Numa iniciativa em parceria com a Cooperativa Paulo Freire, pontos de coleta estiveram disponíveis na Estação Farrapos e na sede da empresa metroviária.
Em parceria com a Cooperativa de Trabalho Socioambiental Paulo Freire, a Trensurb promoveu, em 2022, a coleta de 565,7 quilos de resíduos eletrônicos. A Cooperativa atua na reciclagem de eletrônicos, buscando evitar seu descarte inadequado ao mesmo tempo em que gera remuneração a pessoas de baixa renda.
De junho a dezembro, um ponto de coleta ficou disponível para usuários do metrô na Estação Farrapos. Durante uma semana por mês, de março a dezembro, a sede da Trensurb também recebeu um ponto de coleta para atender os metroviários. Nesses pontos, é feita a coleta de eletrodomésticos, material de telefonia, computadores, impressoras, periféricos, celulares, tablets, aparelhos de som e vídeo. Não é permitido o descarte de pilhas e lâmpadas.
Segundo o engenheiro ambiental Guilherme Campos, chefe do Setor de Responsabilidade Ambiental da Trensurb, a destinação correta dos resíduos “é uma questão de civilidade, visto os grandes impactos ambientais e sociais associados ao descarte incorreto”. Campos reforça que a Trensurb atua como uma facilitadora, interligando os geradores de resíduos à cooperativa de recicladores, o que acaba gerando renda às famílias. O engenheiro complementa afirmando que a parceria é “sustentável para ambas as partes, pois a cooperativa demonstra compromisso com a Trensurb e dá a segurança de que os resíduos estão sendo destinados para um local correto”.
No momento, o ponto de coleta localizado na Estação Farrapos está temporariamente desativado, visando um estudo, juntamente à Cooperativa Paulo Freire, para avaliação dos resultados. Já o ponto na sede da empresa continuará sendo disponibilizado aos metroviários ao longo deste ano.
ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM NOVAS AÇÕES DO PROJETO HELP EM ABRIL
Atividades acontecem aos sábados, das 10h às 12h, contando com dinâmicas e espaço de acolhimento para pessoas em vulnerabilidade emocional.
TRENSURB É CERTIFICADA POR USO DE ENERGIA DE FONTES RENOVÁVEIS
Além de benefícios ambientais, migração da empresa ao mercado de contratação livre de energia elétrica gerou economia de R$ 2,15 milhões somente nos últimos cinco meses de 2024.
REAJUSTE DAS TARIFAS DE ÔNIBUS DE PORTO ALEGRE ALTERA VALOR DA INTEGRAÇÃO METRÔ-ÔNIBUS
Realizada com os cartões SIM e TRI, integração entre metrô operado pela Trensurb e coletivos da capital passa a ter valor de R$ 8,55 a partir desta semana.
SAMBA NO TREM LEVA A ALEGRIA DA MÚSICA À ESTAÇÃO MATHIAS VELHO E COMEMORA OS 40 ANOS DO METRÔ
Projeto cultural promove rodas de samba na última quinta-feira de cada mês em uma estação da Trensurb. Em abril, ação acontece na Estação Novo Hamburgo.