Atividade busca oferecer às usuárias do metrô acolhimento e informações sobre seus direitos, principalmente em relação à Lei Maria da Penha.
Na próxima sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Estação Mercado da Trensurb recebe mais uma edição do Estação Themis, iniciativa da ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos. Das 8h às 17h, voluntárias da organização realizarão distribuição de material informativo, oferecendo às usuárias do metrô acolhimento e informações sobre seus direitos, principalmente em relação à Lei Maria da Penha, procurando orientá-las sobre casos de violência doméstica e familiar.
Busca pela igualdade e combate à violência de gênero
Sistematicamente, a Trensurb participa de campanhas e atividades pela igualdade de gênero e o fim da violência contra as mulheres. Em 2013, a empresa formou um grupo de trabalho com o objetivo de discutir e expandir, no ambiente da Trensurb, a promoção da igualdade de gênero e a prevenção e o combate a todas as formas de violência contra as mulheres. No mesmo ano, a estatal aderiu ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, iniciativa do governo federal que busca promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres, e diferentes raças e etnias por meio do desenvolvimento de novas concepções na gestão de pessoas e nas culturas organizacionais. Em 2015, a empresa aderiu ao movimento mundial ElesPorElas, da ONU Mulheres, e, em 2017, ao Comitê Gaúcho Impulsor do movimento.
A parceria com a ONG Themis vem desde 2016, ano em que a Estação Mercado recebeu três edições do Estação Themis. O projeto foi retomado em abril do ano passado, com um edição do Estação Themis alusiva ao Dia da Empregada Doméstica.