O sistema de sinalização da Trensurb tem como principal finalidade controlar o deslocamento e a movimentação dos trens ao longo das vias metroviárias sinalizadas, utilizando uma lógica de segurança baseado no princípio da falha segura (fail-safe). O princípio da falha segura funciona sempre de modo a operar o sistema de sinalização no sentido da segurança da movimentação dos trens, mesmo na eventual ocorrência de uma falha no equipamento.
Um dos controles realizados pelo sistema de sinalização é o Controle Automático de Parada (ATS), que impede, automaticamente, um trem de prosseguir se ultrapassar os sinais que estão localizados ao longo da via metroviária, quando estes estiverem vermelhos. São estes sinais que indicam a existência, ou não, de um trem à frente de outro, e impedem a aproximação demasiada de um trem em relação a outro.
O sistema de sinalização também é o responsável pelo controle automático de velocidade (ATC), permitindo ao trem desenvolver a velocidade mais segura, conforme as características da via e das condições de tráfego. As velocidades pré-estabelecidas para os trens são 30, 50, 70 e 90 km/h.
O objetivo da sinalização de bordo (equipamento de sinalização dentro dos trens) é garantir a segurança da movimentação dos trens, impedindo que falhas humanas ou defeitos nos seus equipamentos resultem em situações que possam causar acidentes com danos físicos aos usuários ou equipamentos.
A sua função principal é impedir que os trens trafeguem com velocidade superior à permitidas pelos parâmetros que definem a velocidade máxima em cada trecho, em função das condições de tráfego e das características da via.
Todo o sistema de sinalização é controlado remotamente no Centro de Controle Operacional (CCO), localizado no 3º andar do prédio administrativo central da sede da Trensurb.