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OBRAS DE EXPANSÃO DA TRENSURB MOTIVAM CRIAÇÃO DE EQUIPAMENTOS INOVADORES PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

30.11.2011

Dispositivos batizados como mamute e gafanhoto transportam painéis e lajes movimentando-se sobre elevado metroviário, deixando livres as vias públicas para circulação.

Na construção civil, muitas vezes é preciso se buscar soluções para a resolução de determinadas situações que cruzam o caminho da obra. Na expansão norte da Linha 1 da Trensurb, observou-se que era indispensável se encontrar uma forma ágil e que contemplasse peculiaridades específicas de cada trecho. Algo inovador era preciso para dar o prosseguimento necessário ao trabalho.

Sabendo que não existe inovação sem criatividade, o técnico especializado Heraldo de Barros, integrante do Consórcio Nova Via – responsável pelas obras de expansão -, deu início a dois projetos ousados que prometiam contribuir com o andamento dos serviços.

Com a ajuda de Rodrigo Lacerda, Guilherme Montezano, Daniel Reis, Marcos Possolini e Francisco Célio Chaves, o primeiro equipamento a sair do papel, em outubro de 2010, foi o mamute, que transporta e posiciona o painel pré-moldado de fechamento lateral até sua fixação no elevado. Outro equipamento de grande valia para as obras de expansão é o gafanhoto, que transporta e posiciona as lajes pré-moldadas até a sua locação final para o apoio dos trilhos. Tanto o gafanhoto como o mamute movimentam-se sobre o elevado metroviário, deixando livres as vias públicas para circulação.
 
Com a chegada da obra na região central de Novo Hamburgo, seria necessária a interdição completa de uma das vias mais movimentadas da cidade e os equipamentos disponíveis no mercado, em sua maioria, não atendiam às necessidades do trabalho. A saída foi encontrar outra forma de seguir o ritmo proposto. Após conversas e reuniões, no mês de outubro de 2011, foi implementada a solução: o gafanhoto alçava sua primeira laje pré-moldada.  “A agilidade no lançamento de lajes foi tão grande que superou todos os resultados anteriormente previstos, além de não interferir na mobilidade da região”, afirma Heraldo de Barros.

Os novos equipamentos podem ser utilizados tanto na construção de obras de artes especiais ferroviárias como em obras rodoviárias, para o lançamento de peças pré-moldadas de até 6 toneladas. Devido a sua versatilidade, podem adaptar-se a qualquer projeto executivo, baixando o impacto no sistema viário próximo ou até mesmo em travessias de rios e vales, onde há dificuldade para o acesso de guindastes.

O sucesso dos projetos ultrapassou os trechos da obra de expansão da Trensurb, gerando interesse de responsáveis por outras obras em utilizar os equipamentos criados no Consórcio Nova Via.

Foto: Consórcio Nova Via

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