Home Página Inicial > Notícias > ANTOLOGIA DIGITAL DA POESIA GAÚCHA: POEMAS DE MAURO ULRICH SÃO DESTAQUE EM PROJETO DA TRENSURB

ANTOLOGIA DIGITAL DA POESIA GAÚCHA: POEMAS DE MAURO ULRICH SÃO DESTAQUE EM PROJETO DA TRENSURB

13.07.2021

Desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, a biblioteca da Trensurb, projeto lança, na quinta-feira (15), novos vídeos com poemas declamados pelo autor.

Nesta quinta-feira (15), a Antologia Digital da Poesia Gaúcha lança novos vídeos de poemas de Mauro Ulrich. O projeto é desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca da Trensurb –, que, desde outubro, promove a publicação quinzenal de vídeos de poetas gaúchos declamando suas poesias. O material é publicado no site e redes sociais da empresa (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube) e da biblioteca (Facebook e Instagram). Também é veiculado nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações), um dos apoiadores do projeto. A Antologia tem apoio ainda da Academia Rio-Grandense de Letras e do Instituto Estadual do Livro.

Ulrich declara-se “muito contente” em poder participar da Antologia Digital. “Eu sempre gostei muito de ver aqueles trens da Trensurb, aqueles gigantes de ferro andando, esticando-se sobre trilhos, andando da capital para o interior, interior para a capital. Eu sempre gostei muito de andar nos trens da Trensurb”, conta o poeta. “Aquelas conexões por túneis, ali no Mercado Público, na Rodoviária. Enfim, as plataformas, aquela gente toda na plataforma, as pessoas no trem, nós passando de carro pela BR-116 e apostando uma corrida imaginária com os trens da Trensurb. Eu sempre achei uma coisa muito maravilhosa, muito encantadora e sempre, pra mim, foi sinônimo de conexão com o futuro, com uma coisa meio cinematográfica”, afirma. “E, agora, fazendo essa conexão também digital, que é uma coisa moderna, de colocar a poesia gaúcha nessa plataforma digital, escolhendo alguns dos poetas gaúchos, me honra poder participar desse projeto, um convite que aceitei de coração aberto”, completa. Sobre os participantes da Antologia, o autor afirma se tratar de um time “de primeira categoria”: “São todos excelentes, grandes poetas, e estar junto com essa turma toda, num projeto da Trensurb, só empresta qualidade, só empresta seriedade, a um gênero que, muitas vezes, é subjugado, inclusive, por mais incrível que possa parecer, por algumas pessoas que o praticam. A poesia, às vezes, é colocada num segundo plano quando, na verdade, é um dos gêneros mais importantes da literatura mundial”.

O poeta Mauro Ulrich, 56 anos, é natural de São Leopoldo e atualmente reside em Santa Cruz do Sul. Publicou, pela Editora Gazeta, os livros de poesia Cellophane Flowers (2011) e Sleeping Bag (2015). Junto com os poetas Romar Beling e Daniela Damaris, mais o fotógrafo Lula Helfer participa do livro Trinta e Seis: Fotos com Poesia. Também tem poemas publicados nas antologias Escritores do Pedrinho e Poetas do Vale, entre outras. Neste ano, foi contemplado com o Prêmio Trajetórias Culturais e prepara o lançamento de mais um livro de poemas, que vai se chamar Stupidman. É assíduo organizador de saraus e tudo o mais que envolva arte e cultura, nas mais distintas áreas da expressão. Seus poemas a serem lançados na Antologia Digital nesta semana intitulam-se: Fantástico, O Velho Pubi e Sábado.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 533paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5840&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000