Home Página Inicial > Notícias > PASSAGEIROS DA TRENSURB PARTICIPAM DE PESQUISA DE EMBARQUE E DESEMBARQUE

PASSAGEIROS DA TRENSURB PARTICIPAM DE PESQUISA DE EMBARQUE E DESEMBARQUE

29.11.2006

Pesquisa prosseguirá nesta quinta-feira, 30. Informações coletadas servirão para empresa melhorar os serviços oferecidos aos usuários.

Todos os usuários que passaram ontem, terça-feira, 28, pelas 17 estações do metrô, participaram da Pesquisa de Embarque e Desembarque realizada pela Trensurb. Cerca de 120 pesquisadores da empresa de consultoria Logit Mercosul realizaram, durante todo o horário de operação do metrô, das 5h às 23h20, a contagem dos passageiros. O trabalho prossegue amanhã, quinta-feira, 30, com a segunda etapa do processo, que prevê entrevistas e a contagem dos usuários que são isentos do pagamento de passagem no sistema. .A Logit Mercosul venceu processo licitatório para a execução do trabalho no mês passado por um valor de R$ 59 mil. Os resultados finais serão entregues em seis semanas.

Ontem, no primeiro dia da pesquisa, o objetivo foi identificar a origem dos embarques e o destino dos desembarques. Para isto, cada usuário do metrô, quando entrou no sistema, recebeu um cartão assim que cruzou a linha de bloqueios (catracas). Este cartão era depositado em uma urna na estação de destino, logo após a linha de bloqueios. Durante o dia, pesquisadores identificados também realizaram entrevistas com usuários, por amostragem, nas plataformas de embarque e desembarque de todas as estações, para verificar os percentuais de passageiros que utilizam exclusivamente o metrô para seu transporte e aqueles que utilizam qualquer uma das 163 integrações que a Trensurb possui com os ônibus.

No segundo dia, amanhã, quinta-feira, 30, o objetivo principal da pesquisa será de contagem da quantidade de passageiros que circulam nas estações e plataformas nos horários de pico, a fim de identificar os trechos mais críticos. Além disto, também haverá uma contagem e a classificação dos usuários que são isentos do pagamento devido algum tipo de gratuidades oferecida (idosos, portadores de necessidades especiais, profissionais em serviço, entre os quais policiais, oficiais de justiça etc.).

Segundo o gerente de Mobilidade Urbana da Trensurb, Sidemar Francisco da Silva, coordenador do trabalho, o resultado da pesquisa servirá para a empresa redimensionar seus serviços, conforme a atual demanda de usuários. A última pesquisa realizada pela Trensurb com esse objetivo foi feita em 1993, sendo que as estações Unisinos e São Leopoldo foram inauguradas após aquele ano, respectivamente, em 1997 e 2000. "A participação dos usuários é fundamental e, a partir das necessidades constatadas, a empresa poderá aprimorar a prestação dos seus serviços, como, por exemplo, a quantidade de de trens para cada horário. ", explica Sidemar.

Foto - Marco Antonio Filho

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 490paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=842&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000