Home Página Inicial > Notícias > ANTOLOGIA DIGITAL DA POESIA GAÚCHA: PROJETO DA TRENSURB DESTACA POEMAS DE JOSÉ NEDEL

ANTOLOGIA DIGITAL DA POESIA GAÚCHA: PROJETO DA TRENSURB DESTACA POEMAS DE JOSÉ NEDEL

28.07.2021

Desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, a biblioteca da Trensurb, projeto lança, na sexta-feira (30), novos vídeos com poemas declamados pelo autor.

Na próxima sexta-feira (30), a Antologia Digital da Poesia Gaúcha lança novos vídeos de poemas de José Nedel. O autor classifica a Antologia como “uma iniciativa maravilhosa” da Trensurb, que “propiciará diariamente a milhares de usuários do trem contato com poemas, a fina flor da literatura. Representará para eles, que se encontram, muitas vezes, em meio à correria imposta pelos afazeres da vida, um valioso momento de emoção estética e reflexão”. O projeto é desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca da Trensurb –, que, desde outubro de 2020, promove a publicação quinzenal de vídeos de poetas gaúchos declamando suas poesias. O material é publicado no site e redes sociais da empresa (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube) e da biblioteca (Facebook e Instagram). Também é veiculado nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações), um dos apoiadores do projeto. A Antologia tem apoio ainda da Academia Rio-Grandense de Letras e do Instituto Estadual do Livro.

Natural de Itapiranga, em Santa Catarina, José Nedel mudou-se ainda jovem para o Rio Grande do Sul, onde estudou e trabalhou por quase toda sua vida, na capital e em diversos municípios do interior. Hoje, reside em Porto Alegre. Graduado em Letras Clássicas, Filosofia e Direito, é mestre e doutor em Filosofia. Juiz de direito e professor aposentado, é autor de muitos artigos em jornais, revistas e obras de autoria coletiva, bem como de duas dezenas de livros individuais, entre os quais estes puramente literários: A curvatura da razão: poemas (2009); A vez do verso: sonetos (2011); A vez do verso: quadras (2012); Última floresta: sonetos (2015); Quadras em metro (2016); Vida breve: sonetos (2018). Ocupa a cadeira 34 da Academia Rio-Grandense de Letras. Seus poemas a serem lançados na Antologia Digital nesta semana intitulam-se: Reinvenção da roda, Safras medianas e Onça bebe água. Sobre fazer parte do projeto, Nedel afirma: “Sinto-me honrado pelo convite para participar”. Para ele, “um poema bem executado é a criação de um tipo de beleza. O belo é uma forma de bem. Afinal, o que importa na vida é fazer o bem”.

Uma biblioteca no metrô

Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h. Ambas oferecem serviço gratuito de empréstimo de livros – seguindo os protocolos de segurança necessários em função da Covid-19. Ampliado somente por meio de doações, o acervo conta com 9 mil exemplares (dos quais cerca de 2 mil estão na unidade hamburguense), disponíveis gratuitamente para os mais de 7 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 543paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5846&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000