Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB CERTIFICA METROVIÁRIOS POR AÇÕES DE INOVAÇÃO AMBIENTAL

TRENSURB CERTIFICA METROVIÁRIOS POR AÇÕES DE INOVAÇÃO AMBIENTAL

30.07.2021

Empregados foram reconhecidos pela Direção da empresa pelo compromisso com as boas práticas ambientais.

No último mês, a Trensurb entregou a dois de seus empregados o Certificado de Inovação Ambiental, iniciativa do Setor de Responsabilidade Socioambiental da empresa. O Certificado reconhece o compromisso com as boas práticas ambientais e esforços pelo desenvolvimento responsável e pelo estímulo à prática da consciência cidadã. Os contemplados foram Daniel Pereira, técnico em eletrotécnica responsável pela instalação de bandejas coletoras de óleo para manutenção de trens, e Paulo Geitens, técnico em administração que idealizou e atuou na colocação de placas de identificação para as árvores do pátio da empresa.
 
Para o diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto, “o reconhecimento pressupõe o entendimento claro de que as ações foram recomendáveis, são boas, são afinadas com o que há de melhor em termos de iniciativa de funcionários e nós sempre temos esse hábito, porque isso é importante para estimular novas ações, novas iniciativas e, acima de tudo, obtenção de melhores resultados em ações de caráter ambiental e social”. Chefe do Setor de Responsabilidade Socioambiental, o engenheiro ambiental Guilherme Campos afirma que o objetivo da certificação é: “Primeiro, reconhecer as iniciativas louváveis e, por consequência, estimular novas iniciativas que venham ao encontro das boas práticas de gestão e meio ambiente”. Também esteve presente nos atos de entrega do Certificado a gerente de Planejamento da Trensurb, Josiane do Canto.
 
Inovação ambiental na oficina
 
“Durante nossas frequentes vistorias nos setores de manutenção, percebemos que algumas pessoas se destacam e inovam em prol da sustentabilidade”, relata o engenheiro Guilherme Campos. “Entendemos como algo louvável e queremos reconhecer a iniciativa”, diz ele sobre a contribuição de Daniel Pereira. Ele criou e trabalhou na instalação de bandejas coletoras de óleo que ficam encaixadas nos trilhos sob os trens em manutenção na oficina. Dessa forma, evita-se que quantidades significativas de óleo e graxas possam escorrer e contaminar o piso.
 
Ao receber seu Certificado de Inovação Ambiental, Daniel manifestou sua gratidão pelo reconhecimento. “Acredito que isso possa servir de incentivo para outras pessoas que trabalham na empresa”, afirma. “Não fiz nada mais do que eu poderia fazer no momento ali, que é o meio ambiente dos trabalhadores, para que eles possam ter uma condição de trabalho melhor com atitudes simples”, completa.
 
Identificação de árvores no pátio
 
Em junho, a Trensurb realizou a sua Semana do Meio Ambiente, voltada ao público interno da empresa. Na ocasião, foram confeccionadas e instaladas mais de 50 placas de identificação junto a árvores do pátio da Trensurb. Além da impressão colorida, o restante do material utilizado para a confecção das placas foi todo reaproveitado com sucatas e antigos painéis publicitários, a custo praticamente zero. Paulo Geitens recebeu o Certificado de Inovação Ambiental por idealizar essa iniciativa e atuar também na colocação das placas.
 
“É muito legal ver o reconhecimento, ver que foi um trabalho bom que desperta consciência e aproxima as pessoas das árvores. A pessoa sempre vê a árvore e agora sabe o nome dela e algumas coisas sobre ela. Isso aproxima as pessoas das árvores e gera conhecimento sobre. Legal ver que o presidente e a empresa reconhecem isso”, afirma Paulo. “Podemos pensar e gerar mais coisas nesse sentido de aproximar as pessoas e trazer responsabilidade sobre a questão ambiental. Todo mundo é responsável, então acredito que vamos gerar mais responsabilidade. Se tu conheces, tu tens um cuidado maior”, complementa.
 
Fotos: Gabrielli Zanfran e Bianca Nunes/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 533paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5849&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000