Home Página Inicial > Notícias > SAMBA DO IRAJÁ DÁ INÍCIO ÀS COMEMORAÇÕES DE ANIVERSÁRIO DO ESPAÇO MULTICULTURAL LIVROS SOBRE TRILHOS

SAMBA DO IRAJÁ DÁ INÍCIO ÀS COMEMORAÇÕES DE ANIVERSÁRIO DO ESPAÇO MULTICULTURAL LIVROS SOBRE TRILHOS

09.12.2019

Biblioteca da Trensurb completa 11 anos de atividades no dia 15. Programação comemorativa especial segue até o dia 18.

No fim da tarde da última sexta-feira (6), com mais uma atividade do projeto Estação Cultural, a Trensurb deu início à programação de aniversário do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT), biblioteca mantida pela empresa metroviária, com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo. Na ocasião, o grupo Samba do Irajá trouxe muita música e dança à Estação Mercado, com uma roda de samba para os usuários do metrô que passavam pelo local e resolveram parar para ouvir. Todos os meses, o projeto Estação Cultural busca levar mais cultura ao dia a dia dos usuários do metrô, além de divulgar os serviços do EMLsT. A programação de aniversário da biblioteca, que completa 11 anos de atividades no dia 15, segue até 18 de dezembro.
 
Usuário do metrô, Steve, de 29 anos, juntou-se à roda de samba e aprovou o projeto: “Eu acho divertido. Depois de um dia de trabalho, tu podes passar por aqui e já iniciar um final de semana muito bom”. A estudante Magda, 46, que estava de passagem, também gostou da música: “Eu só não vou ficar mais porque tenho prova na faculdade, mas adorei a iniciativa”.
 
Jesus Machado, integrante do Samba do Irajá, diz que a experiência de tocar na estação é parecida com a realidade de um teatro: “O público é muito diversificado. Ver o pessoal compartilhando com a gente, cantando junto, foi muito gratificante”.
 
11 anos de democratização da leitura
 
Localizado originalmente na plataforma de embarque da Estação Mercado do metrô, o EMLsT ganhou uma unidade adicional em março deste ano, no saguão da Estação Novo Hamburgo. Com um catálogo de 9,5 mil exemplares (dos quais cerca de 2 mil estão na unidade hamburguense), a biblioteca oferece serviço gratuito de empréstimo de livros. O acervo é ampliado somente através de doações. “Por meio do EMLsT, a Trensurb assume um importante papel de facilitar o acesso ao livro e à literatura, mas também vai além disso, promovendo oficinas, exposições, mediações de leitura e outras atividades culturais”, afirma o gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Jânio Ayres. Para ele, “prestar esse serviço é um privilégio”. Ayres destaca ainda a importância de parceiros que contribuem com as atividades do espaço, como o Banco de Livros e a Câmara Rio-Grandense do Livro – aos quais o gerente agradece.
 
A programação de aniversário do EMLsT segue nesta terça-feira (10), às 17h30, na unidade Mercado do Espaço Multicultural, com evento de lançamento do livro Em Busca do Ser, da metroviária Ivone Aretz. Ivone é mestra Reiki, promotora de saúde integral e estudante da espiritualidade e das plantas medicinais. Em seu segundo livro, procura auxiliar o leitor a buscar em si a sua própria essência, a sua verdade e despertar para o amor incondicional.
 
No dia 16, às 14h, acontece atividade do projeto Livros Livres, com uma ação de bookcrossing no interior de trens que partirão da Estação Mercado. No dia 17, também às 14h, a mesma atividade ocorre em trens partindo da Estação Novo Hamburgo. O bookcrossing consiste em se deixar livros em locais públicos para que alguém os encontre e, após a leitura, possa passá-los novamente adiante.
 
No dia 18, das 13h às 18h, o saguão da Estação Mercado recebe uma feira de troca de livros. Para participar, basta levar um livro em boas condições e trocá-lo por outro.
 
Como parte das comemorações, as duas sócias do Espaço Multicultural que mais retiraram livros ao longo do ano também foram homenageadas, recebendo o “Certificado de Amigo” do EMLsT.
 
Serviço
 
Programação comemorativa ao aniversário de 11 anos do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT)
 
• 10/12, às 17h30 – lançamento do livro Em Busca do Ser, da metroviária Ivone Aretz, na unidade Mercado do EMLsT
• 16/12, às 14h – ação de bookcrossing em trens partindo da Estação Mercado
• 17/12, às 14h – ação de bookcrossing em trens partindo da Estação Novo Hamburgo
• 18/12, das 13h às 18h – feira de troca de livros, no saguão da Estação Mercado 
 
Foto: Amanda Barros/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 512paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=5472&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000