Home Página Inicial > Notícias > ESTAÇÃO CULTURAL: TRENSURB CONCLUI OFICINA PARA ESCRITORES INICIANTES

ESTAÇÃO CULTURAL: TRENSURB CONCLUI OFICINA PARA ESCRITORES INICIANTES

01.11.2019

No módulo final, escritora Selene Fagundes tratou do processo criativo numa obra de não ficção.

Na tarde de quinta-feira (31), a Trensurb, por meio do projeto Estação Cultural, promoveu o segundo e último módulo da oficina A jornada do escritor iniciante, realizado na unidade Mercado do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT) e ministrado pela autora Selene Fagundes. Na ocasião, Selene falou sobre o processo criativo numa obra de não ficção, tratando de fontes de inspiração e de informação, das diversas formas e linguagens que podem ser utilizadas, do suporte fornecido por consultores para autores independentes, entre outros temas. A escritora falou ainda sobre seu livro Famiglia e Outras Crônicas, lançado no ano passado, e apresentou alguns trechos. Também procurou deixar uma mensagem aos participantes sobre algo que considera fundamental: “Manter o bom humor”. Para Selene, “foi muito interessante a oportunidade de falar em um local aberto, onde o público pode se interessar, entrar e participar”. Ela completa: “Pensei que não haveria interesse por parte de quem está apressado, indo para o trabalho ou voltando para casa”. Porém, além dos participantes inscritos, diversos usuários do metrô pararam para escutar a fala da autora.
 
A oficina foi uma atividade do projeto Estação Cultural, que, regularmente, promove atividades artístico-culturais nas unidades do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, biblioteca da Trensurb que funciona nas estações Mercado e Novo Hamburgo. O objetivo do projeto é promover o acesso à cultura para os usuários do metrô e chamar a atenção para os serviços do Espaço Multicultural. A programação conta com apresentações musicais, de dança, teatrais, saraus, oficinas, entre outras manifestações artísticas e culturais. No primeiro módulo da oficina, realizado no dia 24, a escritora Camila Escobar deu dicas sobre como escrever e publicar um livro.
 
Gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Jânio Ayres afirma: “Avalio que os dois módulos da oficina foram bastante esclarecedores e instigantes para aqueles que buscam alçar o vôo de uma publicação. As duas autoras, coincidentemente ou não, afirmaram que é preciso vencer o medo quando se tem um objetivo e uma mensagem”. Ayres declara ainda que “foi sensacional ver o EMLsT realizar esse evento, em dois módulos, e chamar a atenção dos usuários desse espaço cultural, que oportuniza ir além do acesso ao livro”.
 
A oficineira
 
Selene Fagundes é relações-públicas, ex-presidente do conselho profissional regional e ex-professora da Unisinos e da UFRGS. Por dois anos, participou de uma oficina literária e, atualmente, cursa pós-graduação em Psicologia Positiva. Em Famiglia e Outras Crônicas, ela traz uma coleção de histórias sobre três gerações do lado feminino de sua família, revelando suas semelhanças e diferenças.
 
Biblioteca no metrô
 
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, na plataforma de embarque da Estação Mercado, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos ganhou uma unidade adicional no saguão da Estação Novo Hamburgo em março deste ano. Ampliado somente por meio de doações, o acervo conta com cerca de 8 mil exemplares (dos quais 2,3 mil estão na unidade hamburguense). Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se gratuitamente, indo até uma das unidades e apresentando documento de identificação, CPF e comprovante de endereço. O horário de funcionamento de ambas as unidades é das 12h às 18h, nos dias úteis.
 
Foto: Wellington Marques/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 495paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=5448&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000