Home Página Inicial > Notícias > ANTOLOGIA DIGITAL DA POESIA GAÚCHA: PROJETO DA TRENSURB DESTACA POEMAS DE LILIAN ROCHA

ANTOLOGIA DIGITAL DA POESIA GAÚCHA: PROJETO DA TRENSURB DESTACA POEMAS DE LILIAN ROCHA

28.06.2021

Desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, a biblioteca da Trensurb, projeto lança, na quarta-feira (30), novos vídeos com poemas declamados pela autora.

Nesta quarta-feira (30), a Antologia Digital da Poesia Gaúcha lança novos vídeos de poemas de Lilian Rocha. Para a autora, a Antologia “possibilita a divulgação da poesia gaúcha para um número enorme de pessoas que talvez não tenham tido outra oportunidade de conhecer esse gênero literário de forma tradicional, que é o livro impresso”. O projeto é desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca da Trensurb –, que, desde outubro, promove a publicação quinzenal de vídeos de poetas gaúchos declamando suas poesias. O material é publicado no site e redes sociais da empresa (FacebookTwitterInstagram e YouTube) e da biblioteca (Facebook e Instagram). Também é veiculado nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações), um dos apoiadores do projeto. A Antologia tem apoio ainda da Academia Rio-Grandense de Letras e do Instituto Estadual do Livro.
 
Natural de Porto Alegre, Lilian Rocha, além de escritora, é farmacêutica e analista clínica (UFRGS), especialista em Homeopatia (ABH), musicista (Liceu Palestrina) e facilitadora didata de Biodanza (IBF), com formação em Educação Biocêntrica (CDH/UB). É autora dos livros A Vida Pulsa - Poesias e Reflexões (Editora Alternativa, 2013), Negra Soul (Editora Alternativa, 2016) e Menina de Tranças (Editora Taverna, 2018). É coautora do livro Leli da Silva - Memórias: Importância da História Oral (Alternativa, 2018) e coorganizadora da antologia Sopapo Poético - Pretessência (Editora Libretos, 2016). Participa de inúmeras antologias poéticas brasileiras e de língua portuguesa. Seus versos são publicados em vários sites, blogs, revistas e redes sociais. Seus poemas a serem lançados na Antologia Digital nesta semana intitulam-se: A poeta, Garganta e Tranças II. Sobre sua participação no projeto, Lilian afirma: “Fico feliz de fazer parte dessa edição, pois é uma maneira de tornar a minha poesia mais conhecida no Rio Grande do Sul”.
 
Uma biblioteca no metrô
 
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô. Ambas funcionam de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, oferecendo serviço gratuito de empréstimo de livros – e seguindo os protocolos de segurança necessários em função da Covid-19. Ampliado somente por meio de doações, o acervo conta com 9 mil exemplares (dos quais cerca de 2 mil estão na unidade hamburguense), disponíveis gratuitamente para os mais de 7 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5833&sitemapPage=434567de 533paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5833&sitemapPage=6

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000