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EM AÇÃO INTERNA, TRENSURB REALIZA SUA SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2023

Metroviários assistiram a palestras e participaram de treinamento com temas relacionados à sustentabilidade em evento realizado de 7 a 9 de novembro.
13/11/2023

De 7 a 9 de novembro, o auditório da sede administrativa da Trensurb recebeu a programação da Semana do Meio Ambiente 2023 da empresa. Destinado ao público interno da estatal, o evento contou com palestras e discussões com o objetivo de instruir os metroviários quanto à correta gestão ambiental corporativa e suas responsabilidades, buscando atender aos princípios da sustentabilidade corporativa e assegurar a manutenção de um processo sistemático e contínuo de melhoria nas práticas de gestão, tratando as questões de forma articulada entre as áreas da empresa, considerando as políticas públicas relativas ao meio ambiente nos processos internos.

Na abertura da Semana do Meio Ambiente, o chefe do Setor de Responsabilidade Ambiental da empresa, Guilherme Campos, declarou: “A sustentabilidade na gestão pública exige a mudança de atitudes e práticas, e isso é um processo contínuo. O grande desafio desse evento é transpor esse discurso teórico e colocar isso na prática: onde conseguimos atuar dentro dos nossos setores, dentro da Trensurb e até também dentro dos nossos lares?”. Ainda durante a abertura, o diretor de Operações da empresa, Ernani Fagundes afirmou que a Trensurb atua utilizando energia renovável, mas que é preciso que se aprofundem os estudos para verificar o quão limpas são as fontes dessa energia: “Queremos trabalhar fortemente essa questão aqui na empresa”. Por fim, em sua fala, a Diretora de Administração e Finanças da estatal, Vanessa Rocha afirmou, sobre a questão ambiental: “A pauta é de tamanha importância para a nossa gestão, então está na ordem do dia da Trensurb a perspectiva de sustentabilidade, de se consolidar como uma empresa verde, de consolidar a mobilidade verde e o uso racional dos recursos naturais”.

As palestras ao longo dos três dias de evento foram ministradas por Murilo Paim Ramos, graduado em Engenharia Química pela UFRGS, com MBA em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Paraná. Ramos é presidente do conselho “Núcleo das Empresas Juniores de Porto Alegre” e sócio-diretor da Ável Consultoria Ambiental.

“Água, energia e resíduos” foi o primeiro tema abordado na programação. O objetivo foi sensibilizar os participantes para a importância da minimização e separação correta dos resíduos gerados, o correto uso de energia e da água. Com dados e notícias Ramos contextualizou a nossa situação atual no planeta, com o aquecimento global e os impactos das atividades humanas como desmatamento e urbanização. O palestrante deu exemplos de formas sustentáveis de se utilizar a água: “Na nossa casa”, podemos reutilizar da chuva e de lavagens de roupas, tomar banhos mais breves, verificar periodicamente e consertar possíveis vazamentos”. Sobre os impactos da energia consumida pelo homem, ele deu como exemplo a queima da gasolina, fonte de energia renovável que vem do refino do petróleo e cujo uso gera gás carbônico (CO2), principal gás do efeito estufa. Quanto ao descarte inadequado de resíduos, Ramos afirmou: “Quase 40% dos resíduos que geramos foram dispostos de forma inadequada e isso gera problemas em três esferas específicas: os resíduos geram problemas no solo por conta de contaminação, no ar por conta de emissão do gás metano dos resíduos e na água”.

Após a palestra, foi apresentado um case relacionado a essa pauta, por Amália Koefender, sócia da Arco Engenharia Ambiental, mestre em Engenharia de Produção, com pesquisa na temática de economia circular. A Arco é uma empresa que atua com bares e restaurantes na gestão de resíduos ponta a ponta, tornando esse processo viável, operacional e financeiramente. “Eles têm vários problemas para gerir os seus resíduos, um deles é operacionalizar uma gestão de resíduos correta, saber exatamente como fazer separação e organização deste resíduo. Normalmente, eles têm pouco espaço para armazenamento do resíduo, eles têm uma necessidade de horário e frequência de coleta que não são compatíveis com a coleta pública”, explicou Koefender.

O tema tratado no dia seguinte foi a “Avaliação do ciclo de vida”, com foco na informação acerca dos métodos desenvolvidos para mensuração dos possíveis impactos ambientais causados como resultado da fabricação e utilização de determinado produto ou serviço. “A avaliação do ciclo de vida é uma metodologia que visa avaliar impactos ambientais de um produto, processo ou serviço ao longo de todo o seu ciclo de vida, desde a extração das matérias primas que vão ser utilizadas para fazer esse produto, passando pelo seu processo produtivo, pelo seu uso até o seu descarte final, reuso ou reciclagem”, explicou Ramos. “Então é preciso ser levado em consideração todo esse processo para poder ser avaliado e responder à pergunta: Qual produto tem o menor impacto ambiental?”, completou.

O case apresentado na ocasião foi a respeito da educação ambiental na Vila Pedreira, em Esteio, buscando o enfrentamento do descarte irregular do lixo no local. A diretora Luciane Nahra, da Escola Municipal de Educação Básica Trindade, relatou que a consciência ecológica é trabalhada com os alunos desde a pré-escola. Junto aos alunos Carlos Dominguez e Lavynia Rocha, a professora Cátia Vaz comentou a respeito de um trabalho deles sobre o descarte do lixo sob o prisma da tecnologia e inovação. O objetivo do projeto era identificar o nível de conscientização da comunidade quanto ao descarte do lixo e sua relação com os problemas de saúde mais comuns na comunidade: “Nós organizamos um trabalho sobre o lixo a partir da preocupação dos alunos”, disse a professora Cátia.

No dia 9, o tema debatido foi “Compras e contratações sustentáveis”. O objetivo da atividade foi apresentar os critérios de sustentabilidade no processo de aquisição de bens e contratação de serviços, a responsabilidade na cadeia de valor e as boas práticas de compras com foco em sustentabilidade.

Também no dia 9, aconteceu o encerramento da Semana do Meio Ambiente 2023. Na ocasião, o diretor-presidente da Trensurb, Fernando Marroni fez uso da palavra. “Cada um de nós tem uma responsabilidade como cidadão em sua casa, e cada instituição também, então é muito importante que tenhamos esses momentos para debatermos como nós podemos atuar para diminuir os impactos no meio ambiente”.

Nos dias 7 e 9, também ocorreu treinamento para empregados selecionados com o tema “Produção mais limpa”, com o principal objetivo de fortalecer a cultura da consciência ambiental nos empregados e nos processos de trabalho adotados na empresa, com destaque para o método “P mais L” com foco na competitividade. Sobre a realização da capacitação, Guilherme Campos afirma que “a importância é justamente eles [os participantes] terem essa visão crítica sobre os seus processos e o que poderia ser alterado”. A respeito dos resultados da Semana do Meio Ambiente, o chefe do Setor de Responsabilidade Ambiental afirma que o evento “superou nossas expectativas e a tivemos muitos feedbacks positivos”.


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