Qual o horário de funcionamento do trem?
Quais os intervalos dos trens dias de semana/ final de semana?
De segunda a sexta-feira, os trens circulam com intervalos de 12 minutos. Nos horários de pico, o intervalo fica em 8 minutos.
Os trens funcionam com intervalos de 15 minutos nos sábados e 20 minutos nos domingos.
Qual horário do PRIMEIRO trem com partida da Estação MERCADO?
O primeiro trem parte da Estação Mercado às 5h07.
Qual horário do ÚLTIMO trem com partida da Estação MERCADO?
O último trem parte da Estação Mercado às 23h25.
Qual horário do PRIMEIRO trem com partida da Estação NOVO HAMBURGO?
O primeiro trem parte da Estação Mercado às 5h06.
Qual horário do ÚLTIMO trem com partida da Estação NOVO HAMBURGO?
O último trem parte da Estação Novo Hamburgo às 23h25.
Onde posso embarcar a bicicleta (qual vagão)?
2º carro (vagão).
Em quais horários é permitido embarcar com bicicletas nos trens?
De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h e das 19h às 23h20.
Em quais dias é possível embarcar com bicicletas nos trens em qualquer horário?
Somente sábados, domingos e feriados.
Qual o local correto de embarque nas plataformas?
Nas extremidades da plataforma.
Por que os trens estão parando na extremidade da plataforma?
Motivos de segurança devido a estarmos operando com trens acoplados nos horários de pico. Padronização.
O que devo fazer para um embarque seguro nos trens?
Não ultrapassar a faixa amarela até que o trem pare totalmente.
Por que o trem atrasa?
Por vezes, é necessário reduzir a velocidade por aproximação ao trem da frente a fim de manter uma distância segura.
Qual a velocidade média, mínima e máxima dos trens?
Por qual motivo o trem está parando/reduzindo a velocidade entre as estações?
Por estar com a sinalização vermelha à frente (o que indica um trem logo adiante). Isto não permite o prosseguimento do trem até que o da frente se distancie de forma segura.
Qual o tempo de viagem entre as estações?
Como funciona o transporte de animais no trem?
Dentro da caixa de transporte devidamente adequada para o transporte. Deve permanecer na caixa durante todo o percurso.
Qual o peso máximo de um animal de estimação transportado no trem?
Que seja proporcional à caixa utilizada para o transporte.
Qual o horário de funcionamento do aeromóvel?
5h às 23h25.
Qual o intervalo entre as viagens do aeromóvel?
Intervalo de 10 a 12 minutos nos dias úteis.
Qual a localização do aeromóvel?
A linha faz o trajeto da Estação Aeroporto do metrô até a Estação Salgado Filho, localizada junto ao Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de Porto Alegre.
Qual o valor da passagem do aeromóvel?
O valor da tarifa para utilização do trem é R$ 4,50 e já inclui o aeromóvel ou vice-versa.
Quais os horários de funcionamento das estações?
Como funciona o horário em dias de jogos do Grêmio?
Normalmente somente a Estação Anchieta fica aberta por uma hora após o término do jogo.
Por que não há extensão de horário em jogos do Inter?
Devido a não ter estação próxima ao Estádio Beira-Rio.
Tem opção de pagamento da passagem por cartão de débito/crédito?
Nas bilheterias, não há opção de compra com cartão. Somente dinheiro ou Pix.
Já a recarga do cartão SIM Passagem Antecipada (SIM PA) pode ser feita pelo site/aplicativo TRI via cartão de débito/crédito, pix ou boleto.
Aceita pagamento de passagem via pix?
Sim. O pagamento via pix pode ser feito nas bilheterias, para passagens unitárias, ou por meio do app ou site TRI, válido para compra de créditos no cartão SIM Passagem Antecipada.
Para que serve?
Para utilização no trem e em todos os ônibus de Porto Alegre. O cartão SIM Múltiplo só pode ser utilizado no trem.
Como posso fazer?
SIM PA – Pode ser feito nas bilheterias de qualquer Estação da Trensurb.
SIM VT – Realizado pelo empregador via site: https://vtweb.tripoa.net.br/wfm_home.aspx
SIM Idoso – Pode ser feito no quiosque da Estação Canoas ou no Posto Integrado TRI Terminal Triângulo.
SIM Múltiplo - Solicitado nas bilheterias com até dez passagens, sendo devolvido à máquina na sua última utilização.
Qual a validade dos créditos?
A validade dos créditos é ilimitada.
Quais os documentos necessários para solicitar o cartão Sim?
SIM PA – Documento de identificação (RG e CPF).
SIM VT – Pessoa jurídica: CNPJ, Inscrição Estadual, Razão Social, e-mail (válido e usual, pois é fundamental na troca de informações entre o TRI e a sua empresa), endereço, telefone e senha (que é de sua escolha e deve ter no mínimo seis caracteres). Pessoa física: CPF, nome completo sem abreviações, e-mail (válido e usual, pois é fundamental na troca de informações entre o TRI e você), endereço, telefone e senha (que é de sua escolha e deve ter no mínimo seis caracteres). Informações de funcionários: nome completo sem abreviações, sexo, CPF, data de nascimento, nome da mãe, endereço residencial, telefone, e-mail, quantidade de vales-transportes utilizados por dia.
SIM Idoso – Documento de identificação (RG e CPF).
SIM Múltiplo – Não necessita de documentação. É fornecido nas estações para usuários eventuais.
Como solicitar extrato do cartão?
Pela central de atendimento do cartão SIM através do telefone (51) 3027-9959, opção 9.
Pelo site tripoa.net.br ou central de atendimento através do telefone (51) 3027-9959, opção 8.
Pelo site https://www.teubilhete.com.br/ ou pela central de atendimento através do telefone (51) 3214-0404.
Como consultar saldo do cartão?
Cartões VT (TRI e SIM): pode consultar o saldo na bilheteria de qualquer estação da Trensurb.
Cartão TEU: somente no site ou entrando em contato com a central de atendimento através do telefone (51) 3214-0404.
Posso recarregar meu cartão SIM Passagem Antecipada (SIM PA) na estação?
É possível recarregar o cartão SIM PA na bilheteria de qualquer estação da Trensurb, com pagamento somente em dinheiro, ou pelo aplicativo do TRI ou site tripoa.net.br
Como posso fazer?
Nos postos de vendas ou verificar no site tripoa.net.br.
Como posso fazer?
Nos postos de vendas ou verificar no site teubilhete.com.br.
Qual o valor da tarifa do trem?
R$ 4,50 – Pagamento em dinheiro ou Pix nos guichês das estações ou recarga do cartão SIM PA pelo app TRI ou site tripoa.net.br.
Onde comprar a passagem do trem?
Guichês das estações ou recarga do cartão SIM PA pelo app TRI ou site tripoa.net.br.
Como funciona a integração trem/ônibus?
Há integração somente com os ônibus de Canoas e Porto Alegre e o desconto é automático no cartão de Vale-Transporte ou Passagem Antecipada (SIM e TRI, em Porto Alegre, ou TEU, em Canoas). O valor da primeira passagem é descontado integralmente e o da segunda obtém o desconto.
A Trensurb vende bilhetes de integração nas estações?
A Trensurb não vende bilhetes de integração.
Quais ônibus aceitam integração?
Porto Alegre: todos os ônibus.
Canoas: somente a empresa Transcal.
Como posso localizar um objeto perdido no trem?
Acesse a página da Central de Achados.
Telefone: (51) 3363-8714.
Onde fica a Central de Achados?
Estação Farrapos.
Por quanto tempo os objetos encontrados ficam lá?
90 dias. Depois desse prazo vão para os Correios.
Qual o horário da Central de Achados?
Horário de funcionamento: das 8h às 12h e das 13h às 16h30.
Dias de funcionamento: de segunda a sexta-feira (dias úteis).
Onde fica a sede da Trensurb?
Avenida Ernesto Neugebauer, 1985, Humaitá, Porto Alegre - RS.
Como posso acessar pelas estações?
Acesso pela Estação Aeroporto, porta lateral junto às catracas.
Como solicitar as imagens das câmeras da estação?
Somente com solicitação (documento) emitida pelos titulares de Delegacias, comandantes de unidades policiais, membros do Ministério Público, membros do Judiciário e titulares de Secretarias Municipais.
Como solicitar imagens das câmeras do trem?
Somente com solicitação (documento) emitida pelos titulares de Delegacias, comandantes de unidades policiais, membros do Ministério Público, membros do Judiciário e titulares de Secretarias Municipais.
Qual a idade para a isenção da passagem do idoso?
A partir de 65 anos.
Qual a idade para a isenção da passagem de crianças?
Até 5 anos 11 meses e 29 dias.
Policiais têm passe livre no trem?
Somente se estiverem devidamente fardados (em serviço).
Como solicitar passe livre para pessoa com deficiência?
Diretamente com a FADERS – Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PCD e PCAH no RS.
Tem desconto na tarifa para estudantes?
Não há desconto, uma vez que a passagem da Trensurb já é subsidiada pelo Governo Federal. Estudantes de baixa renda podem obter o Passe Livre Estudantil - mais informações em passelivrers.com.br.
Ainda é obrigatório uso de máscara no trem?
Não, o uso de máscara de proteção respiratória passou a ser opcional.
Quais os valores dos aluguéis dos espaços comercias das estações?
Os aluguéis variam de acordo com o local, tamanho do espaço e destinação comercial da locação. Mais informações podem ser obtidas com o Setor de Novos Negócios pelo telefone (51) 3363-8579.
Como funciona a locação do espaço?
A locação é feita por pregão, anunciado com antecedência no Diário Oficial.
Quais documentos são necessários para locação do espaço comercial?
Devem seguir conforme o edital para a locação. Mais informações podem ser obtidas com o Setor de Novos Negócios pelo telefone (51) 3363-8579.
Como funciona e qual é o HORÁRIO DE ATENDIMENTO da Central de Dispensação de Medicamentos (CDM)?
Devem seguir conforme o edital para a locação. Mais informações podem ser obtidas com o Setor de Novos Negócios pelo telefone (51) 3363-8579.
Quero saber como obtenho informações sobre a operação e serviços da TRENSURB?
Como faço para entregar um documento na TRENSURB?
Você deve se dirigir ao serviço de Protocolo, que funciona das 8h às 12h e das 13h às 16h30h, no térreo do Prédio de Apoio (Av. Ernesto Neugebauer, 1985 - bairro Humaitá - Porto Alegre - RS). Neste local, o seu documento receberá o registro de data e hora e será encaminhado ao setor competente.
Como entro em contato com a TRENSURB?
Utilize o canal de atendimento (Formulário de atendimento pelo site, Central de Atendimento, Caixa de sugestões, Teleusuário, FAQ) mais adequado para solucionar suas dúvidas, fazer sugestões, críticas ou elogios através deste link.
Quais as modalidades de licitação utilizadas para contratações na TRENSURB?
As modalidades de licitações utilizadas pela Trensurb são aquelas previstas na Lei 8.666/93, sendo: Convite, Tomadas de Preço e Concorrência. A Trensurb conta com uma Comissão Permanente de Licitação que pode ser contatada através do telefone (51) 3363-8246 e endereço eletrônico: gabriel.damico@trensurb.gov.br. Também utiliza-se as modalidades previstas na Lei 10.520/2002, Decreto 3.555/2000 e Decreto 5450/2005: Pregões Eletrônicos e Presenciais. O Setor de Compras pode ser contatado através do telefone (51) 3363-8238 e endereço eletrônico: scompras@trensurb.gov.br.
Como tenho acesso aos editais de licitação da Trensurb?
Todos os editais de licitações da Trensurb (com data marcada para realização), assim como seus desenhos técnicos e demais anexos e especificações, estão disponíveis no sítio eletrônico, no link "Fornecedores” – “Consulta às Licitações”. Para leitura dos editais é necessário que o interessado possua ou faça seu cadastro (no próprio sítio eletrônico), cujo login será seu CNPJ/CPF e senha recebida. Neste cadastramento será solicitado um endereço eletrônico o qual receberá semanalmente o rol de licitações a ocorrer da Trensurb.
Quais são os documentos exigidos para o Cadastro de Fornecedor e obtenção do Certificado de Registro Cadastral – CRC?
Ao requerer inscrição no cadastro de fornecedor da Trensurb, o interessado deverá fornecer os elementos necessários à satisfação das exigências do art. 27 da Lei n° 8.666/93 e informações complementares. A listagem completa está disponível no link "Documentos Necessários", os quais deverão ser entregues no protocolo da Trensurb. Após aprovação, a Trensurb emitirá o Certificado de Registro Cadastral ao interessado que deverá mantê-lo atualizado e renovado anualmente a seu critério. Contato poderá ser realizado através do telefone (51) 3363-8372 (Sr. Ricardo) e (51) 3363-8530 (Sr. Claudio).
Como faço para participar dos pregões eletrônicos e cotações eletrônicas da Trensurb?
A Trensurb realiza seus pregões e cotações eletrônicas através do portal eletrônico do Banco do Brasil (www.licitacoes-e.com.br). Para participar os interessados devem entrar em contato com qualquer agência do Banco do Brasil manifestando seu interesse em cadastrar-se para participar de tais certames, ou entrar em contato com o Banco do Brasil pelos telefones 3003-0500 ou 0800-729-0500
Preciso realizar cadastro prévio na Trensurb para participar dos pregões eletrônicos?
Há previsão para novo concurso público?
Em 29/10/2012 a Trensurb divulga edital de abertura de concurso público para provimento de vagas e formação de cadastro reserva, com execução da empresa Objetiva Concursos. As inscrições para o processo seletivo ocorrem a partir de terça-feira, 30, até o dia 18 de novembro. A aplicação das provas objetivas tem previsão de realização no dia 20 de janeiro de 2013. O valor da inscrição é de R$ 50 para cargos de nível técnico/médio e R$ 100 para cargos de nível superior.
As 30 vagas imediatas disponíveis são para o cargo de assistente operacional, processo de operação de estações. 590 candidatos formarão cadastro reserva para 13 funções: assistente operacional, processo de operação de estações (250); técnico de contabilidade (50); técnico de administração (50); técnico em estradas (30); técnico em eletrotécnica (60); técnico em eletromecânica (10); contador, nas áreas de processo de gestão econômica e financeira (20) e de processo de auditoria (20); arquivista (10), bibliotecário (10); engenheiro civil (30); engenheiro civil na modalidade transportes (20); engenheiro eletricista (30). Os vencimentos variam entre R$ 1.095,84 e R$ 5.318,10. Para mais informações e consulta ao edital, acesse: www.objetivas.com.br.
O último concurso público ainda está em vigência?
Sim, foi prorrogado até 2024.
Vão chamar mais candidatos do último concurso?
Sim, do cadastro reserva, conforme a demanda de vagas na empresa. Saiba mais no link Concursos.
Como tenho acesso às informações pertinentes às ações, programas e atividades implementadas pela Trensurb?
No sítio da Trensurb há seção específica sobre este assunto. Para saber mais acesse os links das Ações.
Como faço para pesquisar na Biblioteca da Trensurb?
Existem 2 bibliotecas na Trensurb: uma com sede na administração e que funciona das 8h às 12h e das 13h às 16h30, no térreo do Prédio de Apoio, para o público interno (empregados) e público externo (acadêmicos, profissionais) em demandas técnicas de assuntos afins a empresa. A outra biblioteca é aberta ao público em geral, chama-se Biblioteca Livros sobre Trilhos e funciona na plataforma de embarque da Estação Mercado. Aberta de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h, para utilizar o serviço você deve apenas fazer um cadastro, que é gratuito. Os interessados devem apresentar documento de identidade e CPF (original e cópia), juntamente com uma foto 3x4. Também é necessário levar o comprovante de residência atual (original e cópia). Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Consulte o acervo clicando aqui.