Home Página Inicial > Notícias > VIDEOARTE NA TRENSURB TRAZ O OLHAR DE LIANA TIMM SOBRE PORTO ALEGRE

VIDEOARTE NA TRENSURB TRAZ O OLHAR DE LIANA TIMM SOBRE PORTO ALEGRE

07.07.2021

A partir de sábado (10), série “Cidade do Meu Olhar” será destaque nos monitores de trens e estações e nas redes sociais.

A partir do próximo sábado (10), os usuários do metrô operado pela Trensurb serão acompanhados, em trens e estações, por uma exposição itinerante da artista multimídia Liana Timm. Em formato de videoarte, a série Cidade do Meu Olhar, assinada por Liana, será destaque nos monitores do Canal Você – presente em estações e trens – até 31 de agosto. O vídeo também será divulgado nos perfis da Trensurb nas redes sociais.
 
A série Cidade do Meu Olhar reúne cerca de 300 obras criadas pela artista em diversos momentos, buscando sempre pensar a cidade de Porto Alegre através de sua história e contemporaneidade. Iniciada em 1986, a série segue em progresso, acrescentando o que a urbanidade oferece de tempos em tempos.
 
Uma viagem afetiva pela capital
 
O vídeo que será exibido no metrô reúne obras de arte e textos, com legendas explicativas, buscando oferecer momentos agradáveis ao longo das viagens. O Centro Histórico, o Cais do Porto, prédios históricos, o Guaíba e outros ícones urbanos estarão presentes nesse roteiro criado com toda a afetividade que a artista dispensa ao seu lugar de vida. Com a exibição da exposição nos trens e estações, por onde passam cerca de 80 mil pessoas diariamente, procura-se criar um espaço para o contato dos usuários do metrô com a arte e a cultura de maneira especial e vigorosa.
 
A autora
 
Artista multimídia, arquiteta, poeta e designer, Liana Timm nasceu em Serafina Corrêa, no interior do estado, mas adotou a capital gaúcha, da qual fez uma inspiração para suas obras. Liana tem mais de 40 livros publicados, cerca de 70 exposições individuais e participou de mais de 100 coletivas, recebendo diversos prêmios e, em 2008, o título de Cidadã Honorária de Porto Alegre, da Câmara Municipal. Dirige a Território das Artes Editora, especializada em artes visuais, literatura e ciências humanas. Foi uma das participantes da Antologia Digital da Poesia Gaúcha, projeto da Trensurb que veicula – nos monitores de trens e estações, além das redes sociais – vídeos de poetas declamando suas poesias.
 
Foto: Luiz Ventura

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5837&sitemapPage=434567de 533paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5837&sitemapPage=6

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000