Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB DÁ INÍCIO A CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DA SEGURANÇA EM PARCERIA COM POLÍCIA CIVIL

TRENSURB DÁ INÍCIO A CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DA SEGURANÇA EM PARCERIA COM POLÍCIA CIVIL

01.07.2021

Formação tem como foco técnicas operacionais para agentes de segurança e orientação para manuseio de armamento.

Em junho, aconteceu o treinamento da primeira turma de agentes da segurança metroviária da Trensurb a participar de curso de aperfeiçoamento ministrado pela Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Sul (Acadepol). Contratado junto ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul por R$ 78 mil, o curso de 40 horas-aula contemplará um total de 170 agentes, divididos em turmas de 14 ou 15 pessoas. A formação consiste no repasse, aos agentes da segurança metroviária, das técnicas operacionais utilizadas pela Academia de Polícia, bem como na orientação quanto ao reconhecimento e manuseio de armas. A realização do curso cumpre também decisão judicial que determina que os profissionais passem por esse tipo de treinamento.
 
Ainda que tenha função essencialmente operacional, isto é, de assistência ao usuário, a segurança metroviária também atua buscando prevenir e coibir o uso inadequado do metrô e a prática de delitos no sistema. Dessa forma, o curso de aperfeiçoamento busca: oportunizar aos participantes o exercício de técnicas de manuseio de arma de fogo e do uso diferenciado da força; promover a atualização dos agentes quanto aos conceitos fundamentais sobre segurança durante abordagem, imobilização e condução, no sentido de preservar a integridade física dos cidadãos; promover, junto aos participantes, a autopercepção, enquanto sujeitos e promotores de direitos, dentro de uma visão sistêmica; qualificar os seguranças com técnicas, visando a melhoria da qualidade dos serviços, a diminuição do risco de acidentes no trabalho e no aumento da eficácia nas abordagens a pessoas, entre outros. Vale destacar que a formação não prevê treinamento de técnicas de tiro, apenas manuseio de armamento, uma vez que a segurança metroviária não utiliza armas de fogo, mas tem como uma de suas atribuições reprimir o porte ilegal ou uso inadequado de armas no âmbito da empresa.
 
Chefe do Setor de Operações da Trensurb, Tiaraju Nahra relata que o treinamento vinha sendo aguardado com expectativa pela equipe de segurança. “Esse curso vem para capacitar a segurança metroviária na sua atuação diária, evitando comércio indevido, infrações e delitos dos usuários, protegendo os colegas, instalações e os próprios usuários”, afirma. A formação deve ter caráter permanente, com a realização de treinamentos anuais, “dessa forma”, segundo Nahra, “podendo capacitar todos os seguranças e manter o conhecimento sempre renovado”. Para o gestor, “após o treinamento e as reciclagens periódicas, os seguranças vão ter mais tranquilidade e embasamento para suas atuações e possíveis contenções de indivíduos. Teremos uma segurança metroviária mais preparada, atuante e que vai conseguir evitar os delitos antes mesmo que aconteçam”.
 
O diretor de Operações, Luis Eduardo Fidell, afirma que “a realização do treinamento é de suma importância para promover a atualização dos agentes quanto aos conceitos fundamentais sobre segurança durante a abordagem, imobilização e condução, bem como qualificar os agentes com técnicas aprimoradas, visando a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos usuários, a diminuição do risco de acidentes no trabalho e o aumento da eficácia nas abordagens, resultando diretamente na segurança dos usuários e do sistema metroferroviário”.
 
Agente da segurança metroviária, Fernanda Sanini foi uma das integrantes da primeira turma a passar pelo treinamento. “Pra mim, ter participado foi mais uma oportunidade de aprendizado. De maneira geral, o curso ajudou a me qualificar por meio de atividades práticas, que podem ser aplicadas no nosso dia a dia”, afirma. “Fico feliz, pois todos os colegas terão a oportunidade de realizar o curso e, dessa forma, qualificamos ainda mais o setor da segurança”, conclui Sanini.
 
Foto: Gabrielli Zanfran/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5835&sitemapPage=212345de 536paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5835&sitemapPage=4

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000