Perguntas Frequentes

Funcionamento do trem

Qual o horário de funcionamento do trem?

Os trens circulam diariamente das 5h às 23h25.

Quais os intervalos dos trens dias de semana/ final de semana?

De segunda a sexta-feira, os trens circulam com intervalos de 12 minutos. Nos horários de pico, o intervalo fica em 8 minutos.

Os trens funcionam com intervalos de 15 minutos nos sábados e 20 minutos nos domingos.

Qual horário do PRIMEIRO trem com partida da Estação MERCADO?

O primeiro trem parte da Estação Mercado às 5h07.

Qual horário do ÚLTIMO trem com partida da Estação MERCADO?

O último trem parte da Estação Mercado às 23h25.

Qual horário do PRIMEIRO trem com partida da Estação NOVO HAMBURGO?

O primeiro trem parte da Estação Mercado às 5h06.

Qual horário do ÚLTIMO trem com partida da Estação NOVO HAMBURGO?

O último trem parte da Estação Novo Hamburgo às 23h25.

Ciclista no trem

Onde posso embarcar a bicicleta (qual vagão)?

 2º carro (vagão).

Em quais horários é permitido embarcar com bicicletas nos trens?

De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h e das 19h às 23h20.
Nos sábados, domingos e feriados não há restrição de horários.

Em quais dias é possível embarcar com bicicletas nos trens em qualquer horário?

Somente sábados, domingos e feriados.

Embarque e Desembarque no trem

Qual o local correto de embarque nas plataformas?

Nas extremidades da plataforma.

Por que os trens estão parando na extremidade da plataforma?

Motivos de segurança devido a estarmos operando com trens acoplados nos horários de pico. Padronização.

O que devo fazer para um embarque seguro nos trens?

Não ultrapassar a faixa amarela até que o trem pare totalmente.
Aguardar a saída dos usuários para entrar no trem.
Não entrar no trem após o sinal sonoro e visual (luzes).
Não entrar ou sair do trem com as portas fechando.
Nunca obstruir o fechamento das portas do trem.

Atraso dos trens

Por que o trem atrasa?

Por vezes, é necessário reduzir a velocidade por aproximação ao trem da frente a fim de manter uma distância segura.
Podem ocorrer roubos de cabos, o que consequentemente reduz a velocidade dos trens por medida de segurança.
Sinalização vermelha que indica um trem à frente e não permite que o trem prossiga, precisando o mesmo aguardar a abertura do sinal para seguir viagem.
Excesso de passageiros em alguns horários, o que faz com que as paradas nas plataformas sejam mais demoradas.
Atendimento/auxílio no embarque ou desembarque de alguma pessoa com deficiência.

Qual a velocidade média, mínima e máxima dos trens?

Por qual motivo o trem está parando/reduzindo a velocidade entre as estações?

Por estar com a sinalização vermelha à frente (o que indica um trem logo adiante). Isto não permite o prosseguimento do trem até que o da frente se distancie de forma segura.

Intervalo dos Trens entre as Estações

Qual o tempo de viagem entre as estações?

Clique no link a seguir para calcular o tempo de trajeto entre as estações.

Transporte de animais no trem

Como funciona o transporte de animais no trem?

Dentro da caixa de transporte devidamente adequada para o transporte. Deve permanecer na caixa durante todo o percurso.

Qual o peso máximo de um animal de estimação transportado no trem? 

Que seja proporcional à caixa utilizada para o transporte.

Funcionamento do aeromóvel

Qual o horário de funcionamento do aeromóvel?

5h às 23h25.

Qual o intervalo entre as viagens do aeromóvel?

Intervalo de 10 a 12 minutos nos dias úteis. 
Intervalo de 15 minutos nos sábados.
Intervalo de 20 minutos nos domingos e feriados.

Qual a localização do aeromóvel?

A linha faz o trajeto da Estação Aeroporto do metrô até a Estação Salgado Filho, localizada junto ao Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de Porto Alegre.

Qual o valor da passagem do aeromóvel?

O valor da tarifa para utilização do trem é R$ 4,50 e já inclui o aeromóvel ou vice-versa.

Funcionamento das estações

Quais os horários de funcionamento das estações?

  • Novo Hamburgo – Das 4h50 às 23h20
  • Fenac - Das 4h50 às 23h20
  • Industrial - Das 5h às 23h20
  • Santo Afonso - Das 5h às 23h20
  • Rio dos Sinos - Das 5h às 23h20
  • São Leopoldo - Das 4h55 às 23h20
  • Unisinos - Das 4h55 às 23h20
  • Sapucaia - Das 5h às 23h25
  • Luiz Pasteur - Das 5h às 23h25
  • Esteio - Das 5h às 23h30
  • Petrobrás - Das 5h às 23h35
  • São Luiz - Das 5h às 23h35
  • Mathias Velho - Das 5h às 23h35
  • Canoas - Das 5h às 23h35
  • Fátima - Das 5h às 23h35
  • Niterói - Das 5h às 23h35
  • Anchieta - Das 5h às 23h30
  • Aeroporto - Das 5h às 23h25
  • Farrapos - Das 5h às 23h25
  • São Pedro - Das 5h às 23h25
  • Rodoviária - Das 5h às 23h20
  • Mercado - Das 5h às 23h20

Extensão do Horário de Funcionamento das Estações

Como funciona o horário em dias de jogos do Grêmio?

Normalmente somente a Estação Anchieta fica aberta por uma hora após o término do jogo.

Por que não há extensão de horário em jogos do Inter?

Devido a não ter estação próxima ao Estádio Beira-Rio.

Compra com Cartões Débito e Crédito e Pix

Tem opção de pagamento da passagem por cartão de débito/crédito?

Nas bilheterias, não há opção de compra com cartão. Somente dinheiro ou Pix.
Já a recarga do cartão SIM Passagem Antecipada (SIM PA) pode ser feita pelo site/aplicativo TRI via cartão de débito/crédito, pix ou boleto.

Aceita pagamento de passagem via pix?

Sim. O pagamento via pix pode ser feito nas bilheterias, para passagens unitárias, ou por meio do app ou site TRI, válido para compra de créditos no cartão SIM Passagem Antecipada.

Cartão SIM

Para que serve? 

Para utilização no trem e em todos os ônibus de Porto Alegre. O cartão SIM Múltiplo só pode ser utilizado no trem.

Como posso fazer? 

SIM PA – Pode ser feito nas bilheterias de qualquer Estação da Trensurb.
SIM VT – Realizado pelo empregador via site: https://vtweb.tripoa.net.br/wfm_home.aspx
SIM Idoso – Pode ser feito no quiosque da Estação Canoas ou no Posto Integrado TRI Terminal Triângulo.
SIM Múltiplo - Solicitado nas bilheterias com até dez passagens, sendo devolvido à máquina na sua última utilização.

Qual a validade dos créditos? 

A validade dos créditos é ilimitada.

Quais os documentos necessários para solicitar o cartão Sim?

SIM PA – Documento de identificação (RG e CPF).
SIM VT – Pessoa jurídica: CNPJ, Inscrição Estadual, Razão Social, e-mail (válido e usual, pois é fundamental na troca de informações entre o TRI e a sua empresa), endereço, telefone e senha (que é de sua escolha e deve ter no mínimo seis caracteres). Pessoa física: CPF, nome completo sem abreviações, e-mail (válido e usual, pois é fundamental na troca de informações entre o TRI e você), endereço, telefone e senha (que é de sua escolha e deve ter no mínimo seis caracteres). Informações de funcionários: nome completo sem abreviações, sexo, CPF, data de nascimento, nome da mãe, endereço residencial, telefone, e-mail, quantidade de vales-transportes utilizados por dia.
SIM Idoso – Documento de identificação (RG e CPF).
SIM Múltiplo – Não necessita de documentação. É fornecido nas estações para usuários eventuais. 

Como solicitar extrato do cartão?

Pela central de atendimento do cartão SIM através do telefone (51) 3027-9959, opção 9.
Pelo site tripoa.net.br ou central de atendimento através do telefone (51) 3027-9959, opção 8.
Pelo site https://www.teubilhete.com.br/ ou pela central de atendimento através do telefone (51) 3214-0404. 

Como consultar saldo do cartão?

Cartões VT (TRI e SIM): pode consultar o saldo na bilheteria de qualquer estação da Trensurb.
Cartão TEU: somente no site ou entrando em contato com a central de atendimento através do telefone (51) 3214-0404. 

Posso recarregar meu cartão SIM Passagem Antecipada (SIM PA) na estação?

É possível recarregar o cartão SIM PA na bilheteria de qualquer estação da Trensurb, com pagamento somente em dinheiro, ou pelo aplicativo do TRI ou site tripoa.net.br

Cartão TRI

Pra que serve?

Para utilização no trem e em todos os ônibus de Porto Alegre. 

Como posso fazer?

Nos postos de vendas ou verificar no site tripoa.net.br.

Qual a validade dos créditos?

A validade é ilimitada.

Cartão TEU

Pra que serve?

Para utilização no trem e nos ônibus da Região Metropolitana de Porto Alegre. 

Como posso fazer?

  Nos postos de vendas ou verificar no site teubilhete.com.br.

Qual a validade dos créditos?

A validade é ilimitada.

Tarifa/passagem do Trensurb

Qual o valor da tarifa do trem?

  R$ 4,50 – Pagamento em dinheiro ou Pix nos guichês das estações ou recarga do cartão SIM PA pelo app TRI ou site tripoa.net.br.

Onde comprar a passagem do trem?

  Guichês das estações ou recarga do cartão SIM PA pelo app TRI ou site tripoa.net.br.

Onde ficam localizada as bilheterias?

Dentro das estações da Trensurb.

Tarifa/passagem Integração Trem/ônibus

Qual valor das integrações com o trem?

Porto Alegre: valor R$ 8,37.
Canoas: valor R$ 9,10.

Como funciona a integração trem/ônibus?

Há integração somente com os ônibus de Canoas e Porto Alegre e o desconto é automático no cartão de Vale-Transporte ou Passagem Antecipada (SIM e TRI, em Porto Alegre, ou TEU, em Canoas). O valor da primeira passagem é descontado integralmente e o da segunda obtém o desconto. 

A Trensurb vende bilhetes de integração nas estações?

A Trensurb não vende bilhetes de integração.

Quais ônibus aceitam integração?

Porto Alegre: todos os ônibus.
Canoas: somente a empresa Transcal.

Central de Achados e Perdidos

Como posso localizar um objeto perdido no trem?

Acesse a página da Central de Achados.
Telefone: (51) 3363-8714.

Onde fica a Central de Achados?

Estação Farrapos.

Por quanto tempo os objetos encontrados ficam lá?

90 dias. Depois desse prazo vão para os Correios.

Qual o horário da Central de Achados?

Horário de funcionamento: das 8h às 12h e das 13h às 16h30.
Dias de funcionamento: de segunda a sexta-feira (dias úteis).

Sobre a Empresa

Onde fica a sede da Trensurb? 

  Avenida Ernesto Neugebauer, 1985, Humaitá, Porto Alegre - RS.

Como posso acessar pelas estações?

Acesso pela Estação Aeroporto, porta lateral junto às catracas.

Como solicitar as imagens das câmeras da estação? 

Somente com solicitação (documento) emitida pelos titulares de Delegacias, comandantes de unidades policiais, membros do Ministério Público, membros do Judiciário e titulares de Secretarias Municipais.

Como solicitar imagens das câmeras do trem? 

Somente com solicitação (documento) emitida pelos titulares de Delegacias, comandantes de unidades policiais, membros do Ministério Público, membros do Judiciário e titulares de Secretarias Municipais.

Solicitação Sobre Passe Livre (idosos/estudantes/agentes Públicos/crianças/pessoas com Deficiência)

Qual a idade para a isenção da passagem do idoso?

  A partir de 65 anos.

Qual a idade para a isenção da passagem de crianças?

Até 5 anos 11 meses e 29 dias.

Policiais têm passe livre no trem?

Somente se estiverem devidamente fardados (em serviço).

Como solicitar passe livre para pessoa com deficiência?

Diretamente com a FADERS – Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PCD e PCAH no RS.

Tem desconto na tarifa para estudantes?

Não há desconto, uma vez que a passagem da Trensurb já é subsidiada pelo Governo Federal. Estudantes de baixa renda podem obter o Passe Livre Estudantil - mais informações em passelivrers.com.br.

Uso de Máscara no Trem

Ainda é obrigatório uso de máscara no trem?

Não, o uso de máscara de proteção respiratória passou a ser opcional.

Informações Sobre Espaços Comerciais

Quais os valores dos aluguéis dos espaços comercias das estações?

Os aluguéis variam de acordo com o local, tamanho do espaço e destinação comercial da locação. Mais informações podem ser obtidas com o Setor de Novos Negócios pelo telefone (51) 3363-8579.

Como funciona a locação do espaço?

A locação é feita por pregão, anunciado com antecedência no Diário Oficial. 

Quais documentos são necessários para locação do espaço comercial?

Devem seguir conforme o edital para a locação. Mais informações podem ser obtidas com o Setor de Novos Negócios pelo telefone (51) 3363-8579.

Como funciona e qual é o HORÁRIO DE ATENDIMENTO da Central de Dispensação de Medicamentos (CDM)?

Devem seguir conforme o edital para a locação. Mais informações podem ser obtidas com o Setor de Novos Negócios pelo telefone (51) 3363-8579.

Serviços

Quero saber como obtenho informações sobre a operação e serviços da TRENSURB? 

Protocolo e Formas de contato com a empresa

Como faço para entregar um documento na TRENSURB?

Você deve se dirigir ao serviço de Protocolo, que funciona das 8h às 12h e das 13h às 16h30h, no térreo do Prédio de Apoio (Av. Ernesto Neugebauer, 1985 - bairro Humaitá - Porto Alegre - RS). Neste local, o seu documento receberá o registro de data e hora  e será encaminhado ao setor competente.

Como entro em contato com a TRENSURB?

Utilize o canal de atendimento (Formulário de atendimento pelo site, Central de Atendimento, Caixa de sugestões, Teleusuário, FAQ) mais adequado para solucionar suas dúvidas, fazer sugestões, críticas ou elogios através deste link.

Licitações e Compras

Quais as modalidades de licitação utilizadas para contratações na TRENSURB?

As modalidades de licitações utilizadas pela Trensurb são aquelas previstas na Lei 8.666/93, sendo: Convite, Tomadas de Preço e Concorrência. A Trensurb conta com uma Comissão Permanente de Licitação que pode ser contatada através do telefone (51) 3363-8246 e endereço eletrônico: gabriel.damico@trensurb.gov.br. Também utiliza-se as modalidades previstas na Lei 10.520/2002, Decreto 3.555/2000 e Decreto 5450/2005: Pregões Eletrônicos e Presenciais. O Setor de Compras pode ser contatado através do telefone (51) 3363-8238 e endereço eletrônico: scompras@trensurb.gov.br.

Como tenho acesso aos editais de licitação da Trensurb?

Todos os editais de licitações da Trensurb (com data marcada para realização), assim como seus desenhos técnicos e demais anexos e especificações, estão disponíveis no sítio eletrônico, no link "Fornecedores” – “Consulta às Licitações”. Para leitura dos editais é necessário que o interessado possua ou faça seu cadastro (no próprio sítio eletrônico), cujo login será seu CNPJ/CPF e senha recebida. Neste cadastramento será solicitado um endereço eletrônico o qual receberá semanalmente o rol de licitações a ocorrer da Trensurb.

Quais são os documentos exigidos para o Cadastro de Fornecedor e obtenção do Certificado de Registro Cadastral – CRC?

Ao requerer inscrição no cadastro de fornecedor da Trensurb, o interessado deverá fornecer os elementos necessários à satisfação das exigências do art. 27 da Lei n° 8.666/93 e informações complementares. A listagem completa está disponível no link "Documentos Necessários",  os quais deverão ser entregues no protocolo da Trensurb. Após aprovação, a Trensurb emitirá o Certificado de Registro Cadastral ao interessado que deverá mantê-lo atualizado e renovado anualmente a seu critério. Contato poderá ser realizado através do telefone (51) 3363-8372 (Sr. Ricardo) e (51) 3363-8530 (Sr. Claudio).

Como faço para participar dos pregões eletrônicos e cotações eletrônicas da Trensurb?

A Trensurb realiza seus pregões e cotações eletrônicas através do portal eletrônico do Banco do Brasil (www.licitacoes-e.com.br). Para participar os interessados devem entrar em contato com qualquer agência do Banco do Brasil manifestando seu interesse em cadastrar-se para participar de tais certames, ou entrar em contato com o Banco do Brasil pelos telefones 3003-0500 ou 0800-729-0500

Preciso realizar cadastro prévio na Trensurb para participar dos pregões eletrônicos?

Não. Basta estar devidamente cadastrado no Banco do Brasil. Somente será exigida a documentação habilitatória do licitante vencedor em cada certame, o que gerará para contratação seu cadastramento como fornecedor da Trensurb.

Como e/ou quando posso apresentar minha empresa para futuras cotações da Trensurb?

Recebemos os fornecedores – para apresentação de suas empresas e linhas de produtos/serviços – às quintas-feiras,  das 8h às 17h. Não é necessário agendar horário para visita.

Recursos Humanos

Como trabalhar na TRENSURB?

Através de concurso público, estágio ou empresas contratadas.

Posso enviar/deixar currículo?

Somente para estágio.  O currículo será submetido para avaliação conforme a necessidade da empresa. Caso seja aprovado, encaminharemos ao Setor de Pessoal  para contratação. Os processos seletivos de empresas contratadas são feitos diretamente pelas mesmas.

Como se candidatar a uma vaga de estágio? 

Deve-se encaminhar o currículo para nosso agente de integração CIEE, Av. Borges de Medeiros, 328 - Centro, Porto Alegre, ou diretamente para a empresa, Setor de Pessoal no Prédio de Apoio, que tem acesso pela estação Aeroporto.

Há previsão para novo concurso público?

 Em 29/10/2012 a Trensurb divulga edital de abertura de concurso público para provimento de vagas e formação de cadastro reserva, com execução da empresa Objetiva Concursos. As inscrições para o processo seletivo ocorrem a partir de terça-feira, 30, até o dia 18 de novembro. A aplicação das provas objetivas tem previsão de realização no dia 20 de janeiro de 2013. O valor da inscrição é de R$ 50 para cargos de nível técnico/médio e R$ 100 para cargos de nível superior.

As 30 vagas imediatas disponíveis são para o cargo de assistente operacional, processo de operação de estações. 590 candidatos formarão cadastro reserva para 13 funções: assistente operacional, processo de operação de estações (250); técnico de contabilidade (50); técnico de administração (50); técnico em estradas (30); técnico em eletrotécnica (60); técnico em eletromecânica (10); contador, nas áreas de processo de gestão econômica e financeira (20) e de processo de auditoria (20); arquivista (10), bibliotecário (10); engenheiro civil (30); engenheiro civil na modalidade transportes (20); engenheiro eletricista (30). Os vencimentos variam entre R$ 1.095,84 e R$ 5.318,10. Para mais informações e consulta ao edital, acesse:  www.objetivas.com.br.

O último concurso público ainda está em vigência?

Sim, foi prorrogado até 2024.

Vão chamar mais candidatos do último concurso?

Sim, do cadastro reserva, conforme a demanda de vagas na empresa. Saiba mais no link Concursos.

Ações e Programas

Como tenho acesso às informações pertinentes às ações, programas e atividades implementadas pela Trensurb? 

No sítio da Trensurb há seção específica sobre este assunto. Para saber mais acesse os links das Ações.

Atendimento a Pesquisas

Como faço para pesquisar na Biblioteca da Trensurb?

Existem 2 bibliotecas na Trensurb: uma com  sede na administração e que funciona das 8h às 12h e das 13h às 16h30, no térreo do Prédio de Apoio, para o público interno (empregados) e público externo (acadêmicos, profissionais) em demandas técnicas de assuntos afins a empresa. A outra biblioteca é aberta ao público em geral, chama-se Biblioteca Livros sobre Trilhos e funciona na plataforma de embarque da Estação Mercado. Aberta de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h, para utilizar o serviço você deve apenas fazer um cadastro, que é gratuito. Os interessados devem apresentar documento de identidade e CPF (original e cópia), juntamente com uma foto 3x4. Também é necessário levar o comprovante de residência atual (original e cópia). Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Consulte o acervo clicando aqui.

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