição fotográfica Laboratório-Escola de Arte Popular: arte-educação (des)construindo corpos tem seu ato de abertura na próxima segunda-feira (5), às 14h. Na ocasião, os artistas responsáveis pelo Laboratório-Escola realizarão uma performance no local, na plataforma de embarque da Estação Mercado, para chamar a atenção dos usuários do metrô para a exposição e o Espaço Multicultural. Na ocasião, alunos do Laboratório, familiares e arte-educadores também farão uma visita à exposição.
 
O Laboratório-Escola de Arte Popular é um espaço de desenvolvimento humano criado pelo Coletivo de Artes Galegos & Frangalhos. Busca oferecer experiências artístico-culturais transdisciplinares, tomando as artes como ponto de partida para caminhos alternativos na educação e na aprendizagem. A exposição em cartaz traz fotografias da história do Laboratório-Escola, suas oficinas e metodologias, além de expor alguns figurinos. As fotos da mostra são de Amanda Guimarães, João Pedro Lima, Marília Dias e Max Leidemer. Durante o período da exposição, que vai até 31 de outubro, novas intervenções do Coletivo de Artes serão realizadas na Estação Mercado.
 
Livros sobre Trilhos
 
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, na plataforma de embarque da Estação Mercado, o EMLsT ganhou uma unidade adicional no saguão da Estação Novo Hamburgo em março deste ano. Ampliado somente por meio de doações, o acervo do Espaço conta com cerca de 8 mil exemplares (dos quais 2,3 mil estão na unidade hamburguense). Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se gratuitamente, indo até uma das unidades e apresentando documento de identificação, CPF e comprovante de endereço. Quem já se associou na unidade da Estação Mercado não precisa fazer um novo cadastro para utilizar o serviço na Estação Novo Hamburgo. O horário de funcionamento de ambas as unidades é das 12h às 18h.
 
Galegos & Frangalhos
 
Fundado em 2011, na Escola Professor Thiago Würth, no bairro Mathias Velho, em Canoas, o Coletivo Galegos & Frangalhos foi formado por artistas, jovens e crianças da comunidade, alunos e professores de escolas locais e moradores do bairro. Com o apoio do poder público e de parceiros, desenvolveu-se e estruturou-se no município, promovendo a descentralização e o acesso de qualidade à arte. Em oito anos de trabalho, já foram mais de 200 apresentações, contemplando um público de cerca de 30 mil espectadores; mais de 100 turmas, com a participação de aproximadamente 1.500 alunos, além de quatro prêmios vencidos. Hoje, o Laboratório-Escola conta com mais de 15 oficinas descentralizadas, gratuitas e/ou com preços populares e cerca de 120 alunos.
 
Serviço
 
O que: abertura da exposição Laboratório-Escola de Arte Popular: arte-educação (des)construindo corpos, com intervenção artística do Coletivo de Artes Galegos & Frangalhos.
Quando: 5 de agosto, às 14h.
Onde: unidade do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos na plataforma de embarque da Estação Mercado.
Quanto: R$ 4,20.
 
Foto: Angelo Pieretti/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 496paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5386&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000