Home Página Inicial > Notícias > TREM DO SAMBA REUNIU DESTAQUES E BATERIAS DAS ESCOLAS DA REGIÃO METROPOLITANA

<i>TREM DO SAMBA</i> REUNIU DESTAQUES E BATERIAS DAS ESCOLAS DA REGIÃO METROPOLITANA

04.12.2006

No Dia Nacional do Samba, sábado passado, 02, usuários da Trensurb se integraram às comemorações durante a manhã.

Em sua segunda edição, o "Trem do Samba", uma parceria entre a Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul (Aecpars), a Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre e a Trensurb, partiu sábado, 2, às 10h30, da Estação Mercado, com cerca de 150 carnavalescos, entre os quais vários destaques das escolas da Região Metropolitana. Antes do embarque, a bateria formada por vários integrantes das Escolas de Samba contagiou os usuários que chegavam e saíam no saguão da Estação Mercado, que paravam para ver a apresentação. Alguns usuários não resistiram e caíram no samba.

Durante a viagem de 41 minutos até a Estação São Leopoldo, o "Trem do Samba" foi ficando cada vez mais animado, com o embarque de mais integrantes de outras entidades nas estações Niterói/UniRitter (Acadêmicos de Niterói), na Canoas/LaSalle (Unidos do Guajuvira) e em Sapucaia pelos componentes da Escola Unidos do Capão. Os usuários e participantes do "Trem do Samba" foram recepcionados, no saguão da Estação São Leopoldo, pelos destaques da Escola de Samba Império do Sol e Imperatriz Leopondense, daquela cidade, e Protegidos da Princesa Isabel, de Novo Hamburgo. Após apresentação no saguão da Estação São Leopoldo, o retorno do "Trem do Samba" para Porto Alegre.

A idéia de estabelecer um dia para homenagear o samba surgiu no encerramento do I Congresso Nacional, realizado entre os dias 28 de novembro e 2 dezembro de 1962, consagrando o Dia do Samba. Criada por decreto-lei, a data é o reconhecimento aos artistas e a todos aqueles que, ao longo de muitos anos, fizeram do Carnaval a maior expressão da cultura popular brasileira.

Em Porto Alegre, desde 2005, o Dia Nacional do Samba é comemorado durante 24 horas, com várias atrações em diversos pontos da Capital. A exceção acontece na Trensurb, que presta homenagem através do "Trem do Samba" em cinco municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, abrangendo, ainda, usuários de mais dez cidades que possuem integração metrô/ônibus: Araricá, Campo Bom, Capela de Santana, Dois Irmãos, Sapiranga, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Parobé e Taquara.

Fotos: Marisa Ribeiro

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 494paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=849&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000