Home Página Inicial > Notícias > MINISTRO DAS CIDADES VISITA TRECHO EXPERIMENTAL DO AEROMÓVEL EM PORTO ALEGRE

MINISTRO DAS CIDADES VISITA TRECHO EXPERIMENTAL DO AEROMÓVEL EM PORTO ALEGRE

14.11.2006

Acompanhado pelas direções da Trensurb e da Infraero/RS, Marcio Fortes de Almeida conheceu o projeto que pode virar a ligação entre a Estação Aeroporto da Trensurb e o Aeroporto Salgado Filho.

O ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida, visitou na manhã desta terça-feira, 14, o projeto experimental do aeromóvel, na avenida Loureiro da Silva, em Porto Alegre (RS). O objetivo foi o de conhecer, com maior profundidade, esta modalidade de transporte, que já vem sendo analisada por técnicos da Trensurb e da Infraero como uma alternativa para interligar o Aeroporto Salgado Filho e a Estação Aeroporto do metrô gaúcho, distantes cerca de um quilômetro. A apresentação das características técnicas do Aeromóvel ao ministro foi feita pelo engenheiro Oscar Coester, criador do projeto. "O sistema permite mais rapidez e conforto aos passageiros, diminuindo a necessidade do uso de automóvel nesse trajeto", destaca o ministro. “A Trensurb já está estudando a viabilidade do projeto.”, concluiu. O presidente da Trensurb, Marco Arildo, e o superintendente adjunto da Infraero, Marco Aurélio Franceschi, acompanharam a vistoria.

O aeromóvel utiliza tecnologia brasileira e tem baixo custo de implantação e operação na comparação com outros meios de transporte. Outro benefício é a utilização de gás natural, sem emissão de gases poluentes na atmosfera, além da contribuição para melhoria do uso do espaço urbano. O baixo nível de ruídos e o reduzido impacto visual também são características do aeromóvel. O primeiro aeromóvel comercial foi implantado em 1989, na Indonésia. Uma linha-piloto opera em Porto Alegre desde 1983.

Depois da visita ao Aeromóvel, o ministro fez uma inspeção nas obras da Estação Mercado da Trensurb, localizada na praça Revolução Farroupilha, na região central de Porto Alegre. “Tenho certeza de que esta obra terá um valor inestimável para a revitalização do Centro da cidade.”, comentou o ministro. A previsão é de que as obras na praça e as adequações nos principais acessos, que inclui a construção de rampas e coberturas sobre as entradas e a instalação de elevador e escadas rolantes, estejam concluídas em até seis meses.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 496paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=825&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000