Numa iniciativa em parceria com a Cooperativa Paulo Freire, pontos de coleta estiveram disponíveis na Estação Farrapos e na sede da empresa metroviária.
Em parceria com a Cooperativa de Trabalho Socioambiental Paulo Freire, a Trensurb promoveu, em 2022, a coleta de 565,7 quilos de resíduos eletrônicos. A Cooperativa atua na reciclagem de eletrônicos, buscando evitar seu descarte inadequado ao mesmo tempo em que gera remuneração a pessoas de baixa renda.
De junho a dezembro, um ponto de coleta ficou disponível para usuários do metrô na Estação Farrapos. Durante uma semana por mês, de março a dezembro, a sede da Trensurb também recebeu um ponto de coleta para atender os metroviários. Nesses pontos, é feita a coleta de eletrodomésticos, material de telefonia, computadores, impressoras, periféricos, celulares, tablets, aparelhos de som e vídeo. Não é permitido o descarte de pilhas e lâmpadas.
Segundo o engenheiro ambiental Guilherme Campos, chefe do Setor de Responsabilidade Ambiental da Trensurb, a destinação correta dos resíduos “é uma questão de civilidade, visto os grandes impactos ambientais e sociais associados ao descarte incorreto”. Campos reforça que a Trensurb atua como uma facilitadora, interligando os geradores de resíduos à cooperativa de recicladores, o que acaba gerando renda às famílias. O engenheiro complementa afirmando que a parceria é “sustentável para ambas as partes, pois a cooperativa demonstra compromisso com a Trensurb e dá a segurança de que os resíduos estão sendo destinados para um local correto”.
No momento, o ponto de coleta localizado na Estação Farrapos está temporariamente desativado, visando um estudo, juntamente à Cooperativa Paulo Freire, para avaliação dos resultados. Já o ponto na sede da empresa continuará sendo disponibilizado aos metroviários ao longo deste ano.
CAMPANHA DO AGASALHO DA TRENSURB SEGUE ATÉ O FINAL DO MÊS
Até o momento, 1,5 tonelada de donativos foi arrecadada nas estações do metrô e repassada à Defesa Civil do estado.
EM AGOSTO, ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM NOVAS AÇÕES DO PROJETO HELP
Atividades acontecem aos sábados, das 10h às 12h, contando com dinâmicas e espaço de acolhimento para pessoas em vulnerabilidade emocional.
OBRAS PARA GARANTIR TRENS EM HORÁRIO INTEGRAL NA EXPOINTER ALTERAM OPERAÇÃO DA TRENSURB NO SÁBADO (2)
Devido a trabalhos na via, intervalos entre viagens serão de 22 minutos ao longo do dia. Durante a feira, circulação dos trens acontecerá das 5h às 23h, em todas as estações, sem a necessidade de transbordo para ônibus.
REUNIÃO ENTRE TRENSURB E SEAPA ALINHA OPERAÇÃO DE TRANSPORTE PARA A EXPOINTER 2025
Expectativa dos organizadores é receber 1 milhão de visitantes durante a feira.