O sistema de abastecimento de energia elétrica de tração é o responsável pela alimentação elétrica para a movimentação dos trens.
É composto por subestações transformadoras/retificadoras, capazes de rebaixar conveniente a energia em alta tensão, recebida da concessionária. A energia elétrica é então retificada através de diodos retificadores, para que esteja disponível na forma de corrente contínua.
Finalmente, a energia elétrica é distribuída ao longo de toda a via metroviária, através de condutores elétricos aéreos (catenária) para alimentar os motores elétricos dos trens.
Nome da subestação | Localização | Tensão de entrada |
Farrapos | Porto Alegre | 69.000 V |
Fátima | Canoas | 69.000 V |
São Luís | Canoas | 138.000 V |
Sapucaia | Sapucaia do Sul | 69.000 V |
Liberdade | Novo Hamburgo | 69.000 V |
As subestações também são responsáveis pela alimentação elétrica auxiliar em 6.600 V, que é a energia que alimenta os diversos equipamentos distribuídos ao longo da via metroviária.
Todos os equipamentos são controlados e podem ser comandados remotamente, a partir do Centro de Controle Operacional, através do sistema de telecontrole de energia.