Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB: 29 MIL PASSAGEIROS NA TERÇA-FEIRA (24)

TRENSURB: 29 MIL PASSAGEIROS NA TERÇA-FEIRA (24)

25.03.2020

Queda no número de passageiros transportados chegou a 81,5%. Na manhã desta quarta-feira (25), intervalos entre viagens foram de 10 minutos no trecho e horário de maior movimento, reduzindo aglomerações no metrô.

Em meio à pandemia da Covid-19, a Trensurb segue registrando números reduzidos de passageiros transportados. Na terça-feira (24), foram 29.216 embarques no metrô, o que corresponde a uma demanda 81,5% menor que a média de usuários transportados por dia útil na primeira quinzena de março (157.636). Desde o dia 13 de março, a demanda no sistema metroviário tem diminuído significativamente em função das medidas de prevenção à propagação do coronavírus, como é possível perceber pelo gráfico.
 
Na manhã desta quarta-feira (25), os trens operaram com intervalos de 10 minutos no trecho de maior movimento, da Estação Sapucaia até a Estação Mercado, no período entre 6h26 e 7h26, evitando aglomerações nas estações e trens. No trecho Novo Hamburgo - Sapucaia, os intervalos foram de 15 minutos. No sentido inverso, da Estação Mercado à Estação Novo Hamburgo, os intervalos entre viagens também foram de 15 minutos. Nesse período, circularam pelo sistema metroviário cinco composições formadas por trens acoplados (totalizando oito carros) e três composições simples (quatro carros). Depois do horário de pico, os intervalos voltaram a ser de 30 minutos, como tem sido desde segunda-feira (23), com a circulação de quatro composições de oito carros. Os intervalos maiores que o normal ocorrem devido à demanda reduzida no sistema, levando em consideração a recomendação das autoridades para que a população permaneça em suas residências, e também por conta do baixo efetivo em função da dispensa de empregados no grupo de risco da Covid-19.
 
Uma parceria entre Trensurb e a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) também contribui para evitar aglomerações no sistema metroviário nos horários de pico. Na tarde de ontem e na manhã de hoje, ônibus metropolitanos das empresas Vicasa e Real fizeram o transporte junto à linha do trem entre o Centro de Porto Alegre e os municípios de Canoas e Sapucaia do Sul.
 
Vale lembrar que o isolamento é a medida mais efetiva para evitar a propagação do coronavírus, portanto é importante que todos que possam permanecer em suas residências o façam e deixem que o transporte público seja utilizado preferencialmente para o deslocamento de pessoas que atuam em atividades essenciais. Em caso de necessidade extrema de uso do metrô, recomenda-se que se opte pelos horários de menor movimento.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5529&codigo_sitemap_pai=96&sitemapPage=656789de 505paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5529&codigo_sitemap_pai=96&sitemapPage=8

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000