Home Página Inicial > Notícias > INICIA TESTAGEM DE PASSAGEIROS EM AÇÃO DE CONTROLE SANITÁRIO NA ESTAÇÃO MERCADO

INICIA TESTAGEM DE PASSAGEIROS EM AÇÃO DE CONTROLE SANITÁRIO NA ESTAÇÃO MERCADO

28.06.2021

Parceria entre Trensurb, Prefeitura de Porto Alegre e UFCSPA, ação conta com uso de câmera térmica e testagem rápida de usuários do metrô para Covid-19.

A partir desta segunda-feira (28), usuários do metrô que desembarcam na Estação Mercado da Trensurb e apresentam temperatura acima de 37,5ºC são convidadas a fazer teste rápido de antígeno (TR Ag) para diagnóstico de Covid-19. A ação de controle sanitário é uma parceria da empresa metroviária com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O objetivo é detectar pessoas com sintomas compatíveis com a Covid-19. A previsão é de realizar o monitoramento por pelo menos duas semanas, sempre de segunda a sexta-feira, inicialmente das 9h às 17h e, após integração da equipe da UFCSPA, das 7h às 19h. Após esse período de duas semanas, a continuidade das atividades será avaliada.
 
Para o diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto, a ação “contribui para criar um ambiente mais seguro para os usuários do metrô e também para a população de Porto Alegre”. Bisch também destaca a iniciativa da prefeitura da capital: “Essa ação só é possível graças à atuação da Prefeitura de Porto Alegre e à parceria da UFCSPA”.
 
A parceria entre a Prefeitura e a Trensurb foi firmada na quarta-feira (23) com o início do monitoramento. Anteriormente, em caso de necessidade de testagem, os usuários eram encaminhados a unidades de saúde próximas. A temperatura corporal é medida por câmeras com sensores térmicos, cedidas para testes pelo Grupo Amper e monitoradas por agentes da segurança metroviária. Além da testagem para Covid-19 realizada na estação, também é feita orientação aos passageiros do metrô sobre prevenção à doença causada pelo novo coronavírus.
 
O prefeito da capital, Sebastião Melo, afirmou que o objetivo da ação é “proteger a nossa cidade contra a Covid”. “Estamos tomando todas as providências para que Porto Alegre possa superar esse momento difícil e possa voltar a sua normalidade”, disse.
 
Na segunda-feira, a operação foi realizada por equipe técnica da Secretaria de Saúde com apoio de acadêmicos da Factum. Técnicos e estudantes da UFCSPA serão integrados à atividade após capacitação técnica sobre a coleta do exame, a ser realizada pela Secretaria.
 
O teste do tipo TR-Ag detecta uma proteína presente no vírus. O resultado positivo significa infecção viral ativa. Casos positivos serão encaminhados para avaliação em serviço de pronto atendimento.
 
Foto: Bianca Nunes/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=5832&sitemapPage=434567de 533paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=5832&sitemapPage=6

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000