Home Página Inicial > Notícias > APRENDIZES E FAMILIARES CELEBRAM FORMATURA DO PROGRAMA ESTAÇÃO EDUCAR, DA TRENSURB

APRENDIZES E FAMILIARES CELEBRAM FORMATURA DO PROGRAMA ESTAÇÃO EDUCAR, DA TRENSURB

06.12.2017

Uma parceria da empresa metroviária com o Senai-RS, o programa de aprendizagem profissional formou 36 novos assistentes administrativos.

Nesta quarta-feira (6), em cerimônia realizada no auditório da Trensurb, 36 jovens de famílias de baixa renda receberam seus certificados de conclusão do Programa Estação Educar. Eles passaram por um processo de aprendizagem profissional, realizando o curso de assistente administrativo no turno inverso ao da escola, quatro horas por dia, de fevereiro a dezembro, sendo preparados para executar rotinas de organização e atividades da área.
 
Na abertura do evento, o gerente da Comunicação Integrada da Trensurb, Jânio Ayres agradeceu a presença dos familiares e amigos, além de empregados e gestores da Trensurb que prestigiavam o evento. Registrou as presenças do diretor-presidente da empresa, David Borille, da diretora de Administração e Finanças, Maria Cecilia Brum, do superintendente de Desenvolvimento Comercial, Euclides Reis, do superintendente de Desenvolvimento e Expansão, Eurico Faria, e da coordenadora do Programa Estação Educar, Wanilda Miler. Representando o Senai-RS, estiveram presentes a orientadora educacional Jaqueline Tresoldi e os instrutores Silvana Rech, Cassiano Pinto e Darlan Dalmina.
 
Após a entrega dos certificados, foi passada a palavra aos oradores das duas turmas. A aprendiz Mayara Guimarães, da manhã, destacou a trajetória dos alunos até o momento da formatura: “Nestes dez meses descobrimos sermos capazes de fazer muito mais do que imaginávamos e aprendemos muito uns com os outros, mas nada disso seria possível sem a ajuda de vocês”. Em seguida, agradeceu à Trensurb e ao Senai por proporcionar o curso, que segundo ela, “trouxe mudanças a nossas vidas e nos deixou um degrau mais perto de realizarmos nossos sonhos”. Já Gian Louzada, orador da turma da tarde, relembrou as diferenças entre as turmas, mas destacou que isso os faz iguais, porque, segundo ele, “dessa forma, todos temos diferenciais e nos amamos por isso”. Assim como Mayara, Gian agradeceu aos pais, à Trensurb e ao Senai pela oportunidade.
 
A seguir, a turma da manhã prestou seus agradecimentos aos homenageados: os instrutores Silvana Tais Rech e Darlan Dalmina. A turma da tarde fez seus agradecimentos aos homenageados Jaqueline Tresoldi, orientadora educacional, e Fabio Corneli, instrutor. Representando os pais dos aprendizes, a mãe Helenita Pereira, agradeceu ao Senai e à Trensurb pela oportunidade dada aos jovens e parabenizou os formandos pela força de vontade, agradecendo por não desistirem diante das adversidades. “Reconhecemos que não foi fácil a correria do dia a dia, o cansaço, a vontade de ficar em casa e o desdobramento que tiveram que realizar para conciliar as provas escolares e os trabalhos realizados no curso”, afirmou Helenita. “Cabe aos pais o incentivo a estes jovens para que sigam em frente no caminho que escolheram para trilhar com amor, paz e muita fé”, concluiu.
 
Por sua vez, a orientadora pedagógica do Senai-RS, Jaqueline Tresoldi, destacou que foi um dia especial para a equipe de administração pedagógica. Segundo ela, esses jovens são vistos como a realização de um trabalho que motiva a equipe e os faz acreditar cada vez mais na “semente da educação”. Além disso, ela afirmou que se trata também de um dia especial para os familiares dos aprendizes, que acompanharam a concretização de um sonho. Por fim, Jaqueline deixou uma mensagem aos formandos: “Sejam fortes, sejam persistentes, lutem por um futuro melhor, apostem em vocês mesmos, acreditem, amem-se e a natureza toda vai conspirar a favor de vocês. E, então, os sonhos serão uma alegre realidade e o amanhã será de vitórias”.
 
Ao final da cerimônia, o diretor-presidente da Trensurb, David Borille, agradeceu a presença de todos e declarou que “dentro dos valores da Trensurb, o que nós destacamos é a nossa responsabilidade social. O Estação Educar está alinhado dentro desta responsabilidade e tem nos propiciado a formação de centenas de pessoas que por aqui passaram”. Borille destacou também que a formatura é um primeiro passo e que os aprendizes ainda terão pela frente uma longa caminhada: “Nós propiciamos que vocês entrem no mercado de trabalho e que possam desenvolver e realizar os trabalhos e esperamos que façam isso como pessoas do bem”. O diretor-presidente lançou ainda um desafio aos jovens, pedindo a eles que “não tenham medo da vida, tenham coragem, enfrentem os desafios”.
 
Foto: Artur Colombo/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 459paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5035&codigo_sitemap_pai=96&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000