Home Página Inicial > Notícias > ANTOLOGIA DIGITAL DA POESIA GAÚCHA: POEMAS DE ROMAR BELING SÃO DESTAQUE EM PROJETO DA TRENSURB

ANTOLOGIA DIGITAL DA POESIA GAÚCHA: POEMAS DE ROMAR BELING SÃO DESTAQUE EM PROJETO DA TRENSURB

12.08.2021

Desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, a biblioteca da Trensurb, projeto lança, na segunda-feira (16), novos vídeos com poemas declamados pelo autor.

Na próxima segunda-feira (16), a Antologia Digital da Poesia Gaúcha lança novos vídeos de poemas de Romar Beling. O projeto é desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca da Trensurb –, que, desde outubro de 2020, promove a publicação quinzenal de vídeos de poetas gaúchos declamando suas poesias. O material é publicado no site e redes sociais da empresa (FacebookTwitterInstagram e YouTube) e da biblioteca (Facebook e Instagram). Também é veiculado nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações), um dos apoiadores do projeto. A Antologia tem apoio ainda da Academia Rio-Grandense de Letras e do Instituto Estadual do Livro.

“Entendo que essa foi uma iniciativa muito feliz, tanto pela idealização da forma de divulgação de poesia nesse ambiente específico quanto pela parceria estabelecida”, afirma Beling. “Nesse período tão marcado pela pandemia, e que inviabilizou muitas das atividades que proporcionariam mais exposição, com ações presenciais, projetos como o da Antologia Digital da Poesia Gaúcha permitem que um público mais amplo e eclético tenha contato com essa forma de expressão que é a poesia. E o fato de essa ação reunir nomes já consagrados com outros, talvez menos conhecidos da população, é igualmente uma forma de congraçamento e de aproximação entre gerações e diferentes vozes autorais. Uma iniciativa muito louvável, que, torço, possa vir a inspirar outros organismos, e me sinto honrado e lisonjeado por dela fazer parte”, completa o autor.

Natural de Linha dos Pomeranos, na região serrana de Agudo, Romar Rudolfo Beling nasceu em 24 de julho de 1969. Desde 1988, está radicado em Santa Cruz do Sul, onde há cerca de 30 anos atua no jornalismo junto à Gazeta Grupo de Comunicações. Graduado em Letras, é especialista em Literatura e mestre em Letras – Leitura e Cognição. Professor, editor, escritor, cronista e poeta, foi editor da Editora Gazeta e atualmente é diretor de Conteúdo Multimídia da Gazeta Grupo de Comunicações. Publicou os livros: A história de muita gente, livro alusivo aos 50 anos da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e à presença histórica do tabaco na história mundial; Terra de bravos: imigração alemã no Brasil 180 anos, de 2007; Noites em chamas, sua estreia em livro de poesia, em 2011; Uma poética da memória: o holocausto na obra de Jorge Semprum, ensaio, publicado em 2011; Trinta e seis: fotos com poesia, livro que mescla poemas com fotos do fotógrafo Lula Helfer e que teve ainda poemas de Mauro Ulrich e Daniela Damaris Neu, publicado em 2013; as antologias Nem te conto I, II e II, que organizou em conjunto com o professor Rudinei Kopp, entre 2012 e 2014; e A felicidade de estar vivo, segundo livro de poesia, em 2017. Além disso, tem artigos e ensaios publicados em revistas e livros, além de ter colaborado com poemas e crônicas em coletâneas e antologias.

Uma biblioteca no metrô

Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h. Ambas oferecem serviço gratuito de empréstimo de livros – seguindo os protocolos de segurança necessários em função da Covid-19. Ampliado somente por meio de doações, o acervo conta com 9 mil exemplares (dos quais cerca de 2 mil estão na unidade hamburguense), disponíveis gratuitamente para os mais de 7 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=5860&sitemapPage=212345de 533paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=5860&sitemapPage=4

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000