Home Página Inicial > Notícias > CAMPANHA ETIQUETA URBANA TRENSURB TEM SUA ÚLTIMA INTERVENÇÃO DO ANO

CAMPANHA ETIQUETA URBANA TRENSURB TEM SUA ÚLTIMA INTERVENÇÃO DO ANO

18.09.2019

Divulgação de dicas de convivência no metrô segue por meio das redes sociais e da distribuição do guia da campanha.

Na manhã desta quarta-feira (18), a Trensurb realizou a última das intervenções nos trens da fase atual da campanha Etiqueta Urbana. Com a participação do ator e humorista Maikinho Pereira, interpretando o personagem Alípio Tchutchukinho, a ação iniciou-se às 9h, partindo da Estação Mercado e indo até a Estação Luiz Pasteur, passando por diferentes trens. Maikinho interagiu com os usuários do metrô e falou das dicas de boa convivência que a campanha busca propagar. O guia Etiqueta Urbana, contendo as dicas, também foi distribuído no interior dos trens.
 
Gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Jânio Ayres relata: “Temos recebido muitas reclamações dos usuários em relação a temas que são abordados na campanha: o sentar-se no chão, o uso dos bancos preferenciais, a mochila nas costas, ficar dentro do trem no desembarque, são algumas das principais queixas”. Ayres completa: “Esse feedback nos dá a certeza que a campanha tem chamado a atenção dos usuários e é relevante continuar trabalhando com esse tema para contribuir com o bem-estar de todos que utilizam o trem”.
 
Moradora de Canoas, Angela Machado é arquiteta e costuma pegar o trem duas vezes por semana. “Não abro mão de usar o trem para vir a Porto Alegre”, afirma. Presente na intervenção de hoje, ela avalia que a campanha é muito importante. “Muitas pessoas não têm respeito. Eu vejo isto: pessoas que não necessitam estarem sentadas em assentos prioritários, pessoas ocupando um espaço maior que o necessário”.
 
Ricardo Ávila não é usuário frequente do metrô, mas destaca que, quando usa o serviço, muitas vezes vê falta de respeito por parte dos passageiros: “Vejo muito desrespeito das pessoas, principalmente com os assentos preferenciais, as pessoas cada vez menos se preocupando com os outros. Sentam onde não devem e, quando chega alguma pessoa que necessita do assento, fingem que estão dormindo. Isso mostra muito do nosso caráter, devemos respeitar as pessoas”.
 
O ator Maikinho Pereira atuou na campanha pela quarta vez e afirma trabalhar nela com paixão: “Eu sempre me surpreendo positivamente fazendo as intervenções da campanha. Pela transformação que o projeto causa nas pessoas, isso me faz ser apaixonado pela campanha. E eu percebo que as pessoas estão mudando”. Maikinho avalia ainda que o humor tem a capacidade de ajudar os usuários a refletir sobre seu comportamento no metrô e buscar melhorá-lo.
 
Lançada originalmente em 2011, a campanha Etiqueta Urbana Trensurb chegou a sua oitava fase neste ano, ganhando também novos materiais gráficos e em vídeo, divulgados nos perfis da empresa nas redes sociais. As intervenções bem-humoradas nos trens tiveram seu encerramento, porém a campanha continua pelas redes sociais e ações de distribuição dos guias com as dicas acontecerão nos meses de setembro e outubro.
 
As dicas da campanha são as seguintes:
 
- não obstrua as portas e acomode-se ao longo dos carros;
- mantenha-se à direita nas escadas e ao entrar e sair dos trens;
- evite sentar-se no chão;
- respeite os bancos preferenciais;
- use fones de ouvido ao viajar escutando música;
- retire a mochila das costas;
- ao sentar, não invada o espaço alheio;
- jogue o lixo na lixeira;
- não se encoste na barra, segure-a somente com as mãos;
- não fique no trem no desembarque final;
- não ande de skate nas estações.
 
Foto: Angelo Pieretti/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5415&sitemapPage=112345de 496paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5415&sitemapPage=3

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000