Home Página Inicial > Notícias > "RECORTES NO METRÔ" VOLTAM À GALERIA MARIO QUINTANA DA TRENSURB

"RECORTES NO METRÔ" VOLTAM À GALERIA MARIO QUINTANA DA TRENSURB

30.12.2015

Gravuras sobre fotos, feitas pelo artista Pablo Aguiar, retratam passageiros em transportes públicos pela Europa.

A próxima segunda-feira (4) marca o início da exposição Recortes no Metrô, na Galeria Mario Quintana, situada na Estação Mercado da Trensurb, em Porto Alegre. Buscando compartilhar a experiência que viveu no exterior, o artista Pablo Aguiar traz gravuras feitas durante seu intercâmbio na Europa, em metrôs, trens e bondes de diversas cidades, incluindo Lisboa, Londres, Bruxelas, Viena, entre outras. Em 2013, o artista expôs na mesma galeria seus Recortes no Metrô, porém com imagens do metrô operado pela Trensurb.
 
Recortes no Metrô
 
Há quase cinco anos, em 2011, Pablo andava de metrô diariamente. No trajeto de aproximadamente 40 minutos, entre Porto Alegre e São Leopoldo, de maneira natural, a ideia surgiu. “Era quase uma hora de viagem. Eu estava também angustiado nessa época, pois não desenhava por falta de tempo e sabia que se quisesse melhorar o meu traço deveria praticar muito mais”, conta o artista.
 
Ele começou desenhando as pessoas que via no trem, depois resolveu colar as gravuras feitas em fotografias. Foi assim que o projeto nasceu, “ao perder a vergonha e adquirir um bloco de notas”, como afirma o artista.
 
O artista
 
Pablo é estudante de comunicação digital e nasceu em Alvorada. Aos 27 anos, ele já trabalhou em agências de design e, atualmente, é diagramador em um jornal e faz charges para outro. Em 2014, realizou um intercâmbio no norte da Espanha durante o período de um ano, participando de um curso de artes na Facultad de Bellas Artes da Universidad del País Vasco.
 
Segundo o artista, na viagem, conheceu diversos metrôs, contudo nenhum deles tinha tantas ações em prol da cultura quanto a Trensurb. “Tive a oportunidade de conhecer estações de outros lugares na Europa e esse espaço que a Trensurb oferece para artistas não encontrei em nenhum lugar pelo qual passei.  A biblioteca, as exposições, o Arte nos Trilhos, entre outras. São várias iniciativas que contribuem de forma significativa para a cultura do nosso estado”.
 
Serviço
 
O quê: Exposição Recortes no Metrô, por Pablo Aguiar.
Quando: a partir de 4 de janeiro de 2016, das 5h às 23h20.
Onde: Galeria Mario Quintana, localizada no túnel de acesso às plataformas de embarque e desembarque da Estação Mercado da Trensurb.
Quanto: R$ 1,70 (tarifa unitária do metrô).
 
Arte: Pablo Aguiar

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4556&sitemapPage=212345de 488paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4556&sitemapPage=4

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000