No próximo domingo (30), completam-se 117 anos do nascimento de Mario Quintana, em Alegrete, no interior do estado. Quintana foi escritor, tradutor e jornalista, considerado um dos maiores poetas do Brasil. Ficou conhecido como o poeta das coisas simples graças ao coloquialismo, à fácil compreensão e o forte apelo emocional de seus poemas mais conhecidos, normalmente em prosa. Deixou, porém, uma obra bastante diversificada, transitando por muitas formas e estilos poéticos. Publicou dezenas de livros de poesia e infantis, além de traduzir mais de 130 obras de literatura estrangeira. Faleceu em Porto Alegre, em 5 de maio de 1994. Mario Quintana empresta seu nome a um espaço cultural na Estação Mercado da Trensurb que, há 17 anos, recebe exposições fotográficas e artísticas. Em junho de 2020, seu legado também foi tema de live do projeto Estação Cultural, da Trensurb, com a participação dos pesquisadores de literatura, estudiosos da obra do poeta, André Mitidieri, Sérgio de Castro Pinto e Sérgius Gonzaga.
Uma galeria de arte na Estação Mercado
Foi em 21 de março de 2006 – ano do centenário do poeta – que a Trensurb batizou o túnel que dá acesso às plataformas da Estação Mercado com o nome de Galeria Mario Quintana. O espaço cultural, situado no túnel de acesso às plataformas da Estação Mercado, leva exposições fotográficas e de artes visuais às cerca de 30 mil pessoas que passam todos os dias pelo local. A galeria “nasceu como uma homenagem da Trensurb ao centenário do poeta Mario Quintana”, conforme afirma o gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Leonardo Marion. “Eu acredito que pode ser considerada uma materialização do compromisso que a empresa tem com ações culturais. Sem ‘atrapalhar’ o dia de quem passa pela estação, procuramos ‘afetar’ visualmente essa pessoa com uma exposição fotográfica ou de artes visuais que, por alguns segundos ou minutos, apresente algo novo, diferente, inusitado”, completa o gerente.
Ao longo desses anos, o espaço cultural já recebeu mais de 100 exposições. “Muitos artistas já expuseram no espaço, desde iniciantes até nomes consagrados, e só temos a agradecer a cada um deles por aceitarem levar seus trabalhos para a Galeria Mario Quintana”, declara Leonardo Marion. Para visualizar o histórico das exposições realizadas entre 2006 e 2020, acesse o catálogo ou faça o download em PDF.
Coletânea dos Artistas Gaúchos em destaque
No momento, está em cartaz na Galeria Mario Quintana a quarta exposição destacando obras que fizeram parte da Coletânea dos Artistas Gaúchos, projeto da Trensurb que busca destacar a produção dos artistas visuais do estado, dando visibilidade ao seu trabalho para um público que não tem o hábito de frequentar os espaços tradicionais de exposição de arte. De janeiro de 2022 a junho deste ano (com hiato no período eleitoral), os perfis nas redes sociais da Trensurb e do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos divulgaram, mensalmente, imagens de três obras de cada um dos 14 artistas participantes. As imagens também foram veiculadas nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações), apoiador do projeto. A curadoria da Coletânea foi do poeta e ex-assessor da Trensurb, Élvio Vargas, da artista multimídia Liana Timm e da professora Dione Detanico. A exposição em cartaz até 15 de setembro apresenta trabalhos das artistas Bernardete Conte, Maria Clara Leiria e Miriam Tolpolar.
Desde 2021, a manutenção da Galeria Mario Quintana é realizada pela Trensurb em uma parceria com o Sesc-RS. A entidade também é responsável pela curadoria da Galeria Xico Stockinger, na Estação Rodoviária do metrô, desde sua inauguração em 2019.
REUNIÃO ENTRE TRENSURB E SEAPA ALINHA OPERAÇÃO DE TRANSPORTE PARA A EXPOINTER 2025
Expectativa dos organizadores é receber 1 milhão de visitantes durante a feira.
TRENSURB TEM OPERAÇÃO ESPECIAL PARA GRÊMIO E ALIANZA
Circulação de trens no trajeto completo será estendida até as 21h nesta quarta-feira (23). A partir das 21h, trens operam somente no trecho Mathias Velho - Novo Hamburgo, com viagem complementada por ônibus gratuito até o Centro de Porto Alegre.
OPERAÇÃO DA TRENSURB NO SÁBADO (19) TEM ALTERAÇÕES EM FUNÇÃO DE OBRAS PARA GARANTIR TRENS EM HORÁRIO INTEGRAL NA EXPOINTER
Devido a trabalhos na via, intervalos entre viagens serão de 25 minutos ao longo do dia. Durante a feira, circulação dos trens acontecerá das 5h às 23h, em todas as estações, sem a necessidade de transbordo para ônibus.
TRENSURB AVANÇA EM OBRA ESSENCIAL NA VIA FÉRREA PARA RESTABELECER VELOCIDADE NORMAL DOS TRENS
Renovação completa de trecho, junto com a recuperação da sinalização e das subestações, eliminará restrições de velocidade e permitirá redução do tempo de viagens.