Home Página Inicial > Notícias > ESPAÇO MULTICULTURAL LIVROS SOBRE TRILHOS COMPLETA MAIS UM ANO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA LEITURA

ESPAÇO MULTICULTURAL LIVROS SOBRE TRILHOS COMPLETA MAIS UM ANO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA LEITURA

14.12.2021

Com sua unidade original inaugurada na Estação Mercado em 15 de dezembro de 2008, biblioteca da Trensurb oferece empréstimo gratuito de livros. Em março de 2019, unidade adicional foi criada na Estação Novo Hamburgo.

Nesta quarta-feira (15), o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT), a biblioteca da Trensurb, completa mais um ano de atividades. O Espaço foi inaugurado em 2008, na plataforma de embarque da Estação Mercado do metrô. Em março de 2019, foi criada uma unidade adicional no saguão da Estação Novo Hamburgo. Ambas as unidades oferecem serviço gratuito de empréstimo de livros. O acervo, ampliado somente por meio de doações, chega a 8,8 mil exemplares, disponíveis para os 7,5 mil sócios. Ao longo de 2021, já se somam mais de 870 empréstimos de livros. Desde a inauguração, foram mais de 77 mil empréstimos.
 
“Desde 2008, as atividades oferecidas nas estações foram acrescidas da opção das bibliotecas, cujo objetivo é permitir o acesso dos passageiros a livros, orientações e eventuais palestras, workshops que possam ser feitos”, afirma o diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto. “Esse funcionamento é muito positivo, foi prejudicado um pouco pela pandemia, mas agora está retornando e isso dá aos passageiros uma boa opção de lazer, informação e cultura nas duas estações onde elas estão disponibilizadas, Mercado e Novo Hamburgo”, completa.
 
Titular da Gerência de Comunicação Integrada da Trensurb – área da empresa responsável pela gestão da biblioteca –, Jânio Ayres afirma: “o Espaço Multicultural é resultado do trabalho em equipe de muitas pessoas que acreditam na importância desse projeto, assim como do apoio dos gestores da empresa”. Para Ayres, “é importante sempre ressaltar que a biblioteca da Trensurb cumpre um papel importante na busca pela democratização da leitura e para facilitar o acesso ao livro por parte dos usuários do metrô”. O gerente agradece ainda a parceria do Banco de Livros, parte da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, instituída pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). O Banco contribui com o projeto Livros Livres, que promove o compartilhamento de obras no interior de trens.
 
Para retirar livros gratuitamente no EMLsT, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h.
 
Ações do Espaço Multicultural
 
Durante a pandemia, workshops, apresentações, exposições e outras ações culturais presenciais deixaram de ser realizados pelo Espaço Multicultural. As próprias unidades da biblioteca ficaram fechadas neste ano, desde o fim de fevereiro até o final de maio. Alguns projetos, porém, foram criados ou adaptados para o meio digital. Foi o caso do Estação Cultural, que anteriormente contava com ações nas estações e, ao longo de 2020, passou a trazer lives com escritores, acadêmicos e artistas.
 
Iniciado em outubro de 2020 e prosseguindo até outubro de 2021, o projeto Antologia Digital da Poesia Gaúcha trouxe, às redes sociais de Trensurb e do EMLsT e aos monitores do Canal Você – presentes em estações e trens –, inicialmente, vídeos de poetas do estado declamando seus versos. Em um segundo momento, intitulado Leituras a Bordo, o projeto destacou poetas ligados ao regionalismo ou que foram marco na poesia sul-rio-grandense, declamados por seus pares. Ao todo, 25 poetas participaram da Antologia, que teve apoio da Academia Rio-Grandense de Letras, Instituto Estadual do Livro e Canal Você.
 
Anteriormente suspenso, o projeto Livros Livres, que conta com compartilhamento de exemplares no interior de trens, teve edições especiais no Dia do Leitor, em 7 de janeiro, e em 28 de outubro, numa ação alusiva ao Mês da Criança, com distribuição de livros infantis. No total, 270 livros foram compartilhados com os usuários do metrô nas duas ações.
 
Foto: Gabrielli Zanfran/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=5943&sitemapPage=87891011de 542paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=5943&sitemapPage=10

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000