Notícias

APOIO E SOLIDARIEDADE: AÇÕES DO PROJETO HELP NAS ESTAÇÕES DA TRENSURB ALCANÇAM 16 MIL PESSOAS EM 2024

Iniciativa conta com dinâmicas e acolhimento a pessoas em vulnerabilidade emocional. Próxima ação acontece na Estação Novo Hamburgo, no sábado (18), das 10h às 12h.
13/01/2025
Em 2024, as estações da Trensurb receberam 33 ações Vida sobre Trilhos, do projeto Help, focadas em saúde mental e valorização da vida. Voluntários do projeto distribuem mensagens motivacionais aos usuários do metrô e oferecem um local de escuta qualificada, o chamado "Cantinho do Desabafo”, onde ficam à disposição para ouvir e conversar com quem esteja necessitando de apoio emocional. Além disso, eles promovem dinâmicas interativas diversas buscando incentivar que o público participante da ação alcance suas próprias histórias de superação.

Ao longo do ano, cerca de 16 mil pessoas foram alcançadas no total, sendo 98 atendimentos no Cantinho do Desabafo e 15,9 mil nas abordagens com mensagens motivacionais. Desde o início da parceria com a Trensurb, em outubro de 2022, já foram realizadas 99 ações nos seis municípios atendidos pelo metrô (Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo), impactando 31,8 mil pessoas, incluindo mais de 500 atendimentos de escuta qualificada. "Para alguns, esses números podem parecer apenas estatísticas, mas, para nós, que trabalhamos incansavelmente no cuidado com o próximo, são evidências de que cada pequena ação faz a diferença na vida de alguém”, afirma Fabiana Martens, coordenadora do Help no estado.

Chefe do Setor de Responsabilidade Social da Trensurb, Aline Nunes afirma que "o transporte público é um ponto de encontro de pessoas de diversas origens e histórias, algumas enfrentando dificuldades emocionais”. Para ela, "ações de saúde mental ajudam a criar um ambiente que promove a empatia e o respeito entre os passageiros”. Conforme Aline, "a parceria com o projeto Help é muito importante por oferecer um apoio direto aos usuários do metrô, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade, num momento como o que tivemos, após a enchente”. Interrompidas após a catástrofe climática no estado, em maio, as ações nas estações foram retomadas em julho, sempre aos sábados, das 10h às 12h. Além das atividades presenciais em locais de grande circulação de pessoas, o Help disponibiliza o acompanhamento daqueles atendidos por parte dos voluntários. Conta também com atendimento por telefone e WhatsApp, por meio do número nacional (11) 2392-6910.

Fabiana Martens explica que o objetivo do projeto é "ajudar as pessoas a se superarem, levando esperança e incentivando novos recomeços. Assim como muitos de nós, em algum momento, enfrentaram desafios que pareciam insuperáveis, o projeto Help se propõe a ser uma ponte para dias melhores”. Segundo ela, "Vida sobre Trilhos não é apenas uma ação, é uma jornada de solidariedade, cuidado e transformação”. A coordenadora do Help no estado conclui fazendo um convite àqueles que buscam acolhimento: "Se você ou alguém que conhece precisa de apoio, visite nossas ações. Estamos aqui para ouvir, acolher e lembrar que juntos podemos construir uma vida com mais esperança e superação”.

As próximas ações do Help estão programadas para os dias 18, na Estação Novo Hamburgo, e 25, na Estação Sapucaia, sempre das 10h às 12h.

O Trensurb - Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .