Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB APOIA A SEGUNDA TRAVESSIA CULTURAL, DO GRUPO SKATÁ

TRENSURB APOIA A SEGUNDA TRAVESSIA CULTURAL, DO GRUPO SKATÁ

05.11.2021

De 6 a 27 de novembro, projeto de grupo de teatro canoense promove encontros virtuais com espetáculos teatrais, bate-papos interativos e atividades formativas.

Tem início neste sábado (6) a segunda edição do projeto artístico TRAVESSIA CULTURAL, vozes por toda parte, realizado de forma independente pelo grupo Skatá. Sempre aos sábados, até 27 de novembro, o grupo Skatá propõe encontros virtuais com espetáculos teatrais, bate-papos interativos e atividades formativas. A Trensurb é um dos apoiadores culturais do projeto, contribuindo por meio da divulgação da programação em seus perfis nas redes sociais e nos monitores do Canal Você – presentes em trens e estações.

“Para o grupo Skatá, a oportunidade de receber o apoio cultural da Trensurb é importantíssima para a difusão das obras criadas por aqui, visto que estamos passando por um período tão difícil para a cultura no Brasil”, afirma Gabriel Gonçalves, produtor e ator do Skatá. “É um respiro e um alívio saber que, entre trilhos e estações, o grupo Skatá, através da Trensurb, que apoia e incentiva a cultura local, se propõe a impactar os milhares de cidadãos, que utilizam os vagões de trem de Novo Hamburgo a Porto Alegre”, complementa.

A programação da TRAVESSIA CULTURAL será aberta e gratuita para a sociedade, trazendo a importância do fomento para que a cultura chegue aos mais diversificados espaços. Os encontros virtuais irão ocorrer por meio do YouTube, com a proposta de trazer ao público os processos de pesquisas e espetáculos do grupo Skatá. “Convidamos a comunidade em geral a acompanhar esse projeto lindo que está se desenvolvendo aqui no Skatá”, diz Gabriel Gonçalves. “Seguimos pulsando arte nos mais diversificados espaços, de forma pública, gratuita e para todos, todas e todes!”

A primeira atração da programação será o espetáculo NÓS ENTRE NÓS | Ato III - Marias, que dialoga sobre as mulheres vítimas de violência doméstica e enclausuradas junto aos seus agressores em tempos de pandemia. A seguir, será realizado bate-papo com as convidadas Karine Cunha e Coletivo de Teatro Panapaná, a fim de dialogar sobre a obra e seus desdobramentos na sociedade contemporânea. A transmissão será neste sábado, às 20h, no canal do grupo Skatá no YouTube.

Os objetivos do projeto incluem resgatar os processos criativos e salvaguardar economicamente a equipe do grupo. Por isso, há uma ação de financiamento coletivo e um “chapéu virtual” para a contribuição dos espectadores. Para mais informações sobre o projeto e o grupo acesse os perfis do Skatá no Facebook e Instagram.

Sobre o grupo Skatá

O grupo Skatá foi fundado em 2015, através do Curso de Formação de Atores na Escola Galpão de Artes, em Canoas. Desde então, vem se dedicando à pesquisa teatral, experimentando diversas linguagens cênicas - entre elas se encontram o teatro contemporâneo e o Trabalho do Ator através do método das Ações Físicas de Stanislavski.

O cerne do trabalho se divide na criação, experimentação e estudo teatral, tendo como referência principal espetáculos com temáticas que pulsam constantemente nas vozes que habitam e marcam o grupo, que retratem e dialoguem com a sociedade atual. Além disso, contém sete espetáculos em seu acervo e mais de 30 artistas já passaram pelo grupo, proporcionando uma intensa troca e capacitando novos artistas à cena teatral do estado do Rio Grande do Sul.

Foto: Gabriel Gonçalves/Grupo Skatá

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5924&sitemapPage=323456de 543paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5924&sitemapPage=5

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000