Home Página Inicial > Notícias > COLETÂNEA DOS ARTISTAS GAÚCHOS: PROJETO DA TRENSURB DESTACA OBRAS DE CLARA PECHANSKY

COLETÂNEA DOS ARTISTAS GAÚCHOS: PROJETO DA TRENSURB DESTACA OBRAS DE CLARA PECHANSKY

10.03.2022

Desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, a biblioteca da Trensurb, projeto divulga, na terça-feira (15), obras da artista por meio das redes sociais e do Canal Você.

Na próxima terça-feira (15), a Coletânea dos Artistas Gaúchos divulga novas obras da artista Clara Pechansky. O projeto é desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca da Trensurb –, buscando destacar a produção dos artistas visuais do estado, dando visibilidade ao seu trabalho para um público que não tem o hábito de frequentar os espaços tradicionais de exposição de arte. Os perfis nas redes sociais da Trensurb e do Espaço Multicultural irão divulgar, mensalmente, três obras de cada um dos 15 artistas participantes do projeto. As obras também estarão nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações), que apoia o projeto. A curadoria da Coletânea é do poeta e assessor da Trensurb, Élvio Vargas, da artista multimídia Liana Timm e da professora Dione Detanico.

“Acho que é uma iniciativa importante para divulgar arte de boa qualidade em um local não convencional”, afirma Clara Pechansky sobre o projeto. Para integrar a Coletânea, a artista selecionou três obras em acrílico sobre tela, do ano de 2018, intituladas Senhora da Floresta, Senhora da Harmonia e Senhora de Gramado. “Busquei escolher imagens fáceis de serem compreendidas e que permitem que cada espectador crie sua própria narrativa”, explica Clara. “O viajante da Trensurb poderá ‘viajar’ apreciando minhas pinturas, que são bastante coloridas, podem ser fotografadas e, nesse caso, o viajante vai carregar a imagem no seu celular. Não importa o tempo do percurso, as imagens podem sempre ser levadas para casa e, nesse caso, o viajante se apodera da minha obra e a utiliza como quiser”, conclui.

Bacharel em Pintura aos 19 anos, com Medalha de Ouro, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Clara Pechansky começou sua carreira profissional em Porto Alegre, trabalhando para jornais e agências de publicidade. Produziu mais de 80 capas de livros e ilustrações para diversos fins. Licenciada em Desenho e História da Arte, e especializada em Educação Audiovisual pela UFRGS, fundou o Atelier Clara Pechansky em 2001, onde ministra aulas de Desenho e Pintura. Trabalha em diferentes técnicas, como desenho, gravura, litografia e pintura. Realizou 70 exposições individuais em galerias e museus do Brasil, Bélgica, Colômbia, Alemanha, Espanha, Holanda, Portugal, México e Estados Unidos. Selecionada e convidada para mais de 200 exposições coletivas, premiada e homenageada em muitos países, atua também como gestora social e cultural no Brasil e América Latina. Criou, em 2003, o Projeto Miniarte Internacional, que, depois de 40 edições, já percorreu cinco continentes. Em 2018, criou o Projeto Fiesta de Paz Brasil, agora em sua quinta edição.  Em 2021, iniciou o ciclo de exposições Duas Mulheres de Fino Traço, com Liana Timm, sua parceira em diversos outros projetos culturais.

Participam também da Coletânea: Liana Timm, Zoravia Bettiol, Graça Tirelli, Maria Clara Leiria dos Santos, Anico Herscowitz, Beatriz Balen Susin, Bernadete Conte, Carlos Wladimirsky, Débora Irion, Graça Craidy, Mariza Carpes, Mirian Tolpolar, Rita Gil e Ubiratan Fernandes.

Arte: Clara Pechansky

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 549paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5980&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000