Coletivo de Artes Galegos & Frangalhos/Laboratório-Escola de Arte Popular voltou a realizar performance no local, buscando também chamar atenção para exposição fotográfica.
Na tarde de segunda-feira (23), a plataforma de embarque da Estação Mercado da Trensurb recebeu a intervenção artística Ensaios sobre a Saudade, do Coletivo de Artes Galegos & Frangalhos/Laboratório-Escola de Arte Popular.
A performance trata das diversas formas da saudade. Nela, as estações de trem são usadas como uma metáfora da vida, das esperas, chegadas e despedidas. Essa foi a terceira apresentação do grupo na Estação Mercado – a primeira aconteceu em 5 de agosto.
Jussara Corrêa estava na plataforma do trem e acompanhou parte da apresentação. “Eu cheguei no final, mas achei lindo, foi uma declaração de amor e uma reconciliação de um casal, adorei”, conta.
A intervenção também teve o objetivo de divulgar a exposição fotográfica Laboratório-Escola de Arte Popular: arte-educação (des)construindo corpos, que fica em cartaz na unidade Mercado do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos até 31 de outubro. O Laboratório-Escola é um espaço de desenvolvimento humano criado pelo Coletivo Galegos & Frangalhos. Busca oferecer experiências artístico-culturais transdisciplinares, tomando as artes como ponto de partida para caminhos alternativos na educação e na aprendizagem. A exposição em cartaz traz fotografias do espaço e de sua história, suas oficinas e metodologias, além de expor alguns figurinos. Outras performances do Coletivo Galegos & Frangalhos/Laboratório-Escola estão programadas para os meses de outubro e novembro.
Foto: Wellington Marques/Trensurb