Home Página Inicial > Notícias > COLETÂNEA DOS ARTISTAS GAÚCHOS: NOVO PROJETO DA TRENSURB DESTACA PRODUÇÃO DE ARTES VISUAIS NO ESTADO

COLETÂNEA DOS ARTISTAS GAÚCHOS: NOVO PROJETO DA TRENSURB DESTACA PRODUÇÃO DE ARTES VISUAIS NO ESTADO

11.01.2022

Lançamento acontece na segunda-feira (17), com divulgação de obras de Liana Timm nas redes sociais da empresa. 15 artistas, cada um com três obras, participarão da iniciativa.

Na próxima segunda-feira (17), a Trensurb lança um novo projeto cultural, a Coletânea dos Artistas Gaúchos. O objetivo é destacar a produção dos artistas visuais do estado, dando visibilidade ao seu trabalho para um público que não tem o hábito de frequentar os espaços tradicionais de exposição de arte. Os perfis nas redes sociais da Trensurb e do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca do metrô – irão divulgar, regularmente, três obras de cada um dos 15 artistas participantes do projeto. A curadoria da Coletânea é do poeta e assessor da Trensurb, Élvio Vargas, da artista multimídia Liana Timm e da professora Dione Detanico.

“Contabilizando mais de 200 mil seguidores em todas as nossas redes sociais e com as bem sucedidas lives realizadas no ano de 2020, acrescidas da Antologia Digital da Poesia Gaúcha e Leituras a Bordo – projetos estes que que contemplaram poetas consagrados e outros desconhecidos do grande público –, bem como as exposições Cidade do Meu Olhar e Polaroides: Céu Azul de Porto Alegre, lançaremos em janeiro a Coletânea dos Artistas Gaúchos”, declara Élvio Vargas, responsável pela curadoria da Antologia Digital e das lives do Estação Cultural e um dos curadores da nova Coletânea dos Artistas Gaúchos. “Assessorado pela competente curadoria da artista multimídia e poeta Liana Timm e da professora Dione Detânico, convidamos vários artistas visuais com trajetórias consagradas para formar este seleto grupo que, ao longo do ano, apresentará suas obras”, completa.

A primeira artista cujas obras serão destacadas é a própria Liana Timm, uma das curadoras do projeto. Segundo ela, os trabalhos escolhidos para a Coletânea foram criados durante a pandemia: “Fiz mais ou menos 100 desenhos e destaquei estes três por entender que eles contêm parte das características do meu estilo de criar. Contraste cromático e de ambientação bem como o diálogo das figuras humanas com o contexto do trabalho”. Artista multimídia, arquiteta, poeta e designer, Liana nasceu em Serafina Corrêa, no interior do estado, mas adotou Porto Alegre como seu lar. Liana tem mais de 40 livros publicados, cerca de 70 exposições individuais e participou de mais de 100 coletivas, recebendo diversos prêmios e, em 2008, o título de Cidadã Honorária de Porto Alegre, da Câmara Municipal. Dirige a Território das Artes Editora, especializada em artes visuais, literatura e ciências humanas. Foi uma das participantes da Antologia Digital da Poesia Gaúcha e realizou a exposição itinerante Cidade do Meu Olhar nos monitores dos trens e estações da Trensurb, bem como nos perfis da empresa nas redes sociais. Sobre sua atuação na curadoria da Coletânea, ela afirma: “Não é de hoje que crio projetos coletivos. Acho muito interessante incentivar colegas a conviverem juntos e ampliarem a visibilidade de suas produções. Este grupo que se formou tem a qualidade e a diversidade exatas para gerar a atenção do público”. Para Liana, o projeto “abre novo espaço de visibilidade para que a produção plástica visual do estado atinja mais pessoas”.

Os demais artistas que irão participar do projeto são: Graça Tirelli, Maria Clara Leiria dos Santos, Anico Herscowitz, Beatriz Balen Susin, Bernadete Conte, Carlos Wladimirsky, Clara Pechansky, Débora Irion, Graça Craidy, Mariza Carpes, Mirian Tolpolar, Rita Gil, Ubiratan Fernandes e Zoravia Bettiol. Para Élvio Vargas, “será uma iniciativa muito ousada, levar ao grande público, na forma virtual, em todos os nossos espaços, uma exposição com este elenco de artistas. Certamente será a primeira vez, para muitos, um contato visual que até então estava restrito aos livros, museus e à bienal. Será um trem – com viagens, letras e imagens –para todas as urbes”.

Arte: Liana Timm

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=5953&sitemapPage=87891011de 543paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=5953&sitemapPage=10

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000