Home Página Inicial > Notícias > DESENVOLVEDOR DE PROTÓTIPO DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES NAS ESTAÇÕES CONCLUI ESTÁGIO NA TRENSURB

DESENVOLVEDOR DE PROTÓTIPO DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES NAS ESTAÇÕES CONCLUI ESTÁGIO NA TRENSURB

02.08.2021

Projeto foi trabalho de conclusão de curso de Leonardo Sternberg, que deixou equipe da estatal graduando-se como engenheiro eletricista. Trensurb está investindo no desenvolvimento de seus estagiários.

Há pouco mais de um ano, o ex-estagiário da Trensurb, Leonardo Sternberg começou a desenvolver um projeto na empresa como seu trabalho de conclusão do curso de Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo era disponibilizar informações operacionais do metrô aos usuários nas estações por meio de monitores de vídeo. Esses monitores poderiam ser colocados junto a bilheterias, acessos externos das estações e até plataformas, apresentando informações de texto, vídeo e imagem de maneira flexível. Caso necessário, mensagens de alertas poderiam ser veiculadas, informando situações de alteração na circulação dos trens. Outra possibilidade seria veicular dados a respeito do tempo de espera para a próxima viagem ou do trajeto dos trens.
 
Neste momento, o sistema se encontra em estado de protótipo funcional e também está sendo feita a documentação para garantir a continuidade do projeto. Segundo Leonardo, “foi feita uma análise das arquiteturas e dos fundamentos para poder se estabelecer os caminhos a serem tomados. Isso leva em conta os alinhamentos que são feitos e desejados do projeto. E, depois de feitos esses alinhamentos, foram realizados testes e, posteriormente, a fase de protótipo, que tem o intuito de comprovar o estado funcional do projeto”. O engenheiro eletricista David Levenfus é o chefe do Setor de Projetos de Sistemas e Inovação Tecnológica (Seitec), onde Leonardo estagiou. Ele afirma que o trabalho do ex-estagiário junto à equipe do setor foi essencial para a realização do projeto: “Com a participação do Leonardo e apoio de nossa equipe técnica foi possível o desenvolvimento, início deste projeto, inclusive em protótipo operando de forma remota, com as informações em vídeo sendo apresentadas no saguão do prédio administrativo e junto à bilheteria da Estação Aeroporto”.
 
David também pontuou que a passagem do estagiário na empresa foi bastante satisfatória: “Apresentou crescimento voltado à área técnica, acadêmica e até interpessoal, superou as expectativas na busca de conhecimentos e dedicação às atividades desempenhadas durante o estágio”. Levenfus foi convidado por Leonardo para participar da banca de seu trabalho de conclusão de curso, realizada no fim do mês de maio. Leonardo estagiou na Trensurb por um ano e dez meses, deixando a equipe da empresa em junho para se graduar na UFRGS. Ele conta que o estágio o amadureceu: “Eu achei incrível que eu consigo ver claramente a minha evolução como profissional e como pessoa desde o período que eu entrei. Eu acho que o estágio me proporcionou um ambiente muito bom pra aprender e desenvolver novas ideias e projetos, ao mesmo tempo que um ambiente amigável e descontraído”.
 
Desenvolvimento de estagiários
 
A Política de Estágios da Trensurb afirma sobre sua finalidade: “Como a instituição é uma empresa pública onde não existe possibilidade de efetivação, o programa de estágios tem como missão: oportunizar o aprendizado relativo ao curso da vaga de estágio, dentro de uma empresa de grande porte”. Hoje, a Trensurb conta com cerca de 70 estagiários nas mais diversas áreas. Com o objetivo de estimular a aprendizagem contínua e promover o desenvolvimento desses jovens estudantes que estão iniciando a carreira profissional, a empresa está implementando seu Programa de Desenvolvimento de Estagiários.
 
Chefe do Setor de Seleção e Treinamento da Trensurb, a administradora Juliana Ribeiro afirma que o Programa “consiste em desenvolver competências técnicas e comportamentais, sempre focando no objetivo ‘macro’ do estágio que é o aprendizado no mundo do trabalho vinculado à área de estudo do estagiário”. Conforme Juliana, o programa divide-se em três etapas principais. A primeira é a seleção, conduzida em parceria com o serviço de psicologia contratado a partir do perfil determinado pela área demandante. Há também o desenvolvimento dos próprios estagiários, com treinamentos diversos ao longo do período de estágio. E, ainda, o desenvolvimento dos supervisores de estágio, visando qualificá-los na orientação dos estagiários.
 
Para o administrador Cássio Lazzarini, do Setor de Seleção e Treinamento, a fim de se “trabalhar o desenvolvimento de pessoas - no caso, estagiários e supervisores - é preciso atuar em várias frentes distintas, simultaneamente, para desenvolvermos as competências necessárias e atingirmos melhores resultados”. Nesse processo, segundo ele, é importante também “avaliar o desempenho e evolução, tanto de estagiários como de supervisores, constantemente, para atuarmos sempre que houver necessidade”.
 
Foto: Ingrid Souza/Arquivo Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 533paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5851&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000