Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB REALIZA TESTES COM CANDIDATOS AO ESTAÇÃO EDUCAR 2007

TRENSURB REALIZA TESTES COM CANDIDATOS AO ESTAÇÃO EDUCAR 2007

24.11.2006

Lista dos aprovados nos testes será divulgada pela empresa na terça-feira, 28.

A Trensurb concluiu hoje, sexta-feira, 24, os testes psicotécnicos com os 120 jovens aprendizes sorteados entre os 690 inscritos para o Programa Estação Educar 2007. Os estudantes foram divididos em duas turmas de 60 para o início do processo de seleção do grupo dos 37 que serão contratados para o ano que vem, através de um sistema de cotas que prevê 50% destas vagas para mulheres e também para negros. Além destes, três vagas serão ocupadas por indicações do Ministério Público, entre adolescentes em conflito com a lei. Outras dez vagas estão reservadas para os aprendizes de 2006 que, no próximo ano, realizarão cursos de iniciação profissional nas escolas do Serviço Nacional da Indústria (Senai), em Porto Alegre e Canoas. Ao todo, são 50 vagas.

Para o diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, "esse programa tem o reconhecimento nacional, foi o vencedor do Prêmio Nacional da ANTP (Associação Nacional de Transporte Público) de Marketing, na área de Responsabilidade Social. É um programa social de uma empresa pública que muito nos orgulha. Aqui os jovens têm o primeiro contato com o mundo profissional. Todos que passam por aqui, nunca mais esquecem a Trensurb".

O Estação Educar é a ação social de maior relevância para a Trensurb, pois mobiliza e envolve diversos públicos com os quais a empresa convive, desde funcionários e acionistas, até fornecedores e comunidade. Anualmente, desde 2003, a empresa contrata como menores aprendizes, 50 adolescentes na faixa etária entre 15 e 16 anos, matriculados em escolas públicas, cursando a 7ª ou 8ª série do ensino fundamental e cujas famílias tenham um rendimento máximo de meio salário mínimo por pessoa. Os jovens recebem a oportunidade de introdução ao mundo do trabalho e um contato com uma variedade de atividades que complementem sua educação formal, lhes habilitando a se tornarem multiplicadores de tais conhecimentos em suas comunidades, estimulando, assim, a geração de renda.

Os adolescentes contratados desenvolvem as atividades na empresa, de março a dezembro, durante o turno inverso ao da escola, sendo requisito básico para sua permanência no Programa, a comprovação da freqüência e desempenho escolar. Durante este período, recebem, mensalmente, o valor correspondente à metade do salário mínimo, vale-transporte e gratuidade no uso do metrô, alimentação no restaurante da empresa (café manhã ou tarde e almoço), atendimento médico, odontológico e acompanhamento psicológico e pedagógico.

Entre as atividades desenvolvidas pelos adolescentes do Estação Educar, estão a realização de cursos básicos de informática e de edificação, além do contato com o trabalho desenvolvido nos diversos setores da Trensurb, acompanhados por empregados que desempenham o papel de monitores. Participam, também, de atividades esportivas e oficinas de aprendizado alternativo, tais como curso de reciclagem de papel, técnicas de serigrafia, estética afro, entre outros. Paralelo a tudo isto, a empresa desenvolve trabalhos coletivos, inclusive com familiares, quando há discussões sobre temas de atualidade para os jovens, como sexualidade e drogas.

O Programa Estação Educar recebeu, neste ano, da Bienal de Marketing da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), o reconhecimento de ser uma das três principais experiências no País na categoria Marketing de Responsabilidade Social. Em 2004, o Programa já havia conquistado a premiação "Construtores da Paz" da Assembléia Legislativa do RS, quando da realização da campanha "Paz é a gente que faz."

Próximas etapas do processo:
- disa 23 e 24/novembro/2006 - testes psicotécnicos com os 120 pré-selecionados, com divulgação do resultado no dia 28/novembro/2006.
- 04 a 08/dezembro/2006 - dinâmicas de grupo.
- de 12 a 15/dezembro/2006 - entrevistas individuais.
- dia 18/dezembro/2006 - divulgação da lista final de selecionados.
Início do programa:
- Previsão: 26/março/2007.
Mais informações sobre o Programa Estação Educar pelo telefone (51) 2129-8570, Setor de Seleção e Treinamento da Trensurb.

Foto - Marco Antonio Filho

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=837&sitemapPage=434567de 492paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=837&sitemapPage=6

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000