Home Página Inicial > Notícias > EFETIVO REDUZIDO AFETA SERVIÇOS DO METRÔ

EFETIVO REDUZIDO AFETA SERVIÇOS DO METRÔ

23.03.2020

Número reduzido de operadores de trens faz com que intervalo entre viagens da Trensurb seja de 30 minutos. Efetivo nas estações também é menor que o ideal.

Nesta segunda-feira (23), a Trensurb opera com intervalos de 30 minutos entre viagens – somente com trens acoplados (composições de oito carros, ao invés dos quatro usuais). Isso ocorre por conta do baixo efetivo em função da dispensa de empregados no grupo de risco da Covid-19 (60 anos de idade ou mais, portadores de doenças crônicas, etc.). Esse intervalo também deve ser mantido durante o funcionamento do metrô amanhã.
 
Anteriormente, a empresa havia elaborado uma estratégia para operar com intervalo de 12 minutos, o que não foi possível por conta do efetivo reduzido. Para cumprir a tabela horária normal, com intervalos que chegam a quatro minutos durante o pico da tarde, seriam necessários 35 operadores de trens, porém há apenas 11 disponíveis no momento.
 
Além disso, mesmo com a demanda reduzida, seriam necessários pelo menos 61 agentes metroviários de estações e 26 agentes da segurança metroviária para o atendimento ideal ao público usuário. No momento, são apenas 35 agentes metroviários e 24 seguranças.
 
Vale lembrar que o isolamento é a medida mais efetiva para evitar a propagação do coronavírus, portanto é importante que todos que possam permanecer em suas residências o façam e deixem que o transporte público seja utilizado preferencialmente para o deslocamento de pessoas que atuam em atividades essenciais. Em caso de necessidade extrema de uso do metrô, recomenda-se que se opte pelos horários de menor movimento.
 
Foto: Welligton Marques/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 505paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=5524&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000