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TRENSURB APRESENTA SEU BALANÇO SOCIAL 2005

23.11.2006

Em 2005 deixaram de ser realizadas 938 mil viagens de ônibus ao centro de Porto Alegre. Esta e outras informações estão no relatório da empresa.

Em 2005, a Trensurb completou 20 anos de operação. Desde 1985, transportou 773,6 milhões de passageiros. A informação foi prestada pelo diretor-presidente da empresa, Marco Arildo Cunha, durante a apresentação do Balanço Social 2005 da Trensurb a autoridades, funcionários, fornecedores, contratados e imprensa, na manhã de hoje, quinta-feira, 23, em café da manhã no Restaurante Marco Zero, no Mercado Público. O balanço, que sempre é apresentado no primeiro semestre de cada ano, só foi lançado agora devido aos impedimentos da lei em ano eleitoral. Arildo destacou também as mudanças na gestão da empresa, os benefícios ambientais e os programas sociais que são mantidos pela Trensurb.

"Nos 20 anos de existência, 2005 foi o ano em que a empresa apresentou os seus melhores resultados, com 44% de cobertura dos seus gastos contra 33% de média nos anos anteriores - em 2006, deverá fechar em torno de 50,2% de cobertura - e uma pesquisa revelando uma satisfação geral dos usuários de 96,75%, índice que em se tratando de empresa de serviços é um resultado fantástico. Na preservação do meio ambiente, destacamos que deixaram de acontecer, em razão da existência da Trensurb, 938 mil viagens de ônibus ao Centro de Porto Alegre, determinando uma economia de 9,6 milhões de litros de óleo diesel e uma redução na emissão de poluentes na atmosfera na ordem de 3.613 toneladas, poupando a natureza. Também foram evitados um número incontável de acidentes e engarrafamentos de trânsito", disse Arildo.

O diretor-presidente da Trensurb comentou, ainda, que "O atual modelo de gestão começou a marcar um novo perfil para o futuro da Trensurb como empresa pública, pois é necessário fazer o melhor com o menor custo possível, pois toda a economia que fizermos, é o recurso que permitirá a União investir em saúde, educação e segurança, por exemplo. Além disto, qualificamos a gestão de pessoal, alcançando uma queda nas ações trabalhistas, que, este ano, caiu para praticamente zero".

A publicação do Balanço Social 2005 da Trensurb, em formato de revista, possui 32 páginas, e será distribuída a todos os públicos que interagem com a empresa e que contribuíram para a realizações de ações sociais. Entre os diversos itens que compõem a publicação, é destacado ainda o benefício tarifário que a empresa oferece à população da Região Metropolitana, que variou entre 43,6% e 63,9% de economia por viagem. O relatório traz, ainda, os números das tradicionais campanhas e programas desenvolvidos pela empresa: Programa Estação Educar, as campanhas do Agasalho e Volta às Aulas, o Programa Futuro Usuário, o Programa de Estágios no ensino médio e superior, o Programa Feira nas Estações, a Arrecadação de Alimentos e ações de apoio a programas de saúde do Estado e dos municípios. Também estão apontados os números dos investimentos dirigidos ao público interno, que beneficiam seus trabalhadores nas áreas da saúde, meio ambiente, previdência, segurança e higiene no trabalho e no aperfeiçoamento profissional e os projetos da empresa para o futuro, entre eles a extensão para Novo Hamburgo e a implantação de uma linha de metrô em Porto Alegre.

Clique aqui para ver na íntegra

Crédito das imagens: Marco Antonio Filho

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