Home Página Inicial > Notícias > POEMAS, TRILHOS E TRENS: PROJETO CULTURAL DA TRENSURB DESTACA VERSOS DE OSWALD DE ANDRADE

POEMAS, TRILHOS E TRENS: PROJETO CULTURAL DA TRENSURB DESTACA VERSOS DE OSWALD DE ANDRADE

26.05.2022

Iniciativa divulga regularmente fragmentos poéticos sobre o transporte ferroviário acompanhados de imagens do metrô nos monitores de trens e estações e nas redes sociais.

Nesta sexta-feira (27), a Trensurb publica mais versos do projeto Poemas, Trilhos e Trens.  A iniciativa divulga, mensalmente, poesias – ou seus fragmentos – que falam sobre o meio de transporte ferroviário junto de fotografias de trens e estações da Trensurb. O objetivo é levar mais arte ao cotidiano dos usuários do metrô. Os poemas são veiculados no Canal Você – que conta com monitores nos trens e estações – e nos perfis da Trensurb e do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca do metrô – nas redes sociais. Desta vez, o poema selecionado é Noturno, de Oswald de Andrade.
 
Um dos organizadores do projeto, o poeta e assessor da Trensurb, Élvio Vargas, afirma que o projeto “levará aos viajantes do trem, vários fragmentos poéticos de poetas que escreveram sobre este meio de transporte - tão antigo e sempre atual. Em nossos espaços eletrônicos que os entretém nas viagens, eles conhecerão vários poetas recitando seus poemas”.
 
Entre os poemas selecionados para a iniciativa, há obras de Oswald de Andrade, Felipe de Oliveira, Antônio Sales, Ernesto Wayner, Jomar Morais Souto e Mario Quintana. As fotos que os acompanham são de autoria de Élvio Vargas, Jânio Ayres, Bárbara Cezimbra e Patrick Bragé.
 
Uma biblioteca no metrô
 
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h. Ambas oferecem serviço gratuito de empréstimo de livros. Ampliado somente por meio de doações, o acervo do EMLsT conta com 9 mil exemplares (dos quais cerca de 2 mil estão na unidade hamburguense), disponíveis para os 7,5 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 542paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=6028&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000