Home Página Inicial > Notícias > HISTÓRIAS DE QUEM PROCURA ESTÓRIAS

HISTÓRIAS DE QUEM PROCURA ESTÓRIAS

09.12.2011

Localizada na Estação Mercado da Trensurb, a Biblioteca Livros sobre Trilhos inicia, na segunda-feira, 12, as comemorações dos seus três anos de atividades, aproximando a literatura da população.

Quem procura uma estória sempre tem uma história pra contar. E são elas que enriquecem ainda mais o ambiente de quem frequenta uma biblioteca – seja para retirar um livro, fazer um novo cadastro ou simplesmente bater um papo com os atendentes. Cada conversa com esses leitores poderia se transformar em um novo livro, que narraria momentos reais, tão emocionantes como os que são encontrados na ficção. E tem sido assim na Biblioteca Livros sobre Trilhos. Localizada na plataforma de embarque da Estação Mercado da Trensurb, ela comemora o seu terceiro ano de atividades no próximo dia 15. A programação cultural, que celebrará o aniversário conta com diversas atividades e começa na segunda-feira, 12 de dezembro, a partir das 10h30. A Biblioteca é resultado de uma parceria entre a Trensurb e o Instituto Brasil Leitor, proporcionando à população um acervo com cerca de 3350 livros. Atualmente conta com 2442 sócios, sendo que, em novembro, 15 novos leitores realizaram cadastro para desfrutar, gratuitamente, do prazer da leitura.

No meio de tantas histórias, a auxiliar de limpeza Maria Onilda Carnelutti, 51 anos, sorri ao contar que conheceu a Biblioteca através da divulgação feita nos trens e já exprime como se sente ao ler: “Quando estou com um livro nas mãos, me sinto completa, sem ele é como se eu estivesse vazia”. Sócia há dois anos e sete meses, Maria Onilda é uma das leitoras com maior número de exemplares retirados. Segundo ela, um livro de 300 páginas, em média, é lido em uma semana. “Eu não consigo parar de ler, procuro sempre arrumar um tempo para a leitura”, explica. Entre os livros que ela mais gostou estão duas coleções: As Brumas de Avalon, de Marion Eleanor Zimmer Bradley, e Ramsés, de Christian Jacq, além de obras do escritor Sidney Sheldon. De origem humilde, com dificuldade para comprar livros e revistas, ela relata que, quando criança, ganhou três gibis da Turma da Mônica, do seu tio, e por serem os únicos exemplares que tinha, foram lidas “milhares de vezes”. O amor pela leitura veio na adolescência, quando, ao visitar a casa de uma amiga, começou a ler revistas de fotonovelas que a mãe de sua amiga possuía. “Lá eu comecei a ler mesmo e não parei mais porque aí eu pedia emprestado, queria saber como as histórias terminavam”, diz. Os livros tornaram-se companheiros de viagem de Maria Onilda, seja pelos lugares onde ela conhece através da literatura ou quando retorna para sua casa no bairro Guajuviras, em Canoas. “A leitura, para mim, é uma viagem, porque eu entro na história, vou para muitos lugares lindos. Eu não consigo entrar no trem sem ter um livro”, afirma. O apreço pela literatura é de família: as irmãs da auxiliar de limpeza são tão apaixonadas quanto ela. “Se existisse um emprego que fosse só ler livros, elas se candidatariam”, conta.

Maria Onilda despede-se, com um livro debaixo do braço, e segue em direção a sua casa para descansar após mais um dia de trabalho. No mesmo momento a instrutora técnica do SENAI, Silvana Rech (na foto), 27 anos, chega até a recepção para fazer seu cadastro e retirar o primeiro livro. (Quase) opostos que se cruzam, sem se conhecerem, mas que naquele momento compartilham o mesmo desejo, de encontrar na literatura um passatempo valoroso e um momento de lazer. “Eu estava há tempos para vir fazer meu cadastro, já tinham me chamado a atenção os anúncios da Biblioteca nas estações e nos trens”, comenta. Silvana gosta de ler romances e livros técnicos referentes à sua área de atuação profissional. Para a nova associada da Biblioteca, ler significa sabedoria, é “estar em outro universo”, além de uma ótima oportunidade para quem não tem condições de comprar livros.  

Em três anos de existência da Biblioteca Livros sobre Trilhos, quase 30 mil exemplares foram emprestados. Eles vão e voltam diversas vezes, assim como seus leitores. E são esses leitores que se tornam parte da história do projeto, “alimentando-se” de cultura, doando livros e trazendo para o espaço cultural um pouco da história real de vida que cada personagem carrega consigo.

Programação de aniversário da Biblioteca Livros sobre Trilhos

Segunda-feira (12/12)
10h30 – Roda de histórias Cataventus
14h30 – Mosaico para idosos

Terça-feira (13/12)
10h30 – Oficina de origami
14h30 – Hora do conto com Matheus Ayres

Quarta-feira (14/12)
10h30 – Mosaico para idosos
14h30 – Roda de histórias Cataventus

Quinta-feira (15/12)
10h30 – Teatro de fantoches
14h30 – Hora do conto com Matheus Ayres

Foto: Marco Pecker, da Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 489paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3118&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000