Sistema

A Linha 1 da Trensurb atende os municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo, pertencentes à Região Metropolitana de Porto Alegre. 

O sistema possui uma extensão total de 43,8 km, entre a Estação Mercado, em Porto Alegre, e a Estação Novo Hamburgo, no município de Novo Hamburgo.

Está constituído de duas linhas bidirecionais eletrificadas, sinalizadas, com um trecho de 31,7 km em superfície, totalmente bloqueado e sem cruzamento a nível, e outro trecho com 12,1 km em elevado, com parte inferior totalmente urbanizada, bitola com 1,60m de largura.

As 22 estações, implantadas em intervalos médios de 2,1 km , possuem plataformas de embarque e desembarque de 190 metros de extensão, e são compatíveis com a operação de dois trens acoplados. Os sistemas de sinalização da via e dos trens, juntamente com o Centro de Controle Operacional, permitem a circulação de 20 composições por hora, em cada sentido. A sinalização é dotada de equipamentos necessários para controlar o movimento dos trens em condições de segurança, mediante o Sistema de Controle de Tráfego Centralizado (CTC), "Cabsignal" (CS), Controle de Velocidade dos Trens (ATC) e de Parada Automática dos Trens (ATS). A rede aérea de energia de tração dos trens, em 3.300 volts de corrente contínua, é alimentada pelo conjunto de cinco subestações de tração com 4 cabines de seccionamento e paralelismo e 2 cabines de paralelismo. 

 Os 25 trens série 100 da Linha 1 foram fornecidos por consórcio japonês liderado pela MITSUI & CO. tendo sido fabricados pelas empresas, NIPPON SHARIO SEIZO KAISHA LTD., HITACHI LTD. e KAWASAKI HEAVY INDUSTRIES LTD. Cada trem tem a denominação de Trem Unidade Elétrico (TUE) constituído de quatro carros, sendo dois carros motores MA e MB, nas pontas e dois carros reboques RA e RB, no meio. A composição básica é constituída de MA-RA-RB-MB, podendo ser operado em unidade simples, como também em até duas unidades acopladas (8 carros). A capacidade de passageiros sentados é de 228 e 853 em pé, totalizando 1.081 passageiros, na taxa de 5,4 pessoas em pé/m². 

 Já os 15 TUEs série 200 foram fornecidos pelo consórcio FrotaPoa, formado por Alstom e CAF. Têm gasto energético cerca de 30% inferior à série 100, sistema de ar condicionado automatizado, sistema de comunicação multimídia, iluminação interna com LED e sistemas de autodiagnóstico e monitoramento de falhas. Sua composição básica é similar e eles também podem operar acoplados.  

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