Notícias

PROPOSTA DA TRENSURB É APROVADA PELO SINDIMETRÔ-RS

Após nova proposta para negociação do acordo coletivo apresentada pela Direção da empresa, Trensurb e Sindimetrô-RS entram em acordo e greve prevista para 26 de agosto é suspensa.
25/08/2023

Em reunião de mediação realizada na manhã desta sexta-feira (25), entre a Trensurb e o Sindimetrô-RS, no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), a Direção da empresa apresentou a nova proposta para a negociação coletiva de trabalho, a qual foi aceita pelo sindicato, após deliberação em assembleia geral, resultando na suspensão da greve prevista para este sábado (26).

A proposta inclui

  • Pagamento do índice de 3,45 correspondente às perdas salariais do período revisando, retroativo a 1º de maio de 2023, com implementação na próxima folha de pagamento (competência setembro, com pagamento em outubro).
  • Majoração do auxílio alimentação para R$ 1.355,83, correspondente a trinta tíquetes mensais e integração da cesta-básica no valor da décima terceira parcela do auxílio-alimentação, o que corresponde a um índice de aumento de 22,62%, desde a data-base, com o recebimento nos mesmos moldes da proposta anterior.
  • Inclusão, na cláusula referente ao adicional de risco de vida, de que a natureza da segurança metroviária, instituída pela Lei n. 6.149/74, não se confunde com o adicional previsto para a categoria de vigilantes. O Sindicato, em decorrência, peticionará na ação declaratória movida contra a empresa, postulando a desistência do processo (0020339-60.2022.5.04.0005), com a concordância da Trensurb.
  • Cláusula garantindo a vigência da próxima norma coletiva por um período de dois anos, com pagamento integral do índice de reposição salarial do período 2024/2025, bem como o compromisso da inclusão de na pauta de reivindicação da possibilidade de negociar a diferença do índice inflacionário de 2023/2024, de 0,38%.
  • Renovação da norma coletiva por dois anos, de maio de 2023 a abril de 2025.
  • Renovação das demais cláusulas sociais estabelecidas na norma revisada.

A sessão de mediação no TRT-4 foi presidida pelo desembargador Ricardo Hofmeister Costa e contou com a presença do procurador Regional do Ministério Público do Trabalho, Marcelo Goulart. Participaram, pela Trensurb, o diretor-presidente, Fernando Marroni, a diretora de Administração e Finanças, Vanessa da Rocha, a gerente de Recursos Humanos, Juliana Farias, e o gerente Jurídico, Alysson Bentlin. Pelo Sindimetrô-RS, participaram o presidente, Luis Henrique Chagas, o diretor Financeiro, Wladimir Ourique, e o diretor Mauro Guimarães.


O Trensurb - Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .