Home Página Inicial > Notícias > NOVA FASE DA ANTOLOGIA DA POESIA GAÚCHA APRESENTA LEITURAS A BORDO

NOVA FASE DA ANTOLOGIA DA POESIA GAÚCHA APRESENTA LEITURAS A BORDO

14.09.2021

Desenvolvido pela Trensurb, através do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, o projeto lança, nesta quarta-feira (15), novos vídeos com poemas de Laci Osório, declamados pelo professor e escritor Sérgius Gonzaga.

Nesta quarta-feira (15), a Antologia Digital da Poesia Gaúcha lança uma nova fase do projeto intitulado Leituras a Bordo. Os novos vídeos apresentam autores ligados ao regionalismo e serão declamados por escritores gaúchos. O primeiro vídeo será com o professor e escritor Sérgius Gonzaga declamando poemas de Laci Osório. Na próxima quinzena será a vez do escritor Alcy Cheuiche que apresentará poemas de Aparício Silva Rillo, Élvio Vargas e João Vargas. Ao final da série, a poeta Cristina Macedo lerá poemas de Lila Ripol e Lara de Lemos.

De acordo com o assessor cultural da Trensurb e curador do projeto, Élvio Vargas, a ideia amadureceu quando, no início do ano passado, iniciamos uma série de lives, onde entrevistamos poetas, escritores e professores de literatura. Para Elvio, assim surgiu a Antologia Digital da Poesia Gaúcha: “contemplando poetas, que através de suas récitas proporcionam ao grande público de nossas redes sociais uma amostragem da poesia aqui produzida”. Para essa nova fase, o projeto Leituras a Bordo, “foram convidados pessoas com excelente perfil de leitura, para lerem poemas de autores ligados ao regionalismo, alguns já falecidos e que deixaram grandes marcas neste estilo”, explica Elvio.

Leituras a Bordo

O projeto inicia com a participação do professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Rio Grande do Sul Sérgius Gonzaga, que declamará três poemas do poeta social alegretense Laci Osório, em três vídeos curtos que serão publicados até o dia 30. Sérgius Gonzaga foi secretário de Cultura de Porto Alegre, de 2005 a 2012, e atualmente é o coordenador de Literatura e Humanidades nessa Secretaria. Entre seus diversos livros publicados está o Curso de Literatura Brasileira (7ª edição). Em 2020, lançou o livro "O Esplendor da Ficção" e, em junho de 2020, Sergius participou da live O Legado de Mario Quintana, promovido pela Trensurb.

Sobre o poeta alegretense, Laci Osório, “autor de mais de uma dezena de livros”, Elvio Vargas, disse que ele foi “contemporâneo do Mario Quintana, um dos principais colaboradores do Caderno de Sábado do Correio do Povo, na década de 1960”. Elvio explica, ainda, que “sua temática era social, sendo um dos primeiros poetas gaúchos a escrever poemas dedicados a ecologia; ainda que pouco conhecido da maioria dos leitores, ele deixou uma bela obra povoada de imagens, com uma rara musicalidade”, conclui Elvio.

A Antologia da Poesia Gaúcha

O projeto é desenvolvido pela Trensurb, através do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca da Trensurb –, que, desde outubro do ano passado, promove a publicação quinzenal de vídeos de poetas gaúchos declamando suas poesias. O material é publicado no site e redes sociais da empresa (Facebook, TwitterInstagram e YouTube) e da biblioteca (Facebook e Instagram), somando uma média de 220 mil visualizações. Também é veiculado nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações), um dos apoiadores do projeto. A Antologia tem apoio ainda da Academia Rio-Grandense de Letras e do Instituto Estadual do Livro.

 

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5881&codigo_sitemap_pai=96&sitemapPage=7678910de 536paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5881&codigo_sitemap_pai=96&sitemapPage=9

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000