Home Página Inicial > Notícias > MINISTRO DAS CIDADES DIPLOMOU 38 JOVENS DO PROGRAMA ESTAÇÃO EDUCAR DA TRENSURB

MINISTRO DAS CIDADES DIPLOMOU 38 JOVENS DO PROGRAMA ESTAÇÃO EDUCAR DA TRENSURB

18.12.2006

Marcio Fortes de Almeida participou da solenidade que aconteceu na tarde da segunda-feira, 18, no auditório da empresa.

O ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida, participou hoje, 18, do encerramento das atividades do Programa Estação Educar 2006 da Trensurb, entregando os diplomas de conclusão para os 38 jovens aprendizes contratados pela empresa neste ano. O Programa Estação Educar é a principal ação desenvolvida anualmente pela empresa, na área da Responsabilidade Social, pois mobiliza e envolve diversos públicos com os quais a empresa convive, desde funcionários e acionistas, até fornecedores e comunidade.

Anualmente, desde 2003, a empresa contrata como menores aprendizes, 50 adolescentes na faixa etária entre 15 e 16 anos, matriculados em escolas públicas, cursando a 7ª ou 8ª série do ensino fundamental e cujas famílias tenham um rendimento máximo de meio salário mínimo por pessoa. Os jovens recebem a oportunidade de introdução ao mundo do trabalho e um contato com uma variedade de atividades que complementem sua educação formal, lhes habilitando a se tornarem multiplicadores de tais conhecimentos em suas comunidades, estimulando, assim, a geração de renda.

Os adolescentes contratados desenvolvem as atividades na empresa, de março a dezembro, durante o turno inverso ao da escola, sendo requisito básico para sua permanência no Programa, a comprovação da freqüência e desempenho escolar. Durante este período, recebem, mensalmente, o valor correspondente à metade do salário mínimo, vale-transporte e gratuidade no uso do metrô, alimentação no restaurante da empresa (café manhã ou tarde e almoço), atendimento médico, odontológico e acompanhamento psicológico e pedagógico.

Durante a cerimônia, o ministro Marcio Fortes de Almeida fez um pedido a todos os jovens: "aqui na Trensurb, vocês tiveram uma oportunidade ímpar. Aproveitem tudo o que aprenderam em sua vida profissional. é para a frente que se anda.". Já o diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, lemqrou que "esse é um programa social reconhecido nacionalmente, de uma empresa pública, o que muito nos orgulha. Aqui os jovens têm o primeiro contato com o mundo profissional. Todos que passam por aqui, nunca mais esquecem a Trensurb".

CURSOS
Entre as atividades desenvolvidas pelos adolescentes do Estação Educar, estão a realização de cursos básicos de informática e de edificação, além do contato com o trabalho desenvolvido nos diversos setores da Trensurb, acompanhados por empregados que desempenham o papel de monitores. Participam, também, de atividades esportivas e oficinas de aprendizado alternativo, tais como curso de reciclagem de papel, técnicas de serigrafia, estética afro, entre outros. Paralelo a tudo isto, a empresa desenvolve trabalhos coletivos, inclusive com familiares, quando há discussões sobre temas de atualidade para os jovens, como sexualidade e drogas.
O Programa Estação Educar recebeu, neste ano, da Bienal de Marketing da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), o reconhecimento de ser uma das três principais experiências no País na categoria Marketing de Responsabilidade Social. Em 2004, o Programa já havia conquistado a premiação "Construtores da Paz" da Assembléia Legislativa do RS, quando da realização da campanha "Paz é a gente que faz".

Para 2007, o Programa Estação Educar teve 690 adolescentes inscritos; 120 sorteados fizeram os testes psicotécnicos no dia 23 de novembro. O processo de seleção definirá os 37 jovens, através de um sistema de cotas que prevê 50% destas vagas para mulheres e também para negros. Além destes, três vagas serão ocupadas por indicações do Ministério Público, entre adolescentes em conflito com a lei. Outras dez vagas estão reservadas para os aprendizes de 2006 que, no próximo ano, realizarão cursos de iniciação profissional nas escolas do Serviço Nacional da Indústria (Senai), em Porto Alegre e Canoas. Ao todo, são 50 vagas.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 487paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=866&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000